Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 70 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cine Especial: O Cinema Surrealista de Luis Buñuel: FINAL


No dia 30 e 1º de Julho, estarei participando do curso O Cinema Surrealista de Luis Buñuel, criado pelo CENA UM e ministrado pelo critico e escritor Mário Alves Coutinho. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um pouco sobre o que eu sei, desse corajoso cineasta, que batia de frente com a igreja católica e que se dizia ateu "graças a Deus".  
  
Este Obscuro Objeto do Desejo

Sinopse: A história de uma jovem que instiga e faz de tudo para manter a obsessão de um homem mais velho por ela, mas que não permite que ele concretize sua fantasia. Baseado em obra de Pierre Louys. 

No principio, eu achava que era o único que não percebeu que Buñuel usou duas atrizes diferentes para interpretar a personagem Conchita, mas segundo a minha pesquisa, não fui o único que foi pego desprevenido. Buñuel além de nos pregar essa peça criativa, confere também dupla face á personagem, que se torna obviamente o objeto de desejo do título.
De um lado, Carole Bouquet confere um ar de um anjo doce  e etéreo a Conchita, com sua pele macia e branca e os olhos verdes. Por outro, ela se  transforma em uma fogosa    espanhola quando vivida por Angela Molina, a qual seduz mais por um vigor erótico do que pela beleza e simplicidade encerradas no olhar. Brincando com as duas personalidades de sua personagem (bem ao estilo Dr Jekyll), Buñuel cria uma obra original e inesperada do começo ao fim, que afasta o tradicional surrealismo de suas obras e o concentra nos minutos finais da trama. Este Obscuro Objeto do Desejo foi o ultimo filme do cineasta e que sem sombra de duvida, fecha com chave de ouro sua incrível filmografia. 


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: