No dia 30 e 1º de Julho, estarei
participando do curso O Cinema Surrealista de Luis Buñuel, criado pelo CENA UM
e ministrado pelo critico e escritor Mário Alves Coutinho. E enquanto os dois
dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um pouco sobre o que eu sei, desse
corajoso cineasta, que batia de frente com a igreja católica e que se dizia
ateu "graças a Deus".
VIRIDIANA
Sinopse:
Pouco antes de ser ordenada freira, Viridiana faz uma visita
ao seu solitário tio, que está à beira da morte. O homem, pervertido e obcecado
pela sua beleza, tenta seduzi-la de todas as formas, antes de morrer
repentinamente. Com a sua morte, acaba desistindo de ser freira, passando a
morar na casa deixada pelo tio. Decide transformá-la em um albergue, movida
pelo seu sentimento cristão de piedade e solidariedade, mas os mendigos que lá
abriga, acabam lhe mostrando as verdadeiras facetas dos seres humanos.
Sempre dizendo que
era ateu “graças a Deus" Buñuel
não poupou em nada em escandalizar com esse filme na época. No governo Franco na Espanha, o filme foi proibido
por vários anos, sendo somente exibido em 1977, dois anos após a morte de Franco. No geral, é um filme sobre a
quebra de valores perante as tentativas frustradas, na ajuda ao próximo, que
aqui na visão do diretor, não rende exatamente frutos, principalmente se
seguindo as leis de Deus.
Apesar de tudo, a polêmica
não foi o suficiente para o filme deixar de ser um grande sucesso de critica na
época e ganhar a Palma de Ouro em Cannes naquele período. Destaco a ótimo desempenho
de Silvia Pinal como Viridiana.
O Anjo Exterminador
Sinopse: Depois de uma festa, os convidados
simplesmente não conseguem deixar o local, sem que haja uma explicação racional
para isso. Conforme o tempo passa, as máscaras dos antes bem relacionados
começam a cair e revelar suas verdadeiras e mais profundas facetas.
Uma das mais estranhas e enigmáticas produções de todos
os tempos.
Difícil
dizer qual a maior obra prima de Buñuel, mas se eu escolhesse uma, seria essa
produção de 1962. O diretor cria um retrato da desagregação da alta classe
por meio de uma simples situação: Os protagonistas simplesmente não saem do
lugar e não sabem por quê. Ao longo do tempo, o filme se divide entre os
motivos que levam essas pessoas a não saírem do lugar e ao mesmo tempo, as
vemos chegando à beira da loucura. Anos se passam e inúmeras pessoas buscam símbolos
e teorias escondidas neste enigmático filme.
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