Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cine Especial(HQ): ESTRANHOS NO PARAÍSO: PARTE 2

ESTRANHOS NO PARAÍSO - SONHO COM VOCÊ 

Não sei porque, mas eu.. sonho com você.
Te perdendo...sonho com você. Ainda sonho.
Será que é assim com você?
Falar “oi” e dar ‘tchau”
Será cruel?
Como eu faço para esquecer você?
Mesmo assim, te perdendo, sonho com você.
Te perdendo...
sonho com você, ainda sonho.
Não sei porque, mas eu...sonho com você.
Te perdendo...

...Eu sonho.
  
Sinopse: O que fazer quando o passado volta para eliminar você? Katchu é uma bela jovem, que leva uma vida tranqüila. Independente e audaciosa, ela adora sua melhor amiga, Francine, uma neurótica simpática com um coração de ouro, e acompanha intrigada as investidas do insistente David.
Tudo está na mais santa paz até que pessoas misteriosas surgem à sua procura. Ao ver desmoronar seu idílio, ela percebe que jamais se livrou do passado, que agora retorna, pondo em risco sua vida e a daqueles que mais ama.Desde o início tranqüilo desta história de amor e amizade até seu clímax aterrador e violento, você acompanhará a intimidade de três amigos que, num belo dia, sem que a vida se desse ao trabalho de avisá-los, descobriram-se Estranhos no Paraíso.
 

Após um inicio em que se ficava na duvida se a série prosseguiria ou não, Terry Moore prosseguiu com a trama em outra editora, isso graças à força que teve com as criticas positivas e pelo carinho do publico que leu o primeiro arco. Estranhos no Paraíso – Sonho Com Você era mais um exemplo do que viria no decorrer da série: romance, drama, policial e suspense. Se alguém estranhou essas duas últimas características não muito vistas no arco anterior, pode ter certeza que esse clima mais pesado será visto com alguma freqüência ao longo da série.
O caso que Sonho Com Você revela um pouco do passado nebuloso de Katchoo: antes de ter abandonado a escola e a casa em que vivia, ela havia sido infelizmente violentada pelo seu padrasto e sua mãe se cegando para não enxergar a verdade. Não tendo escolha, Katchoo foi morar nas ruas de Los Angeles, onde conheceu uma garota chamada Emma, que embora tenha á levado ao mundo da prostituição, ambas criarão uma forte amizade. Infelizmente essa amizade trouxe também o inferno astral para Katchoo, pois foi ai então que ela conheceu Darci Parker, personagem mais maquiavélico da série e com fortes ligações com David.
Embora o traço de Terry Morre seja limpo e simples, ao mesmo tempo ele cria um clima sombrio devido a historia e isso graças a um desenho que se apresenta com muitas sombras, que remete muito bem o clima do cinema noir e até mesmo as clássicas HQ de  Will Eisner (Um Contrato com Deus) no qual Moore sempre declarou ser a sua maior inspiração. O ápice da trama é quando Katchoo revê pela ultima vez a sua amiga Emma, que infelizmente está morrendo de AIDS. 

 Com certeza foi graças a essa seqüência que a serie se consagrou, ganhando prêmios e o respeito tanto do publico como da critica, pois era algo raro em uma HQ tocar num assunto tão espinhoso como esse. Mas Terry sintetizou com delicadeza, amor, poesia e que fez com que fortalecesse ainda mais a idéia, de que o verdadeiro "porto seguro" de toda pessoa que vive nesse mundo, está quando nos entregamos por completo para aqueles que realmente amamos.
Isso se fortaleceria ao longo da série, principalmente no arco Santuário (minha leitura preferida desse ano), em que coloca amizade e o amor da trindade em cheque, pois por mais que Katchoo quisesse fugir, o seu passado nebuloso sempre bateria na sua porta, para não só colocar a sua vida em risco, como também das pessoas próximas a ela. Publicado em dezembro de 1999 pela Via lettera, infelizmente a editora cometeu a gafe de ter publicado esse arco dividindo em dois volumes, sendo que eu não tenho a segunda parte e que mostra a verdadeira origem de David e sua ligação com Darci Parker.
Como eu havia dito na primeira postagem, Estranhos no Paraíso vale a pena ser procurado nos sebos da cidade e com certeza uma hora ou outra farei minha busca para achar esse volume 2 desse arco, pois vale o esforço.  
   
Estranhos no Paraíso: A Vida é bela  

Sinopse: Katchoo e Francine estão tentando colocar suas vidas em ordem, após o atentado à vida da primeira, e seu longo período de convalescença. Mas, para complicar as coisas, dois homens importantes no passado das "heroínas" reaparecem inesperadamente. Um é David Parker, o jovem irmão da "vilã" da série, que é perdidamente apaixonado por Katchoo. O outro é o azarado Fred Femurs, que nunca se recuperou do término de seu namoro com Francine. O reaparecimento desses dois personagens desencadeia uma trama, que mistura noivas vingativas, biquínis desaparecidos, brigas numa locadora de vídeos, traições, casamentos desfeitos, tatuagens comprometedoras, uma divertida viagem ao Havaí e mais revelações sobre o passado misterioso de Katchoo. 

Como eu conheci Estranhos no Paraíso a partir do arco Love Me Tender, esse é mais um volume que eu não tenho da série infelizmente. Tudo que eu sei desse arco, é que ele compila os últimos números que Terry Moore escreveria para serie dentro de uma editora de lá, mas assim que ele saiu, inaugurou a sua própria, Abstract Studio, no qual ele estendeu a série até o numero noventa.   
Espero uma hora conseguir esse volume para então escrever sobre ele para vocês.  


 Me Sigam no Facebook e Twitter:  

4 comentários:

LEO disse...

A série é interessante mesmo, e merecia uma repercussão maior no mercado brasileiro...

a série tá bem atrasada aqui, mas republicar o começo tbm é uam boa forma de atrair novos leitores pro título!!

Marcelo Castro Moraes disse...

Pois é, sendo que eu acredito, que mesmo a série tenha criado um pequeno publico fiel aqui no Brasil, o publico em geral não estava ainda preparado para uma HQ como essa dessa temática.
Atualmente vivemos numa realidade diferente, onde existe inúmeras HQ diversificadas e portanto dar continuidade a série ou começa-la desde o inicio, é a hora certa.

Venerável Victor disse...

Ótima opção de leitura para quem curte quadrinhos e está cansado do gênero Heróis/mangá/ficção científica.

Marcelo Castro Moraes disse...

Como eu disse acima Victor, vivemos num mercado de HQ mais diversificado e portanto achar HQ com um conteúdo que passa longe do previsível é bem mais fácil hoje em dia.