Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cine Curiosidades: As vinte maiores bilheterias do cinema 2009 (até esse momento)

Parece que de uns anos para cá o tempo passa tão rápido. Já estamos em Outubro e os estúdios já estão fazendo suas contas. Tivemos inúmeros títulos esse ano mas e a originalidade? Muito pouco. Pelo menos os estúdios escaparam da crise mundial que não afetou nem um pouco eles, isso graças a seqüências, adaptações e refilmagens mas ainda acho que devem se esforçar mais a fazer algo mais original e não dependerem de algo já usado há muito tempo. Com isso quem lucrou mais (até agora)? Saca só:


1 Harry Potter e o Enigma do Príncipe – $927,456,680


Sinopse:
Harry Potter (Daniel Radcliffe) suspeita de perigos que se aproximam, enquanto o diretor da escola, Dumbledore (Michael Gambon), já pensa na batalha final, que ele sabe que está por vir. Juntos, descobrem uma forma para se defenderem de Voldemort (Ralph Fiennes), que aparece cada vez mais perigoso, impedindo a segurança de Hogwarts. Dumbledore contrata seu antigo amigo, o Professor Horácio Slughorn (Jim Broadbent), pois acredita que ele tenha informações cruciais para ajudá-lo. Além dos perigos que rondam a escola, os adolescentes estão com os hormônios a flor da pele, o que promete muito romance no ar.


Em sua ante penúltima aventura Harry Potter enfrenta uma de suas piores aprovações e com isso uma das melhores histórias até aqui. Com isso não é atoa que multidões em todo mundo foram assistir ao filme. Um belo exemplo de historia que prepara o terreno para o grande ato final.

2 A Era do Gelo 3 – $874,107,495


Sinopse:
Em A ERA DO GELO 3, Scrat continua tentando agarrar a noz fujona e nesse processo talvez encontre o verdadeiro amor; Manny e Ellie esperam o nascimento de seu mini-mamute; a preguiça Sid forma sua própria família adotiva seqüestrando alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, se pergunta se não está ficando “mole” demais devido à convivência com seus amigos. Em uma missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura em uma nova era, onde a fauna e a flora são diferentes. Neste local, dão de cara com dinossauros, lutam contra plantas carnívoras de fúria assassina – e conhecem uma incansável doninha de um olho só, caçadora de dinossauros, chamada Buck.


E da-lhe Carlos Saldanha. Nosso conterrâneo é com certeza o mais bem sucedido lá fora. Com A Era do Gelo 3, o diretor criou uma historia divertida na medida certa no começo ao fim, amarra bem os conflitos de cada um dos personagens e apresenta em um único filme o melhor personagem da trilogia inteira, o genial "Buck". Estar logo atrás do filme do bruxinho é mais do que uma honra, é uma total liberdade artística para o diretor fazer qualquer filme.


3 Transformers – A Vingança dos Derrotados – $832,440,150


Sinopse:
Dois anos se passaram desde que o jovem Sam Witwicky salvou o universo de uma batalha decisiva entre duas raças de alienígenas robóticos em guerra. Apesar de seu extremo heroísmo, Sam é ainda um adolescente comum, com as ansiedades diárias sobre ir para a universidade, deixando para trás sua namorada Mikaela e separando-se de seus pais pela primeira vez. Justamente quando a vida está quase normal na faculdade de Sam, ele repentinamente é perturbado por visões que brilham em seu cérebro como raios. Com medo de estar sofrendo da demência que atormentava seu avô, Sam mantém suas visões em segredo até que não consegue mais ignorar as mensagens e símbolos que passam através de sua mente. Apesar de seus melhores planos, Sam está novamente no centro de um cabo de guerra entre os Autobots e os Decepticons com o destino do universo em jogo. Sem que seja do seu conhecimento, somente Sam tem a chave para o resultado da luta entre o mal e o supremo poder do bem


Antigamente deve ter tido muita criança (como eu por exemplo) que brincava com Transformers. Só assim mesmo para explicar como um filme ação, com efeitos especiais e luz de uma maneira acelerada e confusa conseguiu arrecadar tanto dinheiro. Sucesso de certos filmes ainda é um mistério mas se olharmos para a Megan Fox... bom.... pensando bem  não tem mistério nenhum.

4 Anjos e Demônios – $484,725,886


Sinopse:
O assassinato de um cientista faz com que o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) e Victoria Vetra (Ayelet Zurer), filha do homem morto, envolvam-se com a sociedade secreta dos Illuminati . As pistas levam a dupla ao Vaticano, onde uma conspiração envolvendo o assassinato de cardeais, às vésperas da eleição do novo Papa, coloca-a em perigo.


Melhor que o livro? Nem em sonho. Tom Hanks no piloto automático? Deixem-noele atuar no jeito dele.
O filme pode até ser melhor que o anterior, mas ambos os filmes não acrescenta em nada, é muito melhor ainda curtir os dois livros e quanto a Igreja?: Ela não tem que se preocupar, os filmes são esquecíveis e ponto final.


5 Up – Altas Aventuras – $457,727,264


Sinopse:
Carl Fredricksen passou toda a sua vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Porém aos 78 anos de idade, a oportunidade parece ter passado por ele até que uma reviravolta do destino e um persistente explorador da natureza de oito anos chamado Russell lhe dão uma segunda chance na vida.


Pixar não consegue fazer mesmo filme ruim e com isso a cada filme que é lançado eles se superam e com UP não foi diferente. Oscar de melhor longa animação de 2010, alguém duvida?


6 Se Beber não Case – $456,703,632


Sinopse:
Em Las Vegas para realizar uma despedida de solteiro, três amigos e padrinhos de casamento acabam se perdendo do noivo, após uma noitada de bebedeiras. Agora, eles precisam reconstituir todos os passos que deram para encontrá-lo.


Comédia inteligente e escrachada na medida certa. Com um elenco semi desconhecido, o diretor Todd Phillips cria uma divertida aventura atrapalhada de um grupo de amigos que descobriram que em Las Vegas se não se cuidar pode nunca mais sair.

7 Uma Noite no Museu 2 – $411,755,284


Sinopse:
Ben Stiller volta nesta seqüência no papel de Larry Daley, cargo de guarda-noturno no Museu de História
Natural, em Nova York. Mas desta vez a ação se dá no museu Smithsonian de Washington, na capital dos Estados Unidos, onde ganham vida personalidades da história americana - entre eles presidentes, Amelia Earhart (Amy Adams), uma das pioneiras da aviação; além de um improvável faraó, Kah Mun Rah (Hank Azaria).


Porque fez sucesso? 1) Fãs que gostaram do primeiro (eu não fui um deles) lotaram o cinema, 2) Fãs de Ben Stiller (até que eu sou um desses) lotaram os cinemas. Veredicto? Um lado ajudou o outro para o filme encher a caixa.

8 Star Trek – $384,454,012


Sinopse:
O destino da Galáxia está nas mãos de amargos rivais de mundos bem diferentes. James Tiberius Kirk é um adolescente rebelde de Iowa sempre em busca de emoções, um líder por natureza à procura de uma causa. Spock cresceu no planeta Vulcano, excluído por ser metade humano. Ele é um aluno engenhoso e o primeiro de sua raça a ser aceito na Frota Estelar. Em sua busca para descobrir quem realmente são e o que têm a oferecer ao mundo, Kirk e Spock logo se tornam competitivos cadetes em treinamento. Com estilos drasticamente opostos, um movido por paixão, o outro, por lógica, tornam-se adversários, fazendo de tudo para estar entre os escolhidos da mais avançada nave já criada, a U.S.S. Enterprise.
Em meio a isso, se deparam com a necessidade de criar uma improvável mas forte parceria, permitindo a eles levar a tripulação onde ninguém jamais esteve.


Sucesso imediato nos EUA mas infelizmente o resto do mundo não estava preparado para um novo Star Trek, aqui no Brasil por exemplo o filme fez pouco sucesso mas os fãs (como eu) lotaram o cinemas. .J. Abrams provou que certas historias ainda podem ser bem exploradas e com relação ao universo de Star Trek muita coisa ainda pode ser apresentada

9 Monstros VS Alienígenas – $379,882,019


Sinopse:
A animação conta a história de um confuso grupo de monstros terrestres com a missão de salvar o mundo depois de uma invasão alienígena. Susan Murphy, uma garota da Califórnia, é atingida por um meteoro no dia de seu casamento e fica com 15 metros de altura. Depois que ela é capturada pelos militares e mantida em um local secreto do governo, o mundo descobre que os militares, durante muitos anos, estão reunindo em segredo outros monstros.


Divertida e genial aventura em 3D que prestou homenagens aos filmes B de monstros dos anos 50. Não faltam piadas originais e muito engraçadas, os melhores momentos ficam sem duvida para o presidente dos EUA.

10 X-Men Origens:Wolverine – $371,376,142


Sinopse:
A Equipe X é formada apenas por mutantes, tendo fins militares. Entre seus integrantes estão Logan (Hugh Jackman), o selvagem Victor Creed (Liev Schreiber), o especialista em esgrima Wade Wilson (Ryan Reynolds), o teleportador John Wraith (Will i Am), o atirador David North (Daniel Henney), o extremamente forte Fred J. Dunes (Kevin Durand) e ainda Bradley (Dominic Monaghan), que manipula eletricidade. No comando está William Stryker (Danny Huston), que envolve alguns componentes do grupo no projeto Arma X, um experimento ultra-secreto. Entre eles está Logan, que precisa ainda lidar com o desfecho de seu romance com Raposa Prateada (Lynn Collins).


Só mesmo pelo fato de Wolverine ser tão popular para esse filme ter feito o sucesso que fez. Nada contra, mas achei apenas ok mas fica cem anos luz distante da qualidade da trilogia dos X-men. Vale mais pela ótima perfomasse de Hugh Jackman.

11 O Exterminador do Futuro: A Salvação – $371,321,895


Sinopse:
2018. John Connor (Christian Bale) é designado para liderar a resistência humana ao domínio das máquinas, coordenadas pela Skynet e seu exército de exterminadores. Um dia surge Marcus Wright (Sam Worthington), cuja última memória que possui é de estar no corredor da morte. Connor precisa descobrir se Wright foi enviado do futuro ou resgatado do passado, ao mesmo tempo em que a Skynet prepara seu ataque definitivo.


McG (Panteras Detonando) dirigindo esse filme? Exterminador do Futuro sem o Arnold Schwarzenegger? Mas né que apesar de tudo isso o filme é bem bom! O caso que o McG sabendo da batata quente que tinha em mãos não deixou a peteca cair e fez várias homenagens aos filmes anteriores e jamais desconectou essa trama das outras. Destaco a estréia e a ótima perfomasse do ator Sam Worthington que veremos novamente no aguardado Avatar.

12 Velozes e Furiosos 4 – $343,025,269


Sinopse:
Quando um crime faz com que voltem a Los Angeles, o ex-presidiário e fugitivo Dominic Toretto (Vin Diesel) reencontram o agente Brian O Conner (Paul Walker). Mas eles são forçados a confrontar um inimigo em comum e se juntam para construir uma nova aliança.

O publico gostou somente do primeiro filme da série mesmo .Só assim para explicar o sucesso desse quarto filme. Um novo fôlego para a carreira de Vin Diesel que estava mau das pernas.

13 A Proposta – $290,112,094


Sinopse:
Sandra Bullock interpreta Margaret Tate, uma imigrante canadense que cria um clima difícil e complicado entre seus subordinados no escritório em que trabalha. Quando chega a notícia que ela está prestes a ser deportada para seu país, Margaret apressa-se em conseguir um casamento de conveniência com seu jovem assistente Andrew Paxton (Ryan Reynolds) para impedir que tal calamidade ocorra.


Publico americano gosta de assistir comédia romântica descartável. Só assim para explicar o sucesso desse filme que nada mais é do que a mesma historia de outros filmes do gênero. A esquecida Sandra Bullock agradece.

15 Bastardos Inglórios $246,261,913


Sinopse:
Durante a Segunda Guerra, na França ocupada pelo exército alemão, a jovem Shosanna Dreyfus (Mélaine Laurent) testemunha a execução da família pelo coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Porém, ela consegue escapar e passa a viver sob a identidade de uma proprietária de cinema em Paris, enquanto aguarda o momento certo para se vingar. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas. Conhecido pelo inimigo como Os Bastardos , o grupo de Aldo recebe uma nova integrante, a atriz alemã e espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger), que tem a perigosa missão de chegar até os líderes do Terceiro Reich.


Ainda não assistiu a esse filme? Então está cometendo um grande pecado capital meu amigo. Assista e irá descobrir porque Quentin Tarantino foi uma das melhores coisas que surgiram nos anos 90. E desde já um dos melhores filmes do ano.

16 Busca Implacável – $223,882,658


Sinopse:
Liam Neeson vive um ex-soldado que, em meio a uma viagem à Europa, tem a filha raptada. Ele irá utilizar todos seus conhecimentos de guerra para resgatá-la, antes que ela seja vendida.


Curioso filme policial que curiosamente estreou em outros mercados internacionais antes de estrear nos EUA. Lian Neeson como sempre mereçe elogios pela sua perfomasse.

17 Ponyo – $199,135,094


Sinopse:
A peixinha Ponyo vive no fundo do mar com o pai e as irmãs, e sempre teve muita curiosidade para saber como era o mundo fora dali. Um dia, pega carona numa água-viva para subir à superfície. Chegando lá, é capturada por uma rede de pesca e se perde no meio da enorme quantidade de lixo boiando no mar. Felizmente, é resgatada por Sosuke, menino de 5 anos que vive num rochedo à beira-mar. Ele promete cuidar dela pra sempre, mas o pai peixe está determinado a recuperar a filha.


Nova animação do diretor de a Viagem de Chihiro e Castelo Animado? Preciso dizer mais? Sem sombra de duvida uma nova obra prima da animação

18 Inimigos Públicos – $195,911,931


Sinopse:
Nos anos 30, o FBI corre atrás de três famosos mafiosos (John Dillinger, Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd), durante a era da Depressão, quando uma onda de crimes assolou os Estados Unidos. Foi a partir daí que o FBI tornou-se a primeira agência federal de polícia do país, controlado por J. Edgar Hoover.



Michael Mann gosta de fazer boas brigas entre o mocinho e o bandido. Aqui ele cria um dos melhores duelos entre a justiça e o crime dos últimos anos e Johnny Depp brilha como o bandido bom moço nesta trama genial

19 Força G – $191,304,770


Sinopse:
Um esquadrão especial de porquinhos da índia, que faz parte de um programa secreto do governo para treinar animais como agentes, recebe a missão de impedir que um bilionário diabólico conquiste o mundo. Para tanto, contarão com o que há de mais moderno em equipamentos de espionagem.


Diney ganhando uns trocados sem a ajuda da Pixar (que milagre)

20 Watchmen – $185,248,060


Sinopse:
Ambientado numa realidade fictícia norte-americana nos anos 80, um grupo de super-heróis aposentados começa a ter sua vida ameaçada. Rorschach (Jackie Earle Haley), detetive que usa uma máscara desfigurada, e o Coruja (Patrick Wilson) passam a investigar a identidade do vilão antes que suas próprias vidas corram perigo.


É, o mundo não estava pronto para o que viria em Watchmen. Mesmo assim o filme tem toda a pinta a candidato a Cult, assim como Blade Runner, Clube da Luta e dentre outros. Além do mais, Zack Snyder.fez o que muitos consideravam impossível, que era transpor para a tela a idéia criada por Alan Moore em 1985, e isso já é um feito e tanto e que com certeza em outras mãos o resultado seria bem desastroso.

Um comentário:

Anônimo disse...

só vi watchmen e se beber nao case. os outros n me interessam nem um pouco. são histórias q eu já vi em outros filmes