Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 68 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cine Especial: O Cinema Surrealista de Luis Buñuel: FINAL


No dia 30 e 1º de Julho, estarei participando do curso O Cinema Surrealista de Luis Buñuel, criado pelo CENA UM e ministrado pelo critico e escritor Mário Alves Coutinho. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um pouco sobre o que eu sei, desse corajoso cineasta, que batia de frente com a igreja católica e que se dizia ateu "graças a Deus".  
  
Este Obscuro Objeto do Desejo

Sinopse: A história de uma jovem que instiga e faz de tudo para manter a obsessão de um homem mais velho por ela, mas que não permite que ele concretize sua fantasia. Baseado em obra de Pierre Louys. 

No principio, eu achava que era o único que não percebeu que Buñuel usou duas atrizes diferentes para interpretar a personagem Conchita, mas segundo a minha pesquisa, não fui o único que foi pego desprevenido. Buñuel além de nos pregar essa peça criativa, confere também dupla face á personagem, que se torna obviamente o objeto de desejo do título.
De um lado, Carole Bouquet confere um ar de um anjo doce  e etéreo a Conchita, com sua pele macia e branca e os olhos verdes. Por outro, ela se  transforma em uma fogosa    espanhola quando vivida por Angela Molina, a qual seduz mais por um vigor erótico do que pela beleza e simplicidade encerradas no olhar. Brincando com as duas personalidades de sua personagem (bem ao estilo Dr Jekyll), Buñuel cria uma obra original e inesperada do começo ao fim, que afasta o tradicional surrealismo de suas obras e o concentra nos minutos finais da trama. Este Obscuro Objeto do Desejo foi o ultimo filme do cineasta e que sem sombra de duvida, fecha com chave de ouro sua incrível filmografia. 


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Cine Dicas: Estreias no final de semana (29/06/12)


Final de semana de grandes estréias, eventos e sessões especiais na capital do RS. Começando por hoje à noite, na sala P.F. Gastal, com a estréia do filme Mulher a Tarde, e logo em seguida, á sessão especial do Projeto Raros, com o filme Demência. A exibição desse clássico nacional, nada mais é de que uma forma da sala homenagear Carlos Reichenbach, que morreu recentemente. Portanto eu estarei por lá hoje, quem quiser me acompanhar, não irá se arrepender.
Quanto a sábado e domingo, estarei envolvido com o curso sobre Luis Buñuel, que promete ser imperdível. Infelizmente, não poderei novamente estar presente na exibição especial do CineClubeZH, que irá exibir ao publico, o mais novo filme do viajante Wood Allen, Para Roma com Amor, mas muito em breve conseguirei assistir.   
Confiram o restante das estréias:                  

DEMÊNCIA
(NOTA: Somente hoje em exibição no projeto raros da Sala P.F Gastal, as 20h30)

Sinopse: A falência da pequena fábrica de cigarros que herdara do pai deixa Fausto sentindo-se derrotado. Vendo ruir também sua vida matrimonial, refugia-se em fantasias em que imagina um lugar (Miraceli) e uma menina (Margarida) que simboliza sua infância longínqua. Quando sua mulher não o suporta mais, ele pega um revólver e mergulha na noite da metrópole, onde conhece vários personagens. 

 Mulher à Tarde

Sinopse: O filme acompanha o cotidiano de três jovens mulheres, que vivem juntas em uma grande cidade do Brasil e atravessam momentos cruciais na vida. 


QUEM SE IMPORTA

Sinopse: Documentário sobre empreendedores sociais ao redor do mundo. Os personagens são pessoas que criaram organizações inovadoras capazes de causar um impacto social suficiente para que suas ideias possam ser transformadas em políticas públicas aplicadas.


Para Roma Com Amor

Sinopse: O longa é dividido em quatro segmentos. Em um deles, um casal americano (Woody Allen e Judy Davis) viajam para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Outra história envolve Leopoldo (Roberto Benigni), um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. Um terceiro episódio retrata um arquiteto da Califórnia (Alec Baldwin) que visita a Itália com um grupo de amigos. Por último, temos dois jovens recém-casados que se perdem pelas confusas ruas de Roma. 


Cairo 678

Sinopse: Uma comovente história baseada em fatos reais de três mulheres - de diferentes idades e classes sociais - que buscam justiça contra o abuso sexual diário existente no Egito. 


O QUE EU MAIS DESEJO

Sinopse: Separado do irmão mais novo após o divorcio dos pais, garoto sonha com a família junta novamente.

Os Acompanhantes

Sinopse: Tentando ganhar um dinheirinho extra, o experiente dramaturgo Henry Harrison (Kevin Kline) decide trabalhar como acompanhante, tendo como público alvo viúvas ricas. Ele acaba conhecendo Louis Ives (Paul Dano), um jovem que sonha em ser escritor, mas que foi obrigado a deixar seu emprego em Nova York por causa de um embaraçoso incidente. 


A Era do Gelo 4

Sinopse: Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação provoca mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny (Ray Romano/Diego Vilela), Diego (Denis Leary/Márcio Garcia) e Siid (John Leguizamo/Tadeu Mello) estão alojados. Um terremoto faz com que o trio fique preso em um iceberg, enquanto que Ellie (Queen Latifah/Carla Pompílio) e a pequena Amora (Keke Palmer/Bruna Laynes) permanecem no continente. Em alto mar, Manny promete que irá encontrá-las a qualquer custo, mas para tanto precisará enfrentar perigosos piratas e o canto das sereias.



Me Sigam no Facebook e Twitter:

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Cine Dicas: Em DVD e Blu-Ray (28/06/12)


Neste mês eu andei tão ocupado indo ao cinema, eventos e cursos, que eu simplesmente não tive muito tempo, em assistir filmes em casa. Mas antes tarde do que nunca, portanto solto aqui umas dicas em DVD e Blu-Ray, para ser assistido no conforto da casa.      

O Artista

Sinopse: Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?

Em tempos em que o cinema cada vez mais se rende as mais avançadas tecnologias (vide 3D e Imax), para atrair cada vez mais o publico as salas, O Artista surpreende por ir contra a corrente dessa onda, apresentando uma trama muda e em preto e branco. Por mais bizarro que possa ser para o publico em geral atualmente, para os fãs cinéfilos de carteirinha, o filme dirigido por Michel Hazanavicius (Os Infiéis) é um verdadeiro prato quente, em que retrata um dos períodos mais importantes da 7ª arte, que foi a transição do cinema mudo para o falado. Mas assim como foi mostrado no clássico Cantando na Chuva, nem tudo foi flores com relação a essa mudança.                
Quem sente o peso dessa virada é George Valentin (Jean Dujardin, ótimo), que diferente do personagem de Gene Kelly naquele clássico, George sofre o diabo, perdendo emprego, prestigio e o dinheiro, unicamente por não conseguir se adequar nesta nova forma de atuar nas telas. Mas somente com o laço de esperança, representados pela atriz aspirante Peppy Miller (Berennice Bejo) e pelo simpático cão Uggie, é que acaba havendo luz no final do túnel. Um filme sobre perseverança e empenho em si próprio, sendo que basta acreditar, para conseguir os seus objetivos, mesmo com todas as adversidades. Vencedor do Oscar de melhor filme mais que merecido.
  
Curiosidade: A dupla Jean Dujardin e Bérénice Bejo ensaiaram suas cenas de dança no mesmo estúdio de Debbie Reynolds e Gene Kelly.
  
Shame

Sinopse: Brandon (Michael Fassbender) é um cara bem sucedido e mora sozinho em Nova York. Seus problemas de relacionamento, aparentemente, são resolvidos durante a prática do sexo, tendo em vista que é um amante incontrolável. Contudo, sua rotina de viciado em sexo acaba sendo profundamente abalada quando sua irmã Sissy (Carey Mulligan) aparece de surpresa e pretende morar com ele.

A quem diga que Michael Fassbender (X-men: Primeira Classe) só não foi indicado ao Oscar de melhor ator neste ano, unicamente porque ele surgiu com um nu frontal no inicio desse filme. Polemicas à parte, o filme de Steven McQueen (Hunger) nos brinda com umas das interpretações mais fascinantes do cinema recente, que é justamente de Fassbender, onde ele não se intimida em dar tudo de si, em cenas fortes de sexo, porém, indispensáveis para trama. Quase durante todo filme, vemos a personalidade e o dia a dia do seu personagem Brandon se descascar a tal ponto, que ele se torna indefeso, tanto perante aos outros, como consigo próprio e encarando o fato de estar caindo num buraco sem fim devido ao seu vicio carnal. Sendo que ele se entrega ao seu vicio, unicamente para satisfazer os seus desejos, ou para fugir da responsabilidade de cuidar da sua problemática irmã Sissy (a ótima Carey Mulligan de Drive).
Um filme corajoso, inquietante e que permanece nas nossas mentes após a sessão.

Curiosidade: A companhia Fox Searchlight Pictures investiu apenas US$ 400 mil para distribuir o filme nos Estados Unidos.
  
O Abrigo

Sinopse: Atormentado por uma série de visões apocalípticas, um homem não sabe se deve proteger sua família da tempestade que se aproxima ou dele mesmo.

Infelizmente, esse fascinante filme passou em branco em nossas salas de cinema, mas que agora chega em DVD. Uma verdadeira bola fora da distribuidora em ter excluído esse filme nas telonas, pois a trama é uma extraordinária metáfora escancarada da paranóia pós “11 de Setembro”, muito embora toda a paranóia tenha sua razão, mesmo que ela soe às vezes inverossímil. Michael Shannon (Foi Apenas um Sonho) apresenta aqui uma de suas melhores interpretações de sua carreira, ao construir a personalidade de seu personagem Curtis, de uma forma na qual não temos nenhuma certeza, se o que ele vê e sonha ao longo do filme, seja tudo fruto de uma mente perturbada ou se são realmente sinais de algo muito ruim que está por vir. A cena em que ele desabafa em um restaurante, na frente da maioria das pessoas da pequena cidade aonde vive, é digna de uma indicação ao Oscar, pois sentimos ali, um ser dividido em acreditar no que o assombra, mas que também está ciente que possa estar muito doente.
Todas as duvidas que atormentam o protagonista e a sua família, é somente esclarecido nos últimos minutos da projeção, que mesmo assim, nos deixa com a sensação de fazer agente não acreditar exatamente no que nos foi apresentado.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cine Especial: O Cinema Surrealista de Luis Buñuel: Parte 6

No dia 30 e 1º de Julho, estarei participando do curso O Cinema Surrealista de Luis Buñuel, criado pelo CENA UM e ministrado pelo critico e escritor Mário Alves Coutinho. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um pouco sobre o que eu sei, desse corajoso cineasta, que batia de frente com a igreja católica e que se dizia ateu "graças a Deus".    

Nazarin
Sinopse: Na adaptação do romance de Benito Perez Galdós, Nazarin é um padre que procura seguir à risca os preceitos de Cristo. Na sua jornada tem a companhia de uma prostituta acusada de assassinato e da tia de um moribundo que curou.
Nazarin é (novamente) uma crítica a hipocrisia da Igreja e da sociedade por Luis Buñuel. Francisco Rabal tem uma atuação digna de nota, no papel de um padre, que vive de acordo com os princípios da igreja católica apostólica romana e é traído, humilhado e odiado pelas pessoas que ele ajuda e pela igreja que ele serve.Uma das grandes cenas produção, é quando Nazario é protegido por um criminoso na prisão e o homem conclui que Nazario é um homem bom, ele é um assassino e eles estão no mesmo lugar.

Me Sigam no Facebook e Twitter:

Cine Especial: MULTIVERSO COMICCON 2012



OS NERDS GAÚCHOS SÃO A BOLA DA VEZ
Ele tava bombando por lá

Aconteceu neste ultimo final de semana, o evento Multiverso Comiccon 2012, no colégio Marista São Pedro em Porto Alegre. Durante dois dias, me deleitei apreciando um evento, em que foca minha segunda maior paixão (depois do cinema), que é HQ e conhecer novas pessoas que, assim como eu, apareciam e se divertem uns com os outros. Além das mesas em que eram vendidos os gibis, outras atrações chamaram muita atenção, como a presença de pessoas ilustres  das HQ, como escritores e desenhistas, que foram unicamente mostrar o que sabem fazer e dar autógrafos para os fãs. Dentre as pessoas ilustres, destaco Sidney Gusman, que é editor chefe do site Universo HQ, o principal site sobre o assunto,  que estava cheio de energia e super empolgado durante uma palestra no palco principal. Rafael Abulquerque e Eduardo Risso fiz questão de pegar autógrafos deles, pois eu acompanho o trabalho de ambos em Vampiro Americano e 100 Balas do Selo Vertigo, que atualmente, está sendo considerado uma das melhores leituras de HQ adulta no mercado.  
E como não poderia deixar de ser, fã que é fã, acabam indo caracterizados com os personagens preferidos, o que nos chamamos então de Cosplay. No meu caso, fui de mansinho, vestido de Constantine (versão do filme, não da HQ) e me meti no meio de outros inúmeros fãs que estavam por lá, que vão unicamente para se divertir ou participar de um desfile no palco principal no segundo dia. Abaixo, confiram alguns momentos que eu registrei desse divertido evento, que seja que Deus quiser, aconteça de novo no ano que vem.     

o primeiro dia começou bombando
No coração do evento, compramos com gosto
Ler e brincar, quer coisa melhor?
Seja heróis ou vilões, carregamos eles no peito
Só mesmo com o Homem de Ferro, para tirar o projeto sobre um filme da liga da justiça do papel
A moto do motoqueiro fantasma dando o ar de sua graça, que felizmente, sem Nicolas Cage
  Os desenhistas e escritores mostrando o que fazem de bom e agente só agradece
Espera, que ta chegando mais gente
Enquanto a Bat-Caverna esta em reforma, Batman se esconde por aqui agora
Lembram daquele escudo que apareceu na oficina do Homem de Ferro no primeiro filme? Olha onde ele veio parar agora!
Enquanto isso, a muito tempo, numa galaxia distante....Boba Feet se rende a força 
 Posso não ser um fã 100% de carteirinha, mas conheço o espirito da força
É assim que se usa dois sabres de Luz Anakin
Entendeu ?
Me rendi ao lado sombrio da força
Esconde essa outra mão Luke
Enquanto o novo filme do Batman não vem.......
Apreciamos momentos clássicos da dupla dinâmica
Que família complicada
  Fui em versão Constantine do cinema. Transgênica, mas ta valendo
Até o pai, de inúmeros heróis Marvel, deu as caras por lá    
Droga, no momento que os filhos de Alan Moore se encontram pela primeira vez, tinha que sair do foco
Até aonde eu sei, esse ai não tinha bomba no peito
O lider dos nove, fazendo suas malvadezas fora da terra média
Ele até que tentou, mas não me esqueci do evento não
Enquanto isso, o Coruja está a procura de sua nave e de Espectral 
 Ela já passou por maus bocados nas HQ (como ser chifrada pelo Ciclope e engarfada pelo Wolverine), mas pelo visto, ela leva tudo numa boa.  
Com uma Elfa como essa, quem precisa de Legolas  
 Comece a correr Hellboy
Quem esperava ela semi nua (que nem nos quadrinhos), se deu mal 
Ele não conseguiu lugar no ultimo filme do Batman, mas aqui ele é bem vindo
Enquanto todo mundo só ficava de olho na Super Moça, eu acabei me apaixonando pela pequena Mutuna
Quando o evento parece estar morno, ele surge para agitar as paradas 
Na alegria e na tristeza e na loucura e na doença
 Não se preocupem, é só ela virar uma grande elefanta verde, que ela se da bem
Sidney Gusman, todo empolgado e se sentindo em casa. 
José Roberto Weingartner, Elvis Moura e Mauricio Dias discutindo sobre heróis das HQ saindo do armário atualmente.
    Sidney Gusman, Thedy Corrêa, Rafael Albuquerque e Edson Gandolfi na expectativa para o próximo filme do homem morcego 
No palco, uma homenagem ao clássico A Piada Mortal 
E para encerrar, meu casal de irmãos preferido do Selo Vertigo. 

Me Sigam no Facebook e Twitter: