Nos dias 24 e 25 de Outubro eu estarei me encaminhando para
minha 40ª participação nos cursos do Cena Um. Na próxima aula o tema será sobre
o gênero Noir, que será ministrado pelo Doutor de Cinema Fernando Mascarello.
Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu estarei postando sobre os
filmes que eu assisti desse cinema inovador, corajoso para a época e que se não
fosse por eles, não existiria filmes como Pulp Fiction ou Sin City.
Até a vista querida
Sinopse: O
ex-prisioneiro Moose Malloy (Mike Mazurki) contrata o detetive Philipe Marlowe
(Dick Powell) para localizar Velma (Claire Trevor), uma ex-namorada que o
delatou, porém por quem ainda é apaixonado. Só que o caso dá uma reviravolta
quando o detetive Marlowe também é contratado por Helen Grayle (Claire Trevor),
uma mulher da alta sociedade, que lhe pede que resgate uma pedra roubada e que
se livre de um chantagista.
Baseado em um romance
homônimo, "Até a Vista, Querida" é considerado uma das melhores
adaptações da obra de Raymons Chandler. Em meados dos anos 40, Dick Powell
decidiu mudar a sua distinta imagem de cantor romântico, representando o
detetive durão Philip Marlowe, criado por Raymond Chandler.
Um Retrato de Mulher
Sinopse: O professor
Wanley, do colégio Gotham, e seus amigos estão obcecados por uma bela mulher.
Ele vai até o apartamento dela, mas encontra com seu namorado e, depois de uma
briga, acaba o matando. O professor precisa manter sua boa reputação, e para
isso precisa esconder o crime que cometeu.
Com um final
destoante da forma como toda a história estava sendo conduzida mas o que
importa, de fato, é todas as características que fazem de Um Retrato de Mulher
um dos filmes responsáveis pelo surgimento do cinema noir, principalmente a
questão da mulher fatal ou femme fatale: a mulher misteriosa, entre a sagrada
mãe, esposa e dona-de-casa e a mulher “vulgar”, ou seja, aquela que não ligava
para as regras da sociedade da época e fazia o que queria.
A Dama do Lago
Sinopse: Hollywood,
anos 40. Phillip Marlowe, detetive particular, é encontrado pelo editor Derace
Kingsby, para encontrar sua última esposa, que no mês anterior teria enviado um
telegrama, dizendo que estava indo para o México, para se casar com um homem
chamado Chris Lavery. Entreanto, Kingsby avistara recentemente Lavery em
Hollywood, e este demonstrou desconhecer a viagem ao México. Marlowe começa sua
investigação na casa de campo da família ao lado de um lago.
Baseado no livro de
Raymond Chandler, o longa se tornou notável por ser inteiramente filmado a
partir do ponto de vista do detetive. Montgomery, que também assinou a direção,
aparecia na tela apenas quando era refletido num espelho.
À Beira do Abismo
Sinopse: Bogart é o
detetive particular Philip Marlowe, que se vê numa delicada situação ao ser
contratado por Carmen (Martha Vickers), a jovem filha do General Sternwood
(Charles Waldron). O trabalho é ser responsável pela segurança da família, mas
Marlowe imediatamente se apaixona pela irmã de Carmen, Vivien (Lauren Bacall) -
ainda que no início a moça não tenha simpatizado com o detetive.
Até a realização deste
filme, ninguém havia percebido a “química” entre Bogart e Bacall na tela. O
casamento tempestuoso de Bogart com Mayo Methot entrou em declínio assim que a
bela loura entrou em cena, mas a ruptura definitiva ocorreu no início destas
filmagens.O detetive particular durão vivido Philip Marlowe investiga um
assassinato que envolve chantagem, ninfomaníacas e gangues perigosas em ruas
escuras e lugares sujos de Hollywood. Marlowe é um detetive impassível, não
teme o submundo em que se meteu para desvendar a trama, afinal, é o seu
habitat.
Nenhum comentário:
Postar um comentário