Com pitadas de humor negro e puro terror, clássico dos anos 80 ainda causa impacto com a clássica cena da transformação
Sinopse: dois jovens viajando em férias pelo interior da Inglaterra são atacados por um enorme lobo. Um deles morre e o outro é brutalmente ferido. O que ele não sabe é que foi acometido por um terrível maldição, que o transformará em lobisomem nas noites de lua cheia.
O filme impressiona pelos efeitos especiais de Rick Baker, monstrando a transformação do homem em lobo "a olho nu". Mais do que apavorante, a sequencia da metamorfose é comovente, chegando a provocar compaixão pelo monstro. Além disso, o filme tem um finissimo sendo de humor (o jovem lobisomen xinga a rainha só para ser preso no segundo dia de lua cheia) e surpreedente refinamento na imagem (o lobisomente desperta sem roupas, em sua forma humana, em pleno Hyde Park, e rouba balões coloridos para cobrir a nudez).
Curiosidades:
Referências ao filme apareceram em outros trabalhos de Landis, principalmene no famoso vídeo clip de Michael Jackson Thriller, com a trilha sonóra de Elmer Bernstein na transformação e durante algumas pequenas pausas na canção de Jackson
Devido a fantastica cena da transformação, aliada a partes de bonecos e maquiagem, academia de artes cinematografica (O Oscar) decidiu então criar a categoria de melhor maquiagem e dando o prêmio a esse filme merecidamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário