Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 03 A 09 DE NOVEMBRO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim.

COM AMOR E FÚRIA 


 Segunda-feira não há sessões.


Na Sala Eduardo Hirtz, às 14h45min

COM AMOR E FÚRIA (Avec Amour et Acharnement – França, 2022, 120min). Direção de Claire Denis, com Juliette Binoche, Vincent Lindon, Grégoire Colin. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Sara e Jean estão juntos há 10 anos e têm um bom relacionamento. Mas Sara começa a questionar sua vida quando François reaparece – ele foi uma antiga paixão dela e é um dos melhores amigos de Jean. Prêmio de melhor direção no Festival de Berlim 2022.


Na Sala Norberto Lubisco, às 17h30min

O CLUBE DOS ANJOS (Brasil/Portugal, 2022, 100min). Direção de Angelo Defanti, com Otávio Müller, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Marco Ricca, Augusto Madeira, André Abujamra. Vitrine Filmes, 16 anos.

Sinopse: Sete amigos mantêm, há anos, o Clube do Picadinho, com encontros mensais regados a bom vinho e boa comida. Quando acham que a confraria já não faz mais sentido, surge um cozinheiro misterioso que começa a preparar banquetes inesquecíveis. O filme é baseado na novela homônima obra de Luis Fernando Verissimo.


Na Sala Norberto Lubisco, às 14h

SEGREDOS EM FAMÍLIA (Algunas Bestias – Chile, 2019, 100min). Direção de Jorge Riquelme Serrano, com Paulina García, Alfredo Castro, Consuelo Carreño. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Uma família viaja para uma ilha deserta no sul do Chile, com o sonho de construir um hotel no local. Quando o homem que os ajudou a atravessar desaparece, a família fica presa na ilha. Com frio, sem água e sem expectativas de serem salvos, os ânimos se exaltam, revelando o lado animal que existe em cada um.


Na Sala Norberto Lubisco, às 15h50min

PETER VON KANT (França, 2021, 90min). Direção de François Ozon, com Denis Ménochet, Isabelle Adjani, Khalil Ben Gharbia. Bonfilm, 16 anos. Drama.

Sinopse: O diretor francês revisita a peça “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant” (1972), do dramaturgo alemão Rainer Werner Fassbinder, trocando o gênero do seu protagonista. Agora, o personagem principal é Peter von Kant, um artista egocêntrico que maltrata as pessoas que o cercam. Tudo muda quando Peter se apaixona pelo jovem ator Amir, a quem promete abrir as portas da indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que Amir ganha fama, ele obriga Peter a lidar com seus próprios demônios.


Na Sala Norberto Lubisco, às 19h30min

NOITES DE PARIS (Les Passagers de la Nuit – França, 2022, 110min). Direção de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter, Noée Abita. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: No início dos anos 1980, a eleição do socialista François Mitterrand é festejada com esperança pelos franceses – mas Elizabeth acaba de se separar do marido e precisa cuidar sozinha dos dois filhos adolescentes. O emprego noturno em uma rádio surge como fonte de renda alternativa e também como uma possibilidade de recomeçar, principalmente depois que a protagonista decide levar para casa uma jovem problemática chamada Talulah. O filme faz várias citações à obra do cineasta francês Jacques Rivette (1928 – 2016), que Hers considera seu grande mestre.


Na Sala Eduardo Hirtz, às 17h

O LIVRO DOS PRAZERES (Brasil, 2019, 105min). Direção de Marcela Lordy, com Simone Spoladore e Javier Drolas. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Professora do ensino fundamental, melancólica e reservada, Lóri vive só. Num acaso, ela conhece Ulisses, um reconhecido professor de filosofia, argentino egocêntrico e provocador, mas que ainda não entendeu nada sobre as mulheres. É com ele que Lóri aprende a amar enfrentando sua própria solidão. O filme é baseado no romance “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector.


Na Sala Eduardo Hirtz, às 19h

MARTE UM (Brasil, 2021, 115min). Direção de Gabriel Martins, com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião. Embaúba Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Os Martins, uma família negra de classe média baixa, vivem na periferia de uma grande cidade brasileira – e, apesar da situação do país, tentam equilibrar suas expectativas e dificuldades. A mãe, Tércia, acha que está amaldiçoada depois de levar um susto, enquanto a filha mais velha planeja ir morar com a namorada. O pai, Wellington, que trabalha como porteiro, sonha com o dia em que o filho mais novo será um jogador de futebol, mas Deivinho sonha mesmo em viajar para Marte. O filme foi um dos destaques do Festival de Gramado 2022, com o prêmio especial do júri e os Kikitos de melhor roteiro e júri popular.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Nenhum comentário: