Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de maio de 2023

Cine Dica: Streaming - 'Air: A História Por Trás do Logo'

Sinopse: Baseado na incrível história real do chefe da marca esportiva e de calçados Nike, Sonny Vaccaro (Matt Damon), e do fundador da Nike, Phil Knight (Ben Affleck). Ambos estão tentando tornar a marca uma das mais famosas do mundo, e escrever seus nomes na história. 

Ben Affleck se esforça ao máximo dentro do cinemão norte americano, ao ponto de ter conhecido tanto o céu como inferno ao longo de sua carreira como ator, roteirista e diretor de cinema. Se por um lado ele conheceu como é o sistema implacável dos filmes blockbuster como no caso, por exemplo, do universo DC para as telonas, ao menos ele parece obter certa estabilidade em filmes menores, principalmente quando o próprio dirige. "Air: A História Por Trás do Logo" (2023) é um desses casos em que tudo funciona através de suas mãos e nos brindando com um filme cheio de otimismo e sendo muito bem-vindo.

Dirigido pelo mesmo, o filme é baseado em fatos verídicos sobre o chefe da marca esportiva e de calçados Nike, Sonny Vaccaro (Matt Damon), e do fundador da Nike, Phil Knight (Ben Affleck). Ambos estão tentando tornar a marca uma das mais famosas do mundo, e escrever seus nomes na história. A dupla então tenta fazer com que a lenda do basquete Michael Jordan endosse seus produtos, ainda na década de 1980. O filme acompanha os esforços incansáveis dos dois membros da Nike para alcançar seus sonhos. E o que era só uma aposta, revolucionou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea.

Ao retratar os anos oitenta Ben Affleck aproveita em sua abertura uma forma nos localizarmos, ao colocar propagandas, fatos e grandes eventos que moldaram basicamente o ano de 1984. Uma vez a gente sendo inserido neste ano logo a gente sente aquela boa e velha sensação de nostalgia daqueles tempos, mas isso fica somente no princípio, pois há uma corrida contra o tempo. Aos poucos vamos conhecendo como é o jogo das competições das grandes empresas de calçados e através da trama ficamos até mesmo surpresos que a Nike era uma empresa tão pequena, mas que logo se tornou poderosa graças a ousadia de Sonny Vaccaro.

Ao ver o enorme potencial de Michael Jordan ele arrisca tudo, ao ponto de até mesmo desafiar os seus patrões, pois vê naquele momento uma forma de recomeçar ou encerrar a sua carreira. Como é bom ver Matt Damon aceitar a sua idade atual e interpretar um homem que aceita as suas limitações físicas, porém, colocando em prática a sua genialidade em ao cenário onde trabalha. E embora não estando muito tempo em cena Ben Affleck cumpre com louvor o seu desempenho e é sempre bom ver ele e Damon juntos, já que eles começaram jovens trabalhando como roteiristas e ganhando a sua primeira estatueta por "Gênio Indomável" (1997).

Voltando ao filme, há uma grande corrida em tentar obter uma conversa com Michael Jordan, ao ponto que nos dá a sensação de que eles estão em busca do Santo Graal. Até lá, Ben Affleck constrói um filme dinâmico, onde tudo acontece ao mesmo tempo, mas fazendo com que a gente jamais perca o fio da meada e ao mesmo tempo a gente obtém uma noção de como é essa briga de grandes empresas.  Mas quando obtêm a grande chance de conversarem com o homem é que ocorre um fato bem curioso na forma de apresentá-lo.

Michael Jordan foi um dos maiores jogadores de basquete da história e a meu ver o diretor opta em apresentá-lo como se fosse uma espécie de predestinado no mundo do esporte, ao ponto que a sua importância é tão grande que não vemos o seu rosto mesmo estando presente em cena. Ao invés disso, está do seu lado a sua mãe, interpretada com intensidade pela atriz Viola Davis e nos dando a entender que ela foi a grande responsável pelo caminho em que o jogador viria a trilhar. Portanto, há um verdadeiro embate verbal entre a mãe e Sonny e rendendo momentos que nos faz a gente se perguntar como se encerrará esse dilema entre ambas as partes sobre o futuro do jogador.

O encontro, aliás, é um dos melhores momentos do filme, onde o personagem de Matt Damon faz um incrível discurso para o jogador e Ben Affleck joga na tela cenas reais sobre o mesmo, com relação ao que iria acontecer em seu futuro e fazendo com que esse momento obtenha um grande peso. Uma vez concluído o feito o filme nos direciona para os destinos  de cada um dos personagens da trama e sobre os seus feitos alcançados em vida. É aquele típico final baseado em fatos verídicos, do qual é bem previsível, mas que não enfraquece o resultado final da obra como um todo.

"Air: A História Por Trás do Logo" é um pequeno, porém, grande filme de Ben Affleck na direção, ao retratar o ponta pé inicial de uma grande empresa de calçados e que deu início ao surgimento de um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. 


Onde Assistir: Prime Vídeo.  

Faça parte:

 


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: