O HOSPEDEIRO
sinopse: Na beira do
rio Han moram Hie-bong (Byeon Hie-bong) e sua família, donos de uma barraca de
comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du (Song Kang-ho), tem 40 anos,
mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o
filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo (Ko
Ah-sung), filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia surge
um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de
Hie-bong. É quando, em busca da menina, os membros da família decidem enfrentar
o monstro.
Um novo cinema foi
descoberto no início do século 21, sendo mais precisamente o cinema Coreano. Isso
foi graças ao sucesso da trilogia da vingança comandada por Chan-wook Park, cujo
seu filme mais conhecido acabou sendo OldBoy. Premiado em Cannes e tendo tido
reconhecimento mundial, o cinema Coreano foi cada vez mais observado e com isso
as distribuidoras internacionais não pensaram duas vezes em distribuir esse
genial filme de terror. O diretor Bong Joon-ho aqui, dá verdadeira aula de como
se faz um verdadeiro filme de monstros, ao começar pela primeira aparição do
bicho, que vai de genial, realista e completamente imprevisível. Com toques de
humor negro, o filme também aproveita para alfinetar o governo norte americano,
que mesmo sem querer, é responsável pela criação da criatura. Ao mesmo tempo a
trama aproveita para explorar o tema da segunda chance com os protagonistas,
cujos seus destinos são imprevisíveis aos olhos do cinéfilo. Não me admiraria
se Hollywood quisesse fazer uma bendita refilmagem devida suas faltas de idéias
no gênero.
Mother - A Busca pela Verdade
sinopse: Uma mãe
tenta desesperadamente encontrar o homem que incrimou o filho pelo assassinato
que cometeu.
O diretor Coreano
Bong Joon-ho deu boas aulas aos cineastas japoneses de como se faz um filme de
monstros com o seu O HOSPEDEIRO e pelo visto não pretende ficar preso há um
único gênero, mas sim tentar fazer diversos. Porém, se tem algo em comum nos seus filmes até
agora, é suspense com toques de humor negro. Em Mother- A Busca pela verdade o
diretor cria uma bela historia de filme policial em que nem tudo é o que parece,
ao mostrar uma mãe obstinada a todo o custo a livrar o filho da cadeia por um
crime que ela acredita friamente que ele não cometeu.
Mas o que leva a protagonista a ir tão longe? Seria por amor ao filho? Culpa por algo do passado? Ou simplesmente não encarar certos fatos? Esses e outros assuntos são explorados de forma exemplar pelo diretor com um roteiro criativo e o uso da medida certa com a sua câmera em momentos de suspense (a cena que a protagonista se esconde num quarto de uma casa é ótimo) e momentos de diálogos fortes como, por exemplo, entre a mãe e o filho na prisão.
Kim Hye da um show de interpretação ao fazer a protagonista mãe insistente e investigativa, onde acaba guardando certas camadas de culpa dentro de si, mas Won Bin não fica atrás ao interpretar um adulto com problemas mentais e passar para nós as incertezas sobre suas ações.
Mas o que leva a protagonista a ir tão longe? Seria por amor ao filho? Culpa por algo do passado? Ou simplesmente não encarar certos fatos? Esses e outros assuntos são explorados de forma exemplar pelo diretor com um roteiro criativo e o uso da medida certa com a sua câmera em momentos de suspense (a cena que a protagonista se esconde num quarto de uma casa é ótimo) e momentos de diálogos fortes como, por exemplo, entre a mãe e o filho na prisão.
Kim Hye da um show de interpretação ao fazer a protagonista mãe insistente e investigativa, onde acaba guardando certas camadas de culpa dentro de si, mas Won Bin não fica atrás ao interpretar um adulto com problemas mentais e passar para nós as incertezas sobre suas ações.
Me sigam no Facebook, twitter e Google+
Nenhum comentário:
Postar um comentário