Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cine Especial: O Cinema Surrealista de Luis Buñuel: FINAL


No dia 30 e 1º de Julho, estarei participando do curso O Cinema Surrealista de Luis Buñuel, criado pelo CENA UM e ministrado pelo critico e escritor Mário Alves Coutinho. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um pouco sobre o que eu sei, desse corajoso cineasta, que batia de frente com a igreja católica e que se dizia ateu "graças a Deus".  
  
Este Obscuro Objeto do Desejo

Sinopse: A história de uma jovem que instiga e faz de tudo para manter a obsessão de um homem mais velho por ela, mas que não permite que ele concretize sua fantasia. Baseado em obra de Pierre Louys. 

No principio, eu achava que era o único que não percebeu que Buñuel usou duas atrizes diferentes para interpretar a personagem Conchita, mas segundo a minha pesquisa, não fui o único que foi pego desprevenido. Buñuel além de nos pregar essa peça criativa, confere também dupla face á personagem, que se torna obviamente o objeto de desejo do título.
De um lado, Carole Bouquet confere um ar de um anjo doce  e etéreo a Conchita, com sua pele macia e branca e os olhos verdes. Por outro, ela se  transforma em uma fogosa    espanhola quando vivida por Angela Molina, a qual seduz mais por um vigor erótico do que pela beleza e simplicidade encerradas no olhar. Brincando com as duas personalidades de sua personagem (bem ao estilo Dr Jekyll), Buñuel cria uma obra original e inesperada do começo ao fim, que afasta o tradicional surrealismo de suas obras e o concentra nos minutos finais da trama. Este Obscuro Objeto do Desejo foi o ultimo filme do cineasta e que sem sombra de duvida, fecha com chave de ouro sua incrível filmografia. 


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: