Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Cine Dica: 100 Anos de Cultura e Conflitos

100 Anos de Cultura e Conflitos: série dirigida pelo cineasta João Batista de Andrade estreia dia 29 de maio no SescTV

O lançamento também inclui première no CineSesc e um encontro com o diretor da série, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc


Assista ao teaser: https://www.youtube.com/watch?v=EuS3RbX3BxY


São Paulo, maio de 2023 – No dia 29, às 21h, estreia no SescTV a série “100 Anos de Cultura e Conflitos”, uma produção da PaleoTV, com direção de João Batista de Andrade, cineasta, produtor de cinema e televisão, roteirista e escritor brasileiro. Na mesma data de estreia no canal, o SescTV promove no CineSesc um evento de lançamento que acontecerá a partir das 20h30. Na ocasião, o diretor João Batista vai comentar sobre as motivações e desenvolvimento da produção, e o primeiro episódio “A Revolta dos Tenentes” será exibido. A atividade será aberta ao público, mediante retirada de ingressos na bilheteria do CineSesc (R. Augusta, 2075 - Cerqueira César),  a partir das 19h.

A série “100 Anos de Cultura e Conflitos” explora, ao longo de 16 episódios e a partir da análise de importantes historiadores e pensadores contemporâneos, os eventos históricos que moldaram a política e a cultura brasileira atuais. Movimentos como a Semana de Arte Moderna e o Tenentismo, ambos ocorridos em 1922, são investigados, assim como outros marcos fundamentais na história do Brasil. A partir do dia 29, a série também estará disponível sob demanda pelo sesctv.org.br/100anos.

Na semana seguinte à estreia, o SescTV realizará um encontro com o diretor João Batista. O evento será aberto ao público e acontecerá no dia 5 de junho, a partir das 16h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista). Além do cineasta, participa da conversa a atriz Naruna Costa. Os convidados vão abordar temas como o tenentismo, a insistente presença dos militares na história do Brasil, revoluções como a Guerra do Paraguai, a Revolução de 1924 e a Coluna Prestes, a Semana de Arte Moderna, Questão Indígena, entre outros. 


Sobre a série:

Para o diretor João Batista de Andrade, a produção busca investigar o emaranhado de contextos históricos que constituem a cultura brasileira e o funcionamento da sociedade. A série guia o espectador em um diálogo sobre uma sequência de eventos que sofreram a influência das ideologias disponíveis no início do século XX e que se moldaram a partir da herança cultural do século XIX, definindo a trajetória incerta da República e da Democracia.

“Claramente ‘100 anos de cultura e conflitos’ diferencia-se dos bons trabalhos que abordam exclusivamente o centenário da Semana de Arte Moderna”, conta o cineasta. “Nesta série, decidimos falar desses 100 anos, por meio de uma conjunção histórica. São 100 anos de uma afirmação cultural moderna e, ao mesmo tempo, da ascensão do militarismo com a revolta dos "tenentes" no Forte de Copacabana”. Para o diretor, a produção explora como as esferas da política e da cultura puderam conviver em um período tão marcado pelas contradições da vida política brasileira e pela presença militar, em meio a luta na construção de um país moderno e democrático, saído tão recentemente do escravismo.

Os 16 episódios da série 100 anos de Cultura e Conflitos, abordam, respectivamente, os seguintes temas: A Revolta dos Tenentes; a Revolução de 24 e a Coluna Prestes; A Semana de Arte Moderna; A Guerra do Paraguai; A “libertação” dos escravizados; Primeira República – partes 1 e 2; 1930, enfim a Revolução; A Rádio Nacional e o Cinema Sonoro; A revolução de 32; A intentona comunista; O Plano Cohen; Getúlio, o Eterno Retorno; JK, Jango e o Golpe de 64; A Questão Indígena no Brasil; 100 Anos de Política e de Golpes.


Sobre o diretor:

João Batista de Andrade iniciou sua carreira no cinema em 1963 e, desde então, dirigiu mais de 30 produções, atuou, escreveu doze livros e recebeu diversas premiações por suas obras em alguns dos principais festivais do planeta. Foi secretário da Cultura do Estado de São Paulo, quando criou o PROAC - Programa de Ação Cultural. Foi também Presidente do Memorial da América Latina e Ministro Interino do Ministério da Cultura e assumiu interinamente o Ministério da Cultura em 2017.


SERVIÇO:

100 Anos de Cultura e Conflitos

Estreia no canal: 29/5, segunda, a partir das 21h

Classificação indicativa: 10 anos

Duração: Aproximadamente 26 min. cada

Direção: João Batista de Andrade

Produção: Paleo TV

Evento de lançamento no CineSesc

Data e hora:  29/5, segunda, a partir das 20h30

Local: CineSesc - rua Augusta, 2075 - Cerqueira César, São Paulo

Retirada de ingressos a partir das 19h, na bilheteria do CineSesc


Bate Papo com João Batista de Andrade no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF)

Evento aberto ao público com entrada gratuita mediante inscrição no site do Centro de Pesquisa e Formação, em sescsp,org,br/cpf (vagas limitadas)

Data e horário: 05/06/2023, às 16h

Local: Centro de Pesquisa e Formação (CPF): rua Dr. Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, São Paulo

Convidados: historiadora Maria Cecília Forjaz e atriz Naruna Costa


Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.


Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora             

Assista também online em sesctv.org.br/noar 

Siga o SescTV no twitter: @sesctv 

E no Facebook: facebook.com/sesctv

No Instagram: @sesctv


Informações para a imprensa:

SescTV – Assessoria de Imprensa

Bruna Dutra – marketing@sicomunicacao.com.br

(12) 98218-2772

Silvana Inácio – silvana@sicomunicacao.com.br

Contato: (11) 3042-5641 | (11) 97688-3624

Nenhum comentário: