Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Cine Especial: Clube De Cinema De Porto Alegre: 'Adeus a Noite' - Geração Em Conflito

Sinopse: Muriel fica emocionada ao ver Alex, seu neto, que veio passar alguns dias na casa dela, antes de ir morar no Canadá. Intrigada com o comportamento do rapaz, Muriel logo descobre que ele está mentindo para ela. A verdade é que Alex está se preparando para uma outra vida. Desesperada, ela terá de agir muito rapidamente. 

Aos menos, as duas primeiras temporadas de "Homeland" (2011) fez levantar diversos debates sobre a questão do que leva uma pessoa comum a se converter em uma religião, por vezes, radical. Em tempos atuais, onde cada vez mais se tem uma geração perdida sobre o que quer da vida, essas questões devem ser necessariamente debatidas em uma roda de conversas. "Adeus a Noite" nos faz refletir sobre o papel dessa nova geração de jovens perante a determinados conceitos religiosos que são, por vezes, sedutores.  
Dirigido pelo cineasta André Téchiné, do filme "Quando Se Tem 17 Anos" (2016), o filme conta a história de Muriel (Catherine Deneuve), uma mulher idosa que viveu na Argélia durante muitos anos, e hoje comanda uma fazenda na França, onde diversos jovens de talento são treinados para a equitação. Ela possui um carinho especial pelo neto Alex (Kacey Mottet Klein), com quem não se encontra há anos. Quando o neto enfim decide visitá-la, Muriel se surpreende ao descobrir que ele se converteu ao islamismo, e possui ideias bastante radicais.  

Conheça e anuncie na Rádio Cultura Cigana. https://radioculturacigana.minhawebradio.net/

Embora tendo uma narrativa com contornos dramáticos, André Téchiné surpreende ao apresentar o filme com uma edição ágil, onde há sempre alguma coisa acontecendo, mesmo quando o mote principal da trama ainda não acontece. Uma vez que avó e neto se reencontram, o filme começa girar em torno deles, onde um analisa o outro e fazendo a gente se perguntar quando tudo irá começar a transbordar. Alex, por exemplo, não perde o seu tempo em tentar disfarçar, ao ponto de se apresentar como um jovem, por vezes, instável e não escondendo o conflito interno vindo dos seus olhos.   
É através dele que o filme toca em um assunto delicado, onde se fala de uma geração francesa cada vez mais vivendo do vazio do dia a dia e sendo facilmente seduzida pela aventura. Na medida que começamos a descobrir o mundo secreto de Alex, constatamos que os líderes da religião do Islan vende uma proposta de liberdade contra o sistema, contra o capitalismo e fazendo assim o jovem mergulhar em promessas que dificilmente serão cumpridas pelos mesmos. Em tempos atuais, em que o capitalismo, conservadorismo, política e religião tem tornado tudo cada vez mais difícil ao redor do mundo, o filme é corajoso ao tocar na ferida onde muitos não aceitam que isso seja debatido. 
Catherine Deneuve novamente se sai bem em uma interpretação, por vezes, contida, mas que fala sobre uma pessoa com diversos dilemas. Na medida em que a trama avança, ela fica dividida em tentar salvar a vida do seu neto, mas também correndo o sério risco de perde-lo. O ato final, aliás, mostra uma mulher cheia de conflitos internos, mas tendo a consciência que tudo seria pior se não agisse conforme o que sentia por dentro.  
"Adeus a Noite" é sobre uma França que vive da sombra do medo, mas também tendo forças para enfrentar os obstáculos e agir para não perder o seu próximo.  

Conheça e anuncie na Rádio Cultura Cigana.

Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  
Mais informações através das redes sociais:
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: