Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'Força Bruta'

Sinopse: No Vietnã para extraditar o suspeito de um crime, um policial forasteiro acaba se deparando com um assassino. 

O cinema da Coreia do Sul explora todos os gêneros conhecidos, mas sendo quase todos em um grau elevado e que se diferencia dos outros países. Em filmes de ação, por exemplo, pode-se esperar um número elevado de mortes, por vezes, exageradas e quase cartunescas diga-se passagem. "Força Bruta" (2022) é um filme policial em larga escala, violento, muito bem filmado, mesmo não trazendo nada de novo ao gênero.

Protagonizado por Don Lee (Os Eternos e Invasão Zumbi), o ator dá vida ao policial  Ma Seok-do que utiliza a força física de uma forma exagerada para executar suas missões. Em viagem ao exterior para repatriar um criminoso, a confusão é armada quando o policial percebe que a boa vontade do criminoso parece ser grande demais para quem será preso após confessar o conhecimento e participação em tantos assassinatos brutais. É então que ele começa uma investigação nada protocolar e segue uma trilha sangrenta até chegar ao assassino Hae-sang (vivido por Sukku Son).

O filme possui todos aqueles ingredientes de filmes de ação policial, desde ao protagonista ser durão, algo recorrente desde os tempos de "Perseguidor Implacável" (1971), como também ser protagonizado por uma dupla que protagoniza alguns momentos cômicos e sendo algo que foi bastante visto na franquia "Máquina Mortífera" (1987). Agora, pegue todas essas fórmulas conhecidas e misture com tudo que já foi apresentado no cinema coreano em termos de violência, vide "Old Boy" (2003) ou "Invasão Zumbi" (2016) e tem um filme que se destaca dentro do gênero que hoje, convenhamos, se encontra desgastado.

Para o começo de conversa, é interessante que quase não é usado armas de ambos os lados do conflito, sendo que o protagonista usa mais os punhos enquanto os vilões, principalmente o principal, usa fações. O resultado é um banho de sangue e violência, desde ao típico interrogatório politicamente incorreto, como também determinadas lutas no corredor em que os personagens irão perder uma mão ou uma orelha. Não espere explicações sobre o porquê do vilão ou os seus comparsas serem tão violentos, pois não há explicação plausível, sendo que eles são apenas vilões que praticam a violência com gosto e sem nenhum remorso.

Curiosamente, o filme possui alguns momentos de desaceleração com relação a violência e dando mais espaço para o humor justamente através do protagonista e de seus colegas que se atrapalham perante as atitudes imprevisíveis do mesmo em fazer justiça.  Don Lee é um daqueles casos de atores grandalhões, mas que possui certo talento, sendo que o seu desempenho me lembra um pouco de Dave Bautista, do filme Guardiões da Galáxia (2014), porém, com muito mais talento na veia. Como não poderia deixar de ser, o final é previsível e dando espaço, logicamente, para uma inevitável continuação.

"Força Bruta" é um filme de ação Coreano em larga escala, com trama simplória, mas com alto grau de violência e que respinga sangue para o lado de fora da tela.     


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: