Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cine Clássicos Contemporâneos: Especial Mês das Bruxas: EXTERMíNIO

Danny Boyle recria o gênero filme de morto vivo e vira uma mania que dura até hoje

sinopse:

Após invadirem um laboratório de pesquisas em macacos, um grupo de ativistas encontra chimpanzés presos em gaiolas diante de telas que exibem continuamente cenas de extrema violência. Ignorando os avisos de um cientista que trabalha no local de que os macacos estariam infectos, os ativistas decidem libertá-los. Assim que são soltos os macacos atacam todos aqueles à sua volta, em verdadeiros ataques ensandecidos. 28 dias após este acontecimento desperta do coma em um hospital de Londres Jim (Cillian Murphy). Completamente confuso e estranhando a ausência de pessoas nas ruas, Jim nada sabe sobre o ocorrido e se esconde após encontrar diversos cadáveres e seres monstruosos, infectados pelo vírus disseminado. Após uma explosão Jim encontra outros sobreviventes, Selena (Naomi Harris) e Mark (Noah Huntley), que o levam a um local seguro e lhe explicam a situação atual. Decidido a reencontrar seus pais, Jim decide partir e é acompanhado pela dupla de novos companheiros. Até que, ao se refugiarem em um prédio, ouvem uma transmissão pelo rádio de que um grupo de soldados comandados pelo major Henry West (Christopher Eccleston) está se reunindo e diz ter a solução para a cura da infecção provocada pelo vírus. Sem outra alternativa, Jim, Selena e Mark decidem se juntar aos soldados em sua batalha.


Quando Danny Boyle anunciou que faria um filme de zumbi muitas pessoas já sabiam que dali viria algo diferente, pois afinal, o cara criou um dos filmes mais cultuados dos anos noventa que foi   Trainspotting.
Resultado? Um filme impressionante do começo ao fim que mistura horror dos tipicos filmes de morto vivo habituais de antigamente de Romero mas com algumas diferenças que acabou ganhando vida propia. Os zumbis, diferentes dos filmes antigos, são ageis, correm, se tornando muito mais assustadores. 
O filme ganha pontos também por mostrar de uma maneira bem humana os protagonistas se unindo para sobreviver a todo custo, mesmo que para isso tenham que passar por cima de zumbis e também de outros humanos. Destaque para a otima interpretação de  Cillian Murphy que ganhou reconhecimento internacional e acabou sendo convidado futuramente em Batman Beguins. Destaco também o fantastico inicio do filme onde assistimos uma Londres completamente vazia (aparentemente).  

Curiosidades
As cenas externas da cidade de Londres foram todas rodadas em poucas horas ao amanhecer em dias de semana.
Foi relançado nos cinemas americanos e brasileiros com um final alternativo de 4 minutos, que era exibido logo após o término do filme.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse deixou saudades e a continuação nao decepcionou tb, foi bem boa