Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cine Especial: Quadrilogia ALIEN: Parte 1



Ansioso para ver Prometheus? Muitos estão, pois esse é o primeiro filme de ficção que Ridley Scott dirige após vários anos (o ultimo foi Blade Runner). Muitos estão na duvida do que se trata realmente Prometheus, se é um filme que tem ligação direta com os filmes anteriores ou se é uma novíssima historia que se passa somente naquele universo iniciado pelo filme de 78. Essas duvidas serão respondidas neste final de semana, quando o filme definitivamente entrar em cartaz em nosso país, mas enquanto isso, relembremos aqui os filmes anteriores, começando pelos dois primeiros. 

    Alien: O 8º passageiro


Sinopse: Nave espacial, ao retornar à Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. Mas o que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

Mais do que um filme ficção, a trama vai mais para o lado do horror e suspense caprichados, no qual rende momentos angustiantes, em que não se sabe ao certo o que os personagens centrais enfrentam. Isso graças a direção engenhosa de Ridley Scott, que durante quase todo o filme, não mostrava por completo a criatura, rendendo sustos e momentos inesquecíveis, como a cena do jantar, que na época, ninguém imaginava que iria acontecer aquilo. Interpretações carismáticas, principalmente de Sigourney Weaver em seu primeiro grande momento de sua carreira. Gerou três sequências e mais dois filmes onde houve encontro com os Predadores. Vencedor do Oscar de efeitos visuais.

Curiosidades: A face frontal da cabeça do Alien foi feita inspirada em um crânio humano. O roteiro original previa uma cena de sexo entre Ripley e Dallas, mas esta cena não foi rodada durante as filmagens.  

ALIENS: O RESGATE

Sinopse: Depois de um sono de cinqüenta e sete anos, a única sobrevivente (Sigourney Weaver) de uma tragédia espacial descobre que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado e, apesar das pressões, ela decide retornar para salvar as setenta famílias lá existentes.

Se hoje é comum, filmes sequencias serem melhores que os filmes originais, anos atrás não era bem assim, onde poucos filmes seqüências se destacavam e Aliens: O Resgate pertencia a essa minoria. Talvez o grande acerto tenha sido não se repetir na formula, mas sim aumentá-la a tal ponto, que o filme se  aventura tanto no gênero de horror, ficção como também da ação e isso James Cameron fazia muito bem. Vindo a recém do sucesso O Exterminador do Futuro, Cameron teve total liberdade para expandir esse universo iniciado antes por Scott, criando elementos surpresas, principalmente no ato final que é eletrizante e revela mais da natureza dos Aliens.
Novamente, Sigourney Weaver da um show de interpretação, ao ponto de receber uma indicação ao Oscar e de ter fortalecido a imagem da mulher forte e independente, que encara no mano a mano os Aliens, em cenas eletrizantes. Vencedor de 2 Oscar.            

Curiosidades: Um dos sets utilizados em Aliens, O Resgate permaneceu intacto após o término das filmagens, tendo sido utilizado também no filme Batman (1989), onde aparece como um dos cenários da Axis Chemicals. A filha de Ripley foi interpretada por Elizabeth Inglis, mãe de Sigourney Weaver. Entretanto esta cena não consta no filme, sendo retirada em sua edição final.

Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: