No dia 30 e 1º de Julho, estarei participando do curso O Cinema Surrealista de Luis Buñuel, criado pelo CENA UM e ministrado pelo critico e escritor Mário Alves Coutinho. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um pouco sobre o que eu sei, desse corajoso cineasta, que batia de frente com a igreja católica e que se dizia ateu "graças a Deus".
Sinopse: A jovem órfã
Tristana é entregue aos cuidados experiente Don Lope. O relacionamento da jovem
com tutor vai se modificando até que os dois se tornam amantes. Tristana se
torna amarga e cruel até que a chegada do jovem Horácio vem abalar o
relacionamento dela com Don Lope.
Reunião de morbidez,
paixões proibidas, relações insólitas, perversões, rebeldia e passividade. Uma
das obras mais polemicas do mestre do surrealismo cinematográfico, é para públicos
específicos, mesmo para aqueles já acostumados com a visão critica do cineasta.
A Bela da Tarde
Sinopse: Frustrada
por não conseguir se satisfazer com seu marido, uma jovem bela e rica procura
realizar suas fantasias em um bordel e passa a levar uma vida dupla.
Mistura fascinante de
fantasia e realidade em que se destacam as obsessões do diretor contra o catolicismo
e a hipocrisia social. Impecáveis a fotografia de Sacha Vierny e o elenco, com
destaque a Catherine Deneuve e Pierre Clementi. Vencedor do Leão de Ouro no
festival de Veneza.
Ensaio de um Crime
Sinopse: Mesclando
suspense e humor negro, o filme traz uma jornada pela mente de Archibaldo de La
Cruz, um homem que se entrega à polícia, se assumindo como serial killer.
Mais do que um filme
sobre a morte, Ensaio de um Crime é um filme sobre o sexo. Talvez não o ato em
si, mas tudo aquilo que representa, tanto no aspecto físico quanto no controle
impositivo do macho sobre a fêmea – ou vice-e-versa. Mas nada é tão simples, já que, para Buñuel, não basta atingir o máximo
do absurdo, é preciso ultrapassá-lo. Indispensável para aqueles que buscam o
melhor do diretor.
Sinopse: A camareira
Celestine arranja um emprego na casa da família Monteil, cercada de
peculiaridades, como a patroa frígida, seu marido infiel e um senhor com
fetiche por sapatos femininos. Uma menina é estuprada e morta na região e todas
as evidências apontam para Joseph, um trabalhador local, como autor do crime.
Ele se sente atraído por Celestine e a pede em casamento. Para tentar provar
que ele é o assassino, Celestine cede às suas investidas.
A adaptação livre do livro de grande
sucesso, escrito pelo romancista Octave
Mirbeau,
que Luis Buñuel adapta com certas diferenças
em relação ao livro, ao começar pelo próprio foco da história. O roteiro,
escrito também por Buñuel, com o auxílio de Jean-Claude Carrière, opta por
focalizar apenas a trama principal do livro, eliminando praticamente todas as
fantásticas histórias e anedotas paralelas presentes no romance. Assim, temos
acesso apenas ao último emprego de Célestine como camareira, na casa dos
Monteils (Lanlaires, no livro). O corte não é surpreendente, visto que o
material do romance é rico o suficiente para a criação de uma minissérie. É um dos títulos de Buñuel que menos revisitei, mas muito longe de ser uma obra menor de sua filmografia.
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