Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Cine Dica: Inscrições abertas para o curso Pocket Cinema: da telinha para o telão

Pocket Cinema: da telinha para o telão 
 Curso inédito abordará todas as etapas da produção audiovisual profissional:
roteiro, planejamento, realização das filmagens, edição e pós-produção
Vagas limitadas!

Estão abertas as inscrições para o Pocket Cinema: da telinha para o telão, um curso completo, da teoria à prática, abrangendo todas as etapas da produção audiovisual. As aulas serão ministradas de 12 de outubro a 09 de dezembro, por profissionais reconhecidos do mercado: Alfredo Barros, Cassio Tolpolar, Daniel Dode e Kiko Ferraz.
Em 9 encontros serão abordadas todas as etapas de elaboração de um projeto de video: roteiro, planejamento, realização das filmagens, edição e pós-produção. Com exercícios práticos, os participantes serão guiados na realização de seus próprios curtas-metragens, captados com seus celulares. Por fim, os filmes produzidos no curso serão exibidos no cinema.
O curso é voltado aos interessados em aprender o processo para a criação de produtos audiovisuais (filmes), seja ficção, documentário, filme publicitário ou para Youtube e outras redes sociais. Não é necessário experiência prévia ou equipamentos específicos.
Mais informações pelo e-mail cursopocketcinema@gmail.com ou whatsapp: (51) 9998.6691. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no https://www.sympla.com.br/pocket-cinema__632361

* 4 finais de semana e apresentação final, entre outubro e dezembro 2019;
* 9 encontros;
* 45h de aula;
* Serão produzidos até 5 filmes de 90 segundos;
* Apresentação em sala de cinema com presença de críticos e profissionais da área.

Mais informações:
cursopocketcinema@gmail.com | whatsapp: (51) 9998.6691
Programação completa e inscrições: https://www.sympla.com.br/pocket-cinema__632361
📱💥Preço especial para inscrições até 19/09! 📱💥

CONTEÚDO:
PRIMEIRO FINAL DE SEMANA – 12 e 13/OUT
Local: Cinemateca Capitólio, R. Demétrio Ribeiro, 1085

Aula 1 - ROTEIRO – 12/10 (sábado)  – das 14h às 17h
- Apresentação do curso: desafios e regras;
- Logline, sinopse, argumento e roteiro;
- Exemplos de curtas;
- Exercício;
- Divisão em grupos;

Aula 2 - ETAPAS DA REALIZAÇÃO -  13/10 (domingo) – das 14h às 17h
- Pitching - apresentação e escolha dos roteiros a serem produzidos
- Distribuição de tarefas;
- Descrição das etapas de realização: pré-produção, filmagem e pós-produção;
- Visualizando o roteiro: planificação – do papel para a tela;
- Exercício: escaleta do roteiro;

SEGUNDO FINAL DE SEMANA – 09 e 10/NOV 
Local: Cinemateca Capitólio, R. Demétrio Ribeiro, 1085

Aula 3 - A IMAGEM E O TEMPO  – 09/11 (sábado) – das 14h às 17h
- Apresentação de dúvidas;
- Fragmentação = decupagem + articulação;
- Intenções criativas, motivação autoral;
- A construção do plano;
- A construção da cena;
- Questões técnicas de filmagem;
- Exercício.

Aula 4 - A MONTAGEM E O SOM – 10/11 (domingo)  – das 14h às 17h
- Ritmo e narrativa
- Aplicativos e softwares aceitos no curso;
- Recursos técnicos da montagem;
- Questões técnicas de captação de som;

TERCEIRO FINAL DE SEMANA – 23 e 24/NOV
Local: Ilha de Edição, Rua Marquês do Herval

Aula 5 - PRÁTICA DE EDIÇÃO 1 – 23/11 (sábado) – das 9h às 21h
- Edição dos curtas por ordem de chegada;
- Exportação do material para pós de imagem e som.

Aula 6 - PRÁTICA DE EDIÇÃO 2 – 24/11 (domingo) – das 9h às 21h
- Edição dos curtas por ordem de chegada.
- Exportação do material para pós de imagem e som.

QUARTO FINAL DE SEMANA – 30/NOV e 01/DEZ 
Local: Post Frontier e KF Studios - Rua João Abbot

Aula 7 - PÓS PRODUÇÃO 1 – 30/11 (sábado) – das 9h às 21h
- Color Grading;
- Edição de som; 
- Mixagem.

Aula 8 - PÓS PRODUÇÃO 2 – 01/12 (domingo) – das 9h às 21h
- Color Grading;
- Edição de som; 
- Mixagem.

ÚLTIMO ENCONTRO - SEGUNDA FEIRA – 09/DEZ
Local: Cinemateca Capitólio, R. Demétrio Ribeiro, 1085
Aula 9 – APRESENTAÇÃO DOS FILMES – das 19h às 21h
Apresentação dos filmes e debate sobre o processo em sessão especial na Cinemateca Capitólio Petrobras, com presença de crítica especializada e profissionais do setor.



PROFESSORES:

Alfredo Barros
Montador profissional, graduado em Jornalismo pela UFRGS e especialista em Marketing e Comunicação pela ESPM, trabalhou na Casa de Cinema de Porto Alegre de 1998 a 2005. Dentre os trabalhos mais recentes, destaca-se a série Notas de Amor (Netflix); Mulher de Fases (HBO) e Doce de Mãe (Globo - Emmy Internacional 2015). Entre 2016 a 2019, montou os longas-metragens Legalidade; Yonlu; Depois do Fim; Pra Ficar na História e O Método (Canal Curta), além da série documental De Carona com os Ovnis (Canal History - Prêmio de Melhor série Documentário pela Rio2C e indicada na categoria Melhor Série Documentário do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019). Atualmente é professor de audiovisual nos cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Jornalismo da ESPM, onde atua desde 2007.

Cassio Tolpolar
Estreou como diretor e roteirista com o curta Vênus, exibido em diversos países e ganhador de prêmios como Melhor Diretor e Melhor Fotografia nos Festivais de Gramado e Brasília respectivamente. Isso o levou a dirigir para a TV e, consequentemente, se mudar para os Estados Unidos para cursar o mestrado em Cinema pelo San Francisco Art Institute. Nos Estados Unidos, trabalhou com instituições como Sundance, DeLuxe Studios e Los Angeles Latino International Film Festival. Também dirigiu vários curtas-metragens experimentais, programas para a TV e documentários. Após 11 anos, retornou a Porto Alegre com mais um filme pronto, o documentário Mamaliga Blues, que foi exibido em diversas salas no Brasil, Estados Unidos e Europa. Em 2014, ministrou aulas sobre linguagem cinematográfica para alunos e professores de escolas gaúchas de segundo grau e em 2015 foi consultor de roteiros para o programa Garagem Criativa da PUCRS. Em 2016, deu aulas de roteiro e pitching no programa de extensão da FAMECOS/PUCRS e foi o único artista brasileiro selecionado para a residência Asylum Arts em Nova Iorque. Em 2017 finalizou o curta documentário Uma viagem à Philippson, exibido no Museu Judaico Contemporâneo de São Francisco, EUA. No momento, dá aulas de cinema na ESPM, Instituto Ling, Casamundi e Fluxo, além de desenvolver o projeto de longa-metragem Recall. 

Daniel Dode
Colorista e supervisor de pós-produção, em mais de uma década atuando na Inglaterra junto a alguns dos mais importantes broadcasters do mundo bem como vários estúdios de pós-produção, especializou-se em narrativas de longo formato e acumulou larga experiência servindo clientes como BBC, Walt Disney Company, Discovery Channel, Channel 4 e MTV. Na Europa, foi responsável pela finalização da série Wonders of the Universe da BBC, indicada a dois prêmios BAFTA em 2012, além de assinar a montagem e a supervisão de pós-produção no longa metragem Il Cielo Sopra di Me, do premiado diretor Italiano Gian- Vittorio Baldi. No Brasil desde 2014, sua lista de créditos já inclui quase duas dezenas de filmes de longa metragem, além de diversas séries de TV, como . É sócio-diretor da POST FRONTIER, estúdio de pós-produção integrada, com sede em Porto Alegre - RS. Professor no curso de Pós-graduação em Criação e Produção de Narrativas Multimídia – ESPM, e também no curso de Especialização em Produção Fotográfica e Audiovisual – UNISC/Santa Cruz do Sul - RS.

Kiko Ferraz
Formado em Publicidade pela PUC-RS e em "Recording Engineering" pelo Musicians Institute, de Hollywood, Kiko Ferraz dirige a KF Studios, onde realiza a pós-produção sonora de filmes e programas de TV, dublagem de jogos de video-game e produção de discos e trilhas sonoras. Professor da ESPM Porto Alegre desde 2007, ministra disciplinas de Produção Audiovisual e Produção de Som em cursos de graduação e pós-graduação. Em televisão, foi supervisor de som das séries “Doce de Mãe” (TV Globo), "Mulher de Fases" (HBO), "Decamerão" (TV Globo), "A História do Amor" (TV Globo) entre outras, e também dos telefilmes "Doce de Mãe" e "Homens de Bem" (TV Globo). A série "Doce de Mãe", dirigida por Jorge Furtado, foi vencedora do Prêmio Emmy International 2015 de melhor série de comédia. Em cinema, assinou a supervisão de som e mixagem final dos longa-metragens "Ponto Zero", de José Pedro Goulart (2015), “Rasga Coração”, “Real Beleza” e “O Mercado de Notícias" de Jorge Furtado (2018, 2015 e 2014), "Prova de Coragem", de Roberto Gervitz (2015), "Entreturnos", de Edson Ferreira (2014), "Il Cielo Sopra di Me", de Gian Vittorio Baldi (2013), "Menos Que Nada", de Carlos Gerbase (2012), "Simone", de Juan Zapata (2013), entre outros. Vencedor do Kikito de Melhor Som em Longa-Metragem no Festival de Gramado 2015 pelo longa-metragem "Ponto Zero", de José Pedro Goulart, ganhou duas vezes o prêmio de Melhor Foley do Brasil no Festival Cinemúsica de Conservatória, em 2013 por "Era Uma Vez Eu, Verônica", de Marcello Gomes, e em 2014 por "Tatuagem", de Hilton Lacerda. Ganhou dois "Candangos" de melhor som no Festival de Brasília: um deles em 2011, pelo curta-metragem "De Lá Pra Cá", de Frederico Pinto e o outro em 2012 pelo curta-metragem documentário "A Cidade", de Liliana Sulzbach.

Comanche e anuncie na Rádio Cultura Cigana.

Nenhum comentário: