Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Cine Dica: Streaming - 'Argentina, 1985'

Sinopse: A história verídica dos promotores públicos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina em 1985. 

Na reta final do filme "Bacurau" (2019), de Kleber Mendonça Filho, os habitantes daquela cidade cortaram as cabeças dos invasores sem dó, pois eles caçavam as pessoas do local de forma desumana, como se estivessem praticando algum tipo de esporte. Porém, os mesmos habitantes enterraram o líder dos invasores, porém, vivo e o mesmo ameaçando o seu retorno. A cena final simboliza o fato de que o fascismo não pode ser enterrado vivo, pois ele retorna com força e se revitaliza conforme o tempo vai passando.

Após o encerramento da Ditadura Militar e a redemocratização do Brasil, a nossa Justiça foi falha em não julgar e condenar os culpados pelas inúmeras mortes e desaparecimentos na época dos tempos de chumbo. Porém, em 1985 os nossos vizinhos argentinos deram o exemplo de como se corre atrás para se obter justiça em nome daqueles que exigem que os seus entes queridos sejam sempre lembrados mesmo quando os mesmos nunca mais foram encontrados. "Argentina 1985" (2022) é um retrato de uma época em que o país estava redemocratizando, mas ao mesmo tempo buscando justiça e sem se preocupar com as represálias.

Dirigido por Santiago Mitre, o filme é baseado no caso real do Promotor Julio Strassera, interpretado pelo astro Ricardo Darín, Luís Moreno Ocampo, interpretado pelo ator Peter Lanzani, e sua equipe de advogados que processam militares da ditadura argentina, mais conhecida como Julgamento das Juntas. O processo começou pouco tempo antes do começo do julgamento, quando os dois promotores começam a pesquisar e julgar as cabeças da Ditadura Militar Argentina. Começando em 22 de abril de 1985, o julgamento durou muito tempo, cerca de 530 horas de audiência e 850 testemunhas que viram o chamada "causa 13". No final, 709 casos foram julgados e sentenciados pelos juízes León Arslanian, Ricardo Gil Lavedra, Jorge Torlasco, Andrés D'Alessio, Guillermo Ledesma e Jorge Valerga Aráoz.

Em alguns momentos o filme me lembrou "Spotlight - Segredos Revelados" (2015), de Tom McCarthy, já que ambas as obras tratam da busca pela verdade, independente das consequências que irá acontecer posteriormente. Troca-se um grupo de jornalistas por advogados, porém, o resultado acaba se tornando similar e até mesmo a frente daquele filme estrelado por Michael Keaton, pois em nenhum momento o diretor Santiago Mitre permite que a gente vire o rosto para o lado, pois sempre ele nos apresenta uma narrativa dinâmica e obtendo a nossa atenção com total facilidade. Nota-se, por exemplo, a sua trilha sonora, da qual ela remete uma aura investigativa e fazendo de o filme ganhar mais corpo e até mesmo algumas pinceladas de suspense em alguns momentos.

Embora com mais de duas horas de duração o filme não cansa em nenhum momento, principalmente pelo fato de que não demora muito para testemunharmos o julgamento onde ocorre os depoimentos das vítimas e dos familiares dos desaparecidos. É curioso observar como o realizador construiu a sua fotografia, da qual remete uma imagem granulada dos tempos da tv analógica daquela época e nos surpreendendo com a sua autenticidade. Confesso que fiquei na dúvida se em alguns momentos eram uma reconstituição dos fatos, ou se algumas cenas eram realmente autenticas, já que o julgamento foi transmitido pela tv naquele período.

Não tem como não se emocionar com a maioria dos depoimentos exibidos na tela, sendo que eles sintetizam o lado insano do ser humano em tempos em que quase tudo era jogado para debaixo dos panos e menosprezando as vidas daquelas pessoas que lutavam por um país livre das torturas vindas dos porões da Ditadura. Porém, é pelo discurso emocionante do promotor Julio Strassera que ele nos passa a mensagem de não desistirmos da liberdade e tão pouco daquelas pessoas que foram silenciadas, mas que se encontram vivas nas memorias daqueles que seguiram em frente e exigiram por justiça. Vale salientar a interpretação segura de Ricardo Darín, cujo o seu personagem histórico nos passa uma pessoa lucida com relação aos fatos que ocorreram no país em tempos passados e que não descansará até que a Justiça seja para todos.

"Argentina 1985" é uma aula de história coerente sobre uma Justiça que decidiu não se calar perante os algozes dos tempos de chumbo e que serve de exemplo para outros países como nosso que, infelizmente, não seguiram o exemplo. 

Onde Assistir: Prime Vídeo. 

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

2 comentários:

Anônimo disse...

O ator que interpreta "Luis Moreno Ocampo" não é Francisco Bertin. E sim o talentoso Peter Lanzani!

Marcelo Castro Moraes disse...

Obrigado. Está corrigido.