Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Cine Dica: Curso sobre série premiada do History Channel será ministrado em setembro na Cinemateca Capitólio

A Engenharia Reversa da série De Carona com os Óvnis

Eduardo Cabeda, Alfredo Barros e Alan Mendonça, criadores e colaboradores, mostram o passo a passo da produção gaúcha. Nos dias 18, 19, 25, 26 e 27 de setembro será realizado o curso A Engenharia Reversa da série De Carona com os Óvnis, sucesso de audiência no History Channel, com os criadores e colaboradores Eduardo Cabeda, Alfredo Barros e Alan Mendonça.
Durantes os 5 encontros na Cinemateca Capitólio os ministrantes falarão sobre o passo a passo de como foi idealizada e produzida essa produção gaúcha independente que recebeu o prêmio “DESTAQUE DA PRODUÇÃO INDEPENDENTE” para série de Documentário no RIO2C de 2019 e foi indicada na categoria Melhor Série Documentário do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019.
O roteirista e diretor Eduardo Cabeda fala sobre a experiência de ter realizado a primeira série ufológica de formato documental e factual, que percorreu 14 Estados e 32 cidades do extremo sul ao extremo norte do país. "Os lugares mais desafiadores e isolados, com deslocamento da equipe por terra, ar e mar. Sem tirar os olhos do objetivo principal: a entrega dum conteúdo internacional, previsto a diferentes mercados e que, durante todo processo, envolveu 3 países nas Américas Latina e do Norte". 
E complementa: "Partilhar a 'Engenharia Reversa' duma série premiada, sucesso de público e crítica, que nos ensinou muito como profissionais e pessoas; deixando todos mais resilientes e melhores observadores da indústria audiovisual, da vida e das estrelas. Certamente, será uma troca intensa de ideias ao longo de cinco encontros. Como se fôssemos uma espécie de portadores das antigas crônicas de viagem", assinala Cabeda.

Informações básicas:
Quando: 5 encontros, dias 18, 19, 25, 26 e 27 de setembro
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras, R. Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre.
Inscrições e mais informações: engenhariadco@gmail.com
Número de vagas: 40 pessoas.

Programa:

Aula 1- 18/09
Ideia e concepção da série: estrutura dramática, linguagem, pesquisa, projeto (formatação e venda para canal). Exibição do promo. Ministrada por Eduardo Cabeda, criador, roteirista e diretor.

Aula 2 - 19/09
Concepção da série em si, escaletas, roteiros, dinâmica com o canal, produção. Ministrada por Eduardo Cabeda, criador, roteirista e diretor.

Aula 3 - 25/09
Workflow, organização do material bruto, decupagem, tagueamento, opção pelo Final Cut X, desafios, estrutura padrão e cliffhanger. Ministrada por Alfredo Barros, montador.

Aula 4 - 26/09
Estética, fotografia e detalhamento da gramática visual. Requerimentos técnicos do uso de imagens e câmeras segundo manual do canal. Ministrada por Alan Mendonça, diretor de fotografia.

Aula 5 - 27/09
Produto final, repercussão da série, curiosidades e desafios. Exibição comentada de um episódio. Perguntas e dúvidas finais. Ministrada por Eduardo Cabeda e Alan Mendonça, Alfredo Barros.

Ministrantes:

Eduardo Cabeda
Roteirista, diretor, escritor e professor. Sócio e co-fundador da Nebulosa Filmes. Formado em Letras-Português/Literatura pela UFRGS, Mestre em Escrita Criativa pela PUC-RS, com Pós-graduação em Gestão Cultural pela UFRGS e registro cinematográfico pelo IECINE/SENAC. Foi professor do curso de pós-graduação em Narrativas Audiovisuais pela ESPM-Sul. Atua ou já atuou junto a produtoras e canais de TV como History Channel, Box Brazil, Canal Futura, TV Brasil, TVE, entre outras. Dirigiu mais de 100 filmes publicitários para marcas como Converse, Renner, Unicef, GVD Kids, Petrobras, RBS TV, Banrisul, Saur, Sport Club Internacional, entre outras. Diretor e roteirista do curta-metragem "A Livraria Vasquez", exibido no Salão do Ator em Barranquilla/Colômbia, obra que integra a memória cinematográfica das Americas pela Cinemateca del Caribe. Entre seus trabalhos recentes estão o roteiro do longa-metragem Documentário "Meu Nome é Jorge" - Panda Filmes (em fase final de captação de recursos), a direção de 05 episódios da Primeira Temporada da série "Ser Saudável" - TV Brasil (2010), o roteiro da Minissérie “Kalanga, Cidade das Bicicletas” - Atama Filmes/TVE (2014). É um dos Criadores, o Diretor e Roteirista da série “De Carona com os Óvnis“ em exibição no History Channel LATAM.

Alfredo Barros
Montador profissional, graduado em Jornalismo pela UFRGS e especialista em Marketing e Comunicação pela ESPM, trabalhou na Casa de Cinema de Porto Alegre de 1998 a 2005. Dentre os trabalhos mais recentes, destaca-se a série Notas de Amor (Netflix); Mulher de Fases (HBO) e Doce de Mãe (Globo - Emmy Internacional 2015). Entre 2016 a 2019, montou os longas-metragens Legalidade; Yonlu; Depois do Fim; Pra Ficar na História e O Método (Canal Curta), além da série documental De Carona com os Ovnis (Canal History). Atualmente é professor de audiovisual nos cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Jornalismo da ESPM, onde atua desde 2007.

Alan Mendonça
Roteirista, diretor e diretor de fotografia na TerraMar Filmes.
Atua junto a produtoras e canais de TV como History Channel, Box Brazil, SporTV, FUTURA, OKNA, Bactéria Filmes e outras. Entre os trabalhos recentes estão o documentário “Arrieros” (Argentina, 2013), a minissérie “Kalanga, Cidade das Bicicletas” (diretor de fotografia, 2014) e a Coordenação de Finalização da série “Universo Z” (Nick Jr e Nickelodeon). Foi o criador, diretor e diretor de fotografia da minissérie “Quatro Milagres de um Santo Ladrão”, indicada para o 1º Prêmio ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas). Em 2017, a série de 13 episódios "Sementes do Amanhã", uma parceira entre a TerraMar e OKNA Produções, foi aprovada no canal Futura. É o Diretor de Fotografia da série “De Carona com os OVNIS“ em exibição no History Channel.

Nenhum comentário: