Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Cine Especial(HQ): ESTRANHOS NO PARAÍSO: PARTE 4


E DESDE QUE VOCÊ SE FOI
MEU AMOR PASSOU MAIS UM DIA
LONGE DE MIM,
E AGORA ESTOU APRENDENDO
COMO É O MUNDO SEM VOCÊ
EU MAL POSSO VER
O QUE VALE A PENA PRA MIM 


Estranhos no Paraíso: Inimigos Mortais 

Sinopse: As vidas destes personagens estão de pernas para o ar. Enquanto Katchoo começa uma busca pelo desaparecido David, Francine encontra-se mais uma vez com seu abusivo e egoísta ex-namorado, Freddie Femurs. Mas esse contato leva Francine a descobrir que a obcecada Darcy Parker mantém Katchoo em constante vigilância há tempos. E as coisas só pioram quando Katchoo é seqüestrada por Darcy e sua quadrilha, para que a moça realize, à força, um último “serviço” para a organização e ajude a perigosa mulher a concretizar seu plano mais sórdido. Dessa forma, não resta outra opção a Francine a não ser pedir ajuda ao Detetive Walsh para resgatar a amiga a quem, talvez, ame de uma maneira que não tem certeza de estar pronta a aceitar.

Estranhos no Paraíso: Inimigos Mortais marca a estréia da série dentro da editora HQ Maniacs, que diferente das outras editoras, até agora caprichou em cada volume que foi lançado e com direito a uma capa luva. Contudo, o mesmo não se pode dizer sobre o tempo de lançamento de uma edição para outra, sendo que o recente Santuário foi lançado seis anos depois de Nos tempos de Colégio, mas isso deixarei para eu falar mais adiante.
Embora no volume anterior Francine e Katchoo permaneceram juntas, David continuou desaparecido e o que leva Katchoo em busca dele. Infelizmente a loira acaba sofrendo maus bocados, pois na busca por David, acaba caindo na armadilha de Darcy Parker, que foi chefe e amante dela no passado. Vista anteriormente em Estranhos no Paraíso: Sonho Com Você, Darcy era mais do que uma dona de negócios, mas sim pertencente há uma organização que se auto intitula os “6 poderosos”, cujo o objetivo é controlar a Casa Branca, através de assassinatos, sexo e chantagens. Aqui o humor é bem deixado de lado, sendo que ele só surge quando Francine vai tirar satisfações do seu ex namorado Frediee (devido há umas fotos e biquíni), mas esse lado cômico para por ai. Do inicio ao fim, Terry Moore cria uma verdadeira novela policial, que não deve em nada a outras historias do gênero, como no caso de 100 balas, que por sinal, até lembra em alguns momentos.

Visualmente, é o arco que mais possui detalhes nos desenhos, onde Moore cria tantos, que sempre quando revisitamos as paginas, acabam surgindo algo de novo. Bom exemplo é nas paginas 55,56,57 e 58, onde Katchoo esta escondida nos arbustos da mansão de Darcy e ouvindo uma conversa dela e com David. São imagens incríveis, cujo preto e branco tornam muito mais belo de se olhar. Mas além de visualmente bonito, Terry Moore consegue algo raro nas HQ: nas paginas 20,21 e 87,88,89 e 90 ele consegue de uma forma soberba, transitar entre o universo das HQ para literatura, sendo que essas paginas citadas existe somente texto e fazendo com que a gente tenha a sensação de não estar mais segurando um Graphic novel, mas sim um livro muito bem escrito.
De todos os volumes, Estranhos no Paraíso: Inimigos Mortais é o que também tem o maior numero de personagens, sendo que todos estão ligados um ao outro numa verdadeira teia de eventos e o que os leva a todos até o ultimo ato, onde acontece um verdadeiro cheque mate. É engraçado observar que os personagens principais até que não fazem muito esforço para se livrarem da vilã, sendo que ela própria acaba se destruindo, mesmo com tanto poder em mãos. Pode-se dizer que, o que mais sofreu para se livrar de Darcy foi próprio David, numa seqüência que é o verdadeiro ápice do volume. Criando coragem, David decide ir embora da mansão de Darcy e do seu mundo, mas a vilã surta de vez e quase mata o seu próprio irmão. Num dialogo doentio, Darcy não só revela suas reais ambições como também os verdadeiros sentimentos (doentios) que sente por David.
  
Após (aparentemente) queda dos vilões, a trindade novamente ficou junta novamente, num final que encerra bem e sem deixar quase nenhuma ponta solta. Mas embora Darcy tenha partido dessa para melhor, o seu mundo estava mais vivo do que nunca e um dia voltaria para assombrar os três protagonistas futuramente. Inimigos Mortais é um arco essencial para melhor entendimento sobre essas pessoas que sempre surgem do nada para infernizarem nossos protagonistas e para compreendermos melhor a real natureza de Katchoo, que sempre vive brigando contra o seu passado. 


Me Sigam no Facebook e Twitter:  

2 comentários:

LEO disse...

Excelente matéria, Marcelo...

tem sido interessante acompanhar a trajetória da série. ainda espero q um dia relancem ela desde o começo pra ajudar a formar novos leitores!!!

Abs!!

Marcelo Castro Moraes disse...

Pois é Leo, mas para isso acontecer, eu acho que talvez fosse melhor que a série trocasse de editora e fosse para a Panini, porque embora exista alguns atrasos, eles publicam de forma regular e chegando há um ponto de concluir inumeras séries. Pegamos por exemplo o selo Vertigo, que anda na melhor fase aqui no Brasil.

Nada contra a editora HQ Maniacs, pois as edições que eles lançam são bem caprichadas, mas ficar lançando num espaço de tempo grande como esse, tende a gente não ver a conclusão da série tão cedo por aqui.