Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Cine Curiosidade: Curta-metragem trata do afeto entre cães e moradores de rua

As gravações do documentário começam neste mês e financiamento coletivo pretende reverter parte dos recursos para entrevistados

Está em produção o documentário “O Afeto e a rua”, dirigido por Thiago Köche (Manifesto Porongos), que aborda a relação entre pessoas em situação de rua que vivem com cachorros em Porto Alegre. Independente e sem recursos públicos, um financiamento coletivo será lançado na última quarta-feira (04). Parte dos valores arrecadados serão revertidos para os entrevistados.
Algumas pessoas a serem entrevistadas já foram selecionadas em diferentes bairros da Capital. Um dos moradores cuida de mais de 20 cachorros que estavam abandonados. "Nossa ideia é dar protagonismo às pessoas em situação de rua, cidadãos que muitas vezes são invisibilizados pela sociedade. Ao mesmo tempo, também visamos sensibilizar as pessoas para a adoção de animais", ressalta Köche.
A educadora social Veridiana Machado destaca a importância da produção do documentário. "Esse projeto pode demonstrar de forma muito bacana o quanto essa relação é importante e como essas pessoas conseguem cuidar de seus cães. Isso vai contra o pensamento recorrente da maioria das pessoas, que acredita que os animais não estão sendo bem cuidados".


Cenário de exclusão
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil tinha em 2015 mais de 100 mil pessoas em situação de rua. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no País. Dessa forma, o projeto O Afeto e a Rua visa debater esses dois temas.
Conforme a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), aproximadamente 4 mil pessoas estão em situação de rua na capital gaúcha. Os dados são baseados em atendimentos das equipes de abordagem social. Já movimentos sociais de luta por moradia estimam que esse número possa ser ainda maior em Porto Alegre.

Financiamento coletivo
Diferentemente da maioria dos financiamentos coletivos, a proposta de recompensas do projeto O Afeto e a Rua pretende reverter parcela dos recursos obtidos em apoio às pessoas e aos animais que aparecerão no curta-metragem. "Perguntaremos a essas pessoas o que elas precisam. Imaginamos demandas como colchões, cobertas, barracas ou roupas. Além disso, os cachorros ganharão roupinhas para o frio e uma revisão veterinária. Com isso, visamos não apenas dar vez e voz às pessoas em situação de rua, mas também ajudá-las de alguma forma. E claro, a nossa esperança é que alguém as veja e queira, eventualmente, dar um trabalho ou mesmo um lar", sublinha a produtora Karen Lose.
O financiamento coletivo para realizar o filme será realizado através do site Catarse (catarse.me/oafetoearua). Para obter mais informações sobre o projeto, acesse o link da página em facebook.com/oafetoearua.
A equipe também contará com a co-direção da jornalista Samantha Klein e com a edição de som e trilha sonora de Humberto Schumacher. O principal trabalho do diretor Thiago Köche é o documentário Manifesto Porongos (2016), que foi selecionado para 26 festivais nacionais e internacionais e vencedor de 9 prêmios, e que pode ser assistido aqui.  


Contatos para entrevistas
Samantha Klein (51) 99166.0582
Thiago Köche (51) 99971-1010

Nenhum comentário: