Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 99 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Cine Dica: Programação Cinemateca Capitólio 1º a 7 de dezembro de 2022

 Cinemateca Capitólio inicia o mês de dezembro com muitas atrações e exibições únicas

O mês de dezembro começa movimentado na Cinemateca Capitólio. No dia 1º, quinta-feira, às 19h, a Capitólio recebe a programação do Dia Sem Arte/Day With(out) Art, evento que ocorre simultaneamente em espaços culturais do mundo inteiro, marcando a passagem do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Em Porto Alegre, a organização do Dia Sem Arte está a cargo do grupo Somos, organização que atua com a população LGBTQIA+ e pessoas vivendo com HIV/AIDS. Esta é a primeira vez que a capital gaúcha sedia o Dia Sem Arte, exibindo uma programação de vídeos que destacam as histórias não contadas de HIV e AIDS a partir da perspectiva de artistas que vivem com HIV em todo o mundo. O tema de 2022 é "Sendo e Pertencendo” e o evento conta com 7 obras de artistas, ativistas e criadores da Argentina, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos e México.

No sábado pela manhã, dia 2, às 11h, acontece a última edição do ano do projeto Concertos Capitólio, com a apresentação do Coral da UFRGS, sob a regência do maestro Lucas Alves. Também no sábado, às 17h, a Sessão Plataforma exibe o monumental City Hall (2020), obra-prima do mestre do cinema documental Frederick Wiseman, com quatro horas e meia de duração.

Como ocorre tradicionalmente no primeiro final de semana do mês, sábado e domingo, às 15h, teremos mais uma edição da Sessão Vagalume, que desta vez exibe o premiado longa gaúcho Antes que o Mundo Acabe (2009),  de Ana Luiza Azevedo, recomendado para crianças a partir de 10 anos e adolescentes. O cinema gaúcho também é destaque com a exibição de Disforia, de Lucas Cassales, que encerra a mostra de filmes apoiados pela Porto Alegre Film Commission, e com exibições do recentemente lançado Os Bravos Nunca se Calam, de Marcio Schoenardie.

Já nos dias 2 e 6 de dezembro ocorrem as derradeiras sessões da mostra As Musas do Cinema Italiano, com A Bela Moleira, um dos primeiros sucessos da carreira da atriz Sophia Loren (dia 2), e A Moça com a Valise, obra-prima de Valerio Zurlini, protagonizada por Claudia Cardinale (dia 6).

E finalmente na quarta-feira, dia 7 de dezembro, a Cinemateca Capitólio recebe uma das atrações do festival Porto Alegre em Cena, com duas sessões do espetáculo-filme Ítaca, de Christiane Jatahy. Ítaca dá continuidade à pesquisa de linguagem da diretora (que em janeiro deste ano foi premiada pela Bienal de Veneza, com o Leão de Ouro pela sua trajetória artística), entre o teatro e o cinema, entre o ficcional e o documental, entre o passado e presente. Trazendo, a partir da ficção histórica de Homero, uma lente de aumento sobre os dias de hoje, sobre as guerras, os movimentos de partida e de chegada, a tentativa de chegar em casa concreta e metaforicamente. Para a construção dramatúrgica foram realizadas entrevistas com refugiados, alem de um período de trabalho com os atores para gerar cenas através de improvisos. Em seguida, durante um mês, Christiane Jatahy escreveu a dramaturgia final do texto. No elenco de Itaca estão as atrizes Isabel Teixeira (que ficou nacionalmente conhecida como a Maria Bruaca da novela Pantanal), Julia Bernart e Stella Rabello e os atores Cédric Eeckout, Karim Bel Kacem e Matthieu Sampeur.


GRADE DE HORÁRIOS

1º a 7 de dezembro de 2022


1º de dezembro (quinta-feira)

17h – Os Bravos Nunca se Calam

19h – Programação Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (Dia Sem Arte)


2 de dezembro (sexta-feira)

19h – A Bela Moleira (Mostra As Musas do Cinema Italiano)


3 de dezembro (sábado)

11h – Concertos Capitólio (Coral da UFRGS)

15h – Sessão Vagalume (Antes que o Mundo Acabe)

17h – Sessão Plataforma (City Hall)


4 de dezembro (domingo)

15h – Sessão Vagalume (Antes que o Mundo Acabe)

17h – Os Bravos Nunca se Calam

19h – Disforia (Mostra Porto Alegre Film Commission)


6 de dezembro (terça-feira)

15h – Os Bravos Nunca se Calam

17h – Os Bravos Nunca se Calam

19h – A Moça com a Valise (Mostra As Musas do Cinema Italiano)


7 de dezembro (quarta-feira)

17h – Porto Alegre em Cena (Ítaca, de Christiane Jatahy)

20h – Porto Alegre em Cena (Ítaca, de Christiane Jatahy)

Nenhum comentário: