Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Cine Dica: Hong Sangsoo, Jia Zhangke, Sessão Vagalume e Debate de Ideias (5 a 11 de setembro)

FILME DE HONG SANGSOO ABRE MOSTRA O CINEMA DA ÁSIA SESSÃO VAGALUME APRESENTA OBRA-PRIMA DE MIYAZAKI JIA ZHANGKE EM DEBATE DEBATE DE IDEIAS COM JEAN-BAPTISTE MALET
 Hotel às Margens do Rio

Na quinta-feira, 5 de novembro, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a sessão de abertura da mostra O Cinema da Ásia com o filme O Hotel às Margens do Rio, o mais novo longa-metragem do celebrado diretor sul-coreano Hong Sangsoo, drama familiar com breves momentos cômicos e oníricos. A magnífica atuação de Ju-bong Gi foi consagrada com o prêmio de melhor ator no Festival de Locarno de 2018, evento que marcou a estreia mundial do filme.
No sábado, 7 de setembro, às 18h, o diretor e professor Eduardo Wannmacher participa de um debate após a exibição de O Mundo, um dos filmes mais importantes do realizador chinês Jia Zhangke. Produzida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual, a Sessão Vagalume, que exibe filmes para crianças de todas as idades, apresenta nos dias 7 e 8 de novembro, sempre às 14h, a versão dublada da animação O Castelo Animado, de Hayao Miyazaki, uma das obras-primas do Studio Ghibli.  
O valor do ingresso para as sessões da mostra O Cinema da Ásia é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos. A programação completa está disponível no site: http://www.capitolio.org.br/novidades/3468/o-cinema-da-asia/

DEBATE DE IDEIAS COM JEAN-BAPTISTE MALET
A Aliança Francesa Porto Alegre promove um Débats d’Idées com o jornalista investigativo Jean-Baptiste Malet. Sua recente investigação sobre a geopolítica da pasta industrial de tomate, L'Empire de l'or rouge (O império do ouro vermelho, Fayard, 2017), traduzida em vários idiomas, foi recompensada com o Prêmio do Livro Albert-Londres em 2018, dando origem ao documentário que será apresentado no dia 8 de setembro, às 18h, na Cinemateca Capitólio Petrobras. A exibição será seguida de um bate-papo com o jornalista, mediado pelo coordenador do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, Milton do Prado. Entrada franca.
O francês é colaborador do jornal Le Monde Diplomatique e escreveu vários livros e documentários, incluindo uma reportagem polêmica sobre a gigante Amazon (En Amazonie, Fayard, 2013) que provocou muitas discussões sobre a precariedade das condições de trabalho dos funcionários da empresa americana. O Débats d’Idées é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre e Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Timac Agro e apoio da Cinemateca Capitólio.

O Império do Ouro Vermelho
(Franla, 54 minutos)
Fruta para o botânico, vegetal para o oficial da alfândega, barril para o comerciante. Em menos de um século, os tomates se tornaram um alimento básico para a humanidade. Processados na fábrica, embalados em um barril de concentrado, esses tomates circulam de um continente para outro. Para contar a espetacular difusão universal desse tomate que todo mundo consome, era necessário um afresco global. O vermelho de molho e ketchup - pizza e hambúrguer - nos conta uma história pouco conhecida do capitalismo agroindustrial que acaba por estar nas origens da globalização: dos catadores uigures de Xinjiang, na China, aos magnatas do tomate da Califórnia. Dos industriais italianos aos produtores africanos, a história da indústria do tomate e sua divisão internacional do trabalho contemporâneo nos oferecem uma narrativa inesperada que expõe a complexidade do nosso mundo.

GRADE DE HORÁRIOS
5 a 11 de setembro de 2019

5 de setembro (quinta-feira)
14h – No Coração do Mundo
16h – Cassandro, O Exótico
20h – Hotel às Margens do Rio

6 de setembro (sexta-feira)
14h – No Coração do Mundo
16h – Cassandro, O Exótico
18h – Rua Secreta
20h – Esplendor

7 de setembro (sábado)
14h – Sessão Vagalume: O Castelo Animado
16h15 – Rua Secreta
18h – O Mundo + debate com Eduardo Wannmacher

8 de setembro (domingo)
14h – Sessão Vagalume: O Castelo Animado
16h15 – Quando os Meus Pais Não Estão Em Casa
18h – Debate de Ideias (O Império do Ouro Vermelho)
20h – Assunto de Família

10 de setembro (terça-feira)
15h – Norte, O Fim da História
19h30 – Creepy

11 de setembro (quarta-feira)
14h – No Coração do Mundo
17h – Em Chamas
19h30 – Cemitério do Esplendor

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

Nenhum comentário: