Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cine Especial: Quadrilogia ALIEN: Parte 1



Ansioso para ver Prometheus? Muitos estão, pois esse é o primeiro filme de ficção que Ridley Scott dirige após vários anos (o ultimo foi Blade Runner). Muitos estão na duvida do que se trata realmente Prometheus, se é um filme que tem ligação direta com os filmes anteriores ou se é uma novíssima historia que se passa somente naquele universo iniciado pelo filme de 78. Essas duvidas serão respondidas neste final de semana, quando o filme definitivamente entrar em cartaz em nosso país, mas enquanto isso, relembremos aqui os filmes anteriores, começando pelos dois primeiros. 

    Alien: O 8º passageiro


Sinopse: Nave espacial, ao retornar à Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. Mas o que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.

Mais do que um filme ficção, a trama vai mais para o lado do horror e suspense caprichados, no qual rende momentos angustiantes, em que não se sabe ao certo o que os personagens centrais enfrentam. Isso graças a direção engenhosa de Ridley Scott, que durante quase todo o filme, não mostrava por completo a criatura, rendendo sustos e momentos inesquecíveis, como a cena do jantar, que na época, ninguém imaginava que iria acontecer aquilo. Interpretações carismáticas, principalmente de Sigourney Weaver em seu primeiro grande momento de sua carreira. Gerou três sequências e mais dois filmes onde houve encontro com os Predadores. Vencedor do Oscar de efeitos visuais.

Curiosidades: A face frontal da cabeça do Alien foi feita inspirada em um crânio humano. O roteiro original previa uma cena de sexo entre Ripley e Dallas, mas esta cena não foi rodada durante as filmagens.  

ALIENS: O RESGATE

Sinopse: Depois de um sono de cinqüenta e sete anos, a única sobrevivente (Sigourney Weaver) de uma tragédia espacial descobre que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado e, apesar das pressões, ela decide retornar para salvar as setenta famílias lá existentes.

Se hoje é comum, filmes sequencias serem melhores que os filmes originais, anos atrás não era bem assim, onde poucos filmes seqüências se destacavam e Aliens: O Resgate pertencia a essa minoria. Talvez o grande acerto tenha sido não se repetir na formula, mas sim aumentá-la a tal ponto, que o filme se  aventura tanto no gênero de horror, ficção como também da ação e isso James Cameron fazia muito bem. Vindo a recém do sucesso O Exterminador do Futuro, Cameron teve total liberdade para expandir esse universo iniciado antes por Scott, criando elementos surpresas, principalmente no ato final que é eletrizante e revela mais da natureza dos Aliens.
Novamente, Sigourney Weaver da um show de interpretação, ao ponto de receber uma indicação ao Oscar e de ter fortalecido a imagem da mulher forte e independente, que encara no mano a mano os Aliens, em cenas eletrizantes. Vencedor de 2 Oscar.            

Curiosidades: Um dos sets utilizados em Aliens, O Resgate permaneceu intacto após o término das filmagens, tendo sido utilizado também no filme Batman (1989), onde aparece como um dos cenários da Axis Chemicals. A filha de Ripley foi interpretada por Elizabeth Inglis, mãe de Sigourney Weaver. Entretanto esta cena não consta no filme, sendo retirada em sua edição final.

Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: