Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Cine Especial: 'A Fortaleza Escondida - Uma Fonte de Riqueza'

Sinopse: No século XVI, durante as guerras civis que assolam o Japão, uma princesa, a sua família, os seus guerreiros e o seu tesouro são perseguidos. A cabeça da princesa está a prémio. A princesa parte em busca de refúgio com um general, dois camponeses que este capturara, e o tesouro. 

A frase "na vida nada se cria, mas tudo se copia" pode ser muito bem usado quando pensamos com relação ao papel do cinema ao longo da história, principalmente em tempos atuais em que cada vez há menos filmes com histórias originais, mas sim tramas que nos dá sempre a sensação que já tínhamos assistido em outras obras. Porém, a busca de inspiração pode acabar gerando algo bem criativo e até mesmo rendendo algo vasto em todos os sentidos. Um ótimo exemplo disso é a franquia "Star Wars" criada por George Lucas.

Quando o realizador criou o primeiro e grande clássico da franquia, intitulado "Uma Nova Esperança" (1977) ele buscou inúmeras fontes de inspiração para a criação daquele universo, mais precisamente se inspirando nos antigos filmes de aventura, faroeste e ficção que o mesmo assistia quando era mais jovem. O resultado foi uma obra épica que mudaria a história do cinema, mas revisitando ela se nota as inúmeras referencias de outros clássicos da sétima arte. "A Fortaleza Escondida" (1958) de Akira Kurosawa serviu de base para algumas ideias criadas por George Lucas e sendo revisto hoje como um grande filme de aventura.

A trama se passa durante o Japão do século XVI. A caminho de casa, um poderoso homem escolta uma bela princesa fugitiva em meio ao território inimigo. Em sua viagem cruzam dois medrosos fazendeiros, que estão tentando retornar para casa depois de fugirem da Guerra Feudal.

Claramente se percebe que os dois fazendeiros medrosos se tornariam fonte de influência para George Lucas, mais precisamente na criação de R2D2 e C3PO, os dois simpáticos androides de Star Wars que embarcariam mesmo sem querer para uma grande aventura. Em ambos os casos, são personagens comuns que se envolvem em uma grande cruzada e se tornando peças fundamentais para a vitória dos mocinhos da trama. Ao mesmo tempo, podemos concluir que a dupla criada por Kurosawa seja uma espécie de convite para nós adentrarmos junto com eles para uma jornada cheia de perigos, onde envolve desde lutas e sacrifícios.

Na jornada da dupla eles acabam conhecendo o herói da trama, mais precisamente o General Rokurota Makabe, interpretado por Toshirô Mifune e cujo o mesmo está encarregado de proteger a princesa. O ator, aliás, é uma figura simbólica dos filmes de Samurais, principalmente daqueles dirigidos por Kurosawa e sendo que antes havia sido um dos sete protagonistas de sua obra prima "Os Sete Samurais" (1954). Não me admira, por exemplo, que a figura de Toshirô Mifune serviu de inspiração para os cavaleiros solitários durões do velho oeste do cinema americano, como no caso, por exemplo, de personagens interpretados por Clint Eastwood.

Embora não seja uma super produção monumental como foi "Os Sete Samurais" Kurosawa se encarregou para que cada cena se tornasse inesquecível, sejam elas de maior ou menor grau. Se por um lado tempos cenas simples, porém, intensas de duelos com espadas e lanças, por outro lado, há cenas que nos impressionam até hoje graças ao cenário e inúmeros figurantes que ainda hoje não envelheceram. Quando vemos trabalhadores descendo correndo a escadaria contra os soldados, pisoteando pessoas, caindo e tropeçando pelo caminho, Kurosawa presta uma impressionante homenagem ao clássico russo " Encouraçado Potemkin" (1925) de Serguei Eisenstein.

Com uma belíssima fotografia em preto e branco, "A Fortaleza Escondida" foi o primeiro filme de Kurosawa filmado em Widescreen, com a tecnologia Tohoscope. Kurosawa usou a tecnologia durante uma década em seus filmes. Um belo exemplo de um cineasta de tempos passados que usava a tecnologia que estava surgindo com o intuito de melhorar a história e nunca poluir a mesma.

O filme recebeu o Prêmio FIPRESCI e venceu na categoria de melhor diretor no Festival de Berlim em 1959. Foi indicado ao Urso de Ouro de melhor filme. Os anos se passaram e o filme se tornaria uma das obras mais importantes da filmografia do cineasta, mesmo sendo o mais leve se formos comparar com títulos mais pesados do realizador como no caso, por exemplo, "Ran" (1985).

"A Fortaleza Escondida" é uma obra prima do gênero de aventura do mestre Akira Kurosawa e que serviu de fonte para outros clássicos da história do cinema. 


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: