Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Cine Especial: Sessão Vagalume - 'Sherlock Jr.'

Sinopse: Um projecionista (Buster Keaton) está estudando para ser detetive e está apaixonado por uma moça. ... Ele sonha que é o detetive Sherlock Jr.

Embora seja um média metragem é de se espantar o quanto esse filme possui ingredientes diversos em uma única história e nos brindando com momentos inesquecíveis. Dirigido e estrelado pelo próprio Keaton, pode-se dizer que "Sherlock,Jr." é a primeira grande homenagem que um filme faz ao cinema, ou seja, um filme dentro de um filme. Se por um lado a trama começa de uma forma um tanto que discreta, do outro, logo vai tomando proporções absurdas no momento em que o seu protagonista dorme e começa a sonhar.

Antes disso, o protagonista é acusado de um pequeno crime que não cometeu. Triste, ele está trabalhando como projetista em uma sala de cinema e começa a sonhar e imaginar o filme que está passando na sua maneira. É nesse momento que o filme quebra as regras do convencional, onde vemos Keaton entrando dentro da tela do cinema e interagindo com diversos cenários a todo momento.Usando os velhos recursos de cinema que impressionam até hoje, acompanhamos o protagonista em um plano sequência mágico, até o ponto em que a câmera decide avançar a adentrar na trama em que se passa na tela. Algo parecido somente aconteceria anos mais tarde quando Woody Allen faria o mesmo no seu clássico "Rosa Purpura do Cairo" (1985).

Vale lembrar que tudo que estamos testemunhando é um sonho, uma forma do personagem manifestar os seus desejos de sucesso para adquirir a mão da mocinha da trama. Assim como "A General" (1926), Buster Keaton quase sempre interpreta o sujeito sério que busca se tornar bem sucedido na vida, mas que acaba se metendo em diversas enrascadas. O filme sintetiza uma época em que o cidadão norte americano buscava abraçar a terra das oportunidades, mas que nem sempre era correspondido.

Voltando ao sonho dentro da trama, Keaton novamente mostra porque foi pioneiro nas cenas de ação. Embora seja uma comédia, o filme não deve em nada em momentos de pura adrenalina, seja quando o protagonista está em cima de um trem, ou quando está sentado em cima de uma motocicleta em pleno movimento. Atenção para a cena em que ele é quase atropelado por um trem em momento em que a gente prende a respiração de tão espetacular.

Mais do que uma homenagem que Buster Keaton faz ao personagem Sherlock Holmes, "Sherlock,Jr." é uma declaração de amor ao próprio cinema, onde a sala de projeção se torna um ponto de fuga da realidade e fazendo a gente sonhar mesmo que brevemente. 


Sobre a Sessão Vagalume:

A próxima edição da Sessão Vagalume terá uma programação especial com três filmes: um clássico estrangeiro do cinema mudo e dois curtas-metragens brasileiros. O principal destaque é Sherlock Jr., dirigido e protagonizado por Buster Keaton. Os outros títulos são A Velha a Fiar, de Humberto Mauro, e Lipe Vovô e o Monstro, de Felippe Steffens e Carlos Mateus. As sessões serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro, às 15h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre). Os ingressos populares custam apenas R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia-entrada). 

Lançado em 1924, Sherlock Jr. é uma das obras-primas de Buster Keaton. Eleita como uma das cem melhores comédias de todos os tempos pelo American Film Institut, essa película emociona crianças e adultos até hoje. 

Estamos diante de um filme clássico e, portanto, atemporal. Os grandes gênios do cinema mudo, como Charles Chaplin e Keaton, tinham a capacidade de fazer filmes que dialogavam com públicos diversos, de diferentes idades, classes sociais e formação cultural. Capacidade essa que se mantém intacta, passados quase 100 anos de sua realização - explica Marcus Mello, programador da Cinemateca Capitólio.

Produzido em 1964 por Humberto Mauro, A Velha de Fiar é a adaptação para as telas da antiga canção popular do interior do Brasil com aspectos, tipos e costumes das velhas fazendas em decadência. Animais reais participaram da produção, rodada em preto e branco e montada em ritmo frenético. O título chegou a ser considerado como um dos primeiros videoclipes do mundo. 

É importante dizer que o curta de Humberto Mauro nunca teve a pretensão de ser um filme de vanguarda. Pelo contrário, foi realizado no âmbito de um projeto educativo, que tinha o objetivo de introduzir o cinema nas escolas brasileiras e produziu dezenas de títulos curtos. No entanto, ao traduzir em imagens um clássico do cancioneiro nacional, Mauro acabou por antecipar um gênero que se tornaria muito popular anos depois, que é o videoclipe. Nesse sentido, podemos dizer que se trata de uma obra à frente de seu tempo - comenta Marcus Mello.

Para completar o passeio, o público poderá conhecer os principais espaços da cinemateca nas visitas guiadas. Na sala de projeção, será possível ver de perto os antigos rolos de filme. O roteiro inclui ainda a biblioteca e a sala do acervo. Os passeios pelo prédio histórico inaugurado em 1928 terão início antes das sessões, a partir das 14h30min. 

Criada em julho de 2019, a Sessão Vagalume tem como objetivo oferecer um circuito alternativo de cinema infantojuvenil, ampliando a programação regular também para essa faixa etária. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.capitolio.org.br e pelas redes sociais (Facebook e Instagram - @alfabetizacaoaudiovisual) 


INFORMAÇÕES SOBRE OS FILMES:


LIPE, VOVÔ E O MONSTRO 

SINOPSE: Um menino vai passar o final de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô, e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Lipe, Vovô e o Monstro, de Felippe Steffens e Carlos Mateus (Brasil, 2016, 9 minutos). Elenco: Pedro Yan, Milton Gonçalves e Lázaro Ramos. 

VERSÃO PROJETADA: Original em português


 A VELHA A FIAR


SINOPSE: Baseado em conto popular e também em divertidas parlendas tradicionais, o curta-metragem conta a aventura de uma mulher, tão velha quanto o mundo, que vive até hoje a fiar em sua roca. Bichos participam da história: mosca, aranha, gato, cachorro, boi e uma infinidade de seres que constroem a história que a velha fia. Uma pequena jóia do cinema brasileiro, este curta-metragem, dirigido pelo pioneiro Humberto Mauro, é tido como um dos primeiros videoclipes do mundo, bem como um clássico do cinema infantil brasileiro.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: A Velha a Fiar, de Humberto Mauro (Brasil, 1964, 6 minutos). Elenco: Mateus Colaço

VERSÃO PROJETADA: Original em português


SHERLOCK JR.

SINOPSE: Um projetista e faxineiro de cinema (Buster Keaton) está apaixonado por uma garota bonita (Kathryn McGuire). Contudo, ele possui um rival, o "Sheik Local" (Ward Crane). Nenhum dos dois têm muito dinheiro. O projetista também deseja ser um detetive, e coloca suas poucas habilidades em prática quando é acusado por um rival de roubar o relógio do pai de sua namorada.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS: Sherlock Jr., de Buster Keaton (EUA, 1924, 45 minutos). Elenco: Buster Keaton, Kathryn McGuire, Joe Keaton, Erwin Connelly e Ward Crane. 


Assessor de Imprensa:

Léo Sant´Anna

(21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561

leosantanna@hotmail.com

    Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: