Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Yesterday' - O Sonho Não Acabou

Sinopse: Após sofrer um acidente, o cantor e compositor Jack Malik acorda numa estranha realidade. Nesse mundo, ele é a única pessoa que lembra da existência da banda britânica Beatles.  

Não me surpreenderia se a ideia do multiverso apresentada em "Vingadores - Ultimato" possa posteriormente render inúmeros filmes que explorem as possíveis realidades alternativas de nossa própria história. Imagine, por exemplo, você acordar um dia e ser o único a se lembrar de que houve a queda do muro de Berlim, ou de que existia a franquia "Star Wars", mas que nessa realidade não existe uma coisa nem outra. "Yesterday" é criativo ao explorar essa realidade cheia de possiblidades e ao mesmo tempo proporcionando uma sessão nostálgica para todos os amantes de uma boa música.
Dirigido por Danny Boyle, de filmes como "Quem Quer Ser Um Milionário?" (2008), o filme conta a história de Jack (Himesh Patel), um cantor e compositor e que deseja fazer sucesso com as suas músicas. Certa noite acontece um blecaute mundial e nesse exato momento Jack é atropelado na rua. Quando ele acorda ninguém do mundo conhece mais os Beatles, tão pouco as suas músicas, e com isso ele decide fazer carreira com as letras de sucesso que eles haviam criado no passado.
Danny Boyle está quase irreconhecível neste filme, já que estamos acostumados pela sua edição vertiginosa e nenhum pouco convencional. Aqui ele dá uma puxada de freio e dando destaque maior ao tema principal do filme que são os próprios Beatles e de sua importância com relação as suas músicas ao longo das décadas. Com isso, o cineasta faz uma verdadeira declaração de amor a todo momento para a banda, principalmente quando nós ouvimos as suas clássicas músicas pela voz de Himesh Patel, que vai desde  “Let it Be”, “Here Comes the Sun” a “The Long & Winding Road”.
É claro que, ao longo do filme, ficamos nos perguntando até quando Jack irá aguentar o fardo de estar mentindo e carregando um sucesso vindo de músicas das quais ele nem se quer havia criado. Até lá, o filme transita em situações cômicas que Jack vai testemunhando, como no caso dessa realidade não ter também, por exemplo, cigarros ou Coca Cola. Atenção para a cenas em que ele procura tais itens pela internet e se tornando momentos incrivelmente hilários.
Himesh Patel se sai bem em um papel que transita entre os momentos de humor e dramáticos e se tornando uma das grandes revelações do ano. Destaco também as atrizes Lily James, do filme "Ritmo de Fuga" (2017) e Kate McKinnon, do filme "Caça Fantasmas" (2016), sendo que essa última sintetiza muito bem as engrenagens que movem o mundo da música atual e fazendo dos seus astros meros produtos para se gerar lucro. Infelizmente o filme descamba um pouco para as velhas fórmulas das típicas comédias românticas que hoje em dia andam fora de moda, mas nada que prejudique o resultado final da obra.
Com a participação surpresa de uma figura que é um ícone do universo da música, "Yesterday" é uma deliciosa homenagem a uma das maiores bandas de todos os tempos e que irá encantar todo aquele que curte uma boa música de tempos mais dourados.  


Joga no Google e me acha aqui:  

Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: