Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Cine Dica: Mostra Retratos de Kinshasa

 RETRATOS DE KINSHASA

De 16 a 28 de maio, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Retratos de Kinshasa, com sete filmes que revelam diferentes aspectos do cotidiano vivido na capital da República Democrática do Congo. A programação tem o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français.  O valor do ingresso é R$ 10,00.  


Programação completa: http://www.capitolio.org.br/novidades/6267/retratos-de-kinshasa/ 


SOBRE A MOSTRA

A cidade de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, vibra com as histórias de seus habitantes: de jovens estrelas da música eletrônica a aspirantes a boxeadoras, de cantoras talentosas que precisam conciliar a arte e com as responsabilidades familiares a gangues que reivindicam seu território através da moda, de grupos dedicados a street art aos parentes que buscam os direitos das vítimas de guerras. A realidade multifacetada do país situado na África Central, independente desde 1960, é iluminada a partir dos retratos criados nas ficções e nos documentários. O cinema dá cor aos sonhos de um Congo intenso e às memórias dolorosas do antigo Zaire, que se entrelaçam nos caminhos percorridos por mulheres e homens nas ruas de Kinshasa.

A mostra Retratos de Kinshasa apresenta sete filmes entre ficções contemporâneas, como Felicidade, dirigida pelo franco-senegalês Alain Gomis, e Maki’la, longa de estreia da congolesa Machérie Ekwa Bahango; e documentários reveladores como Victoire Terminus e Sistème K, dirigidos por Renaud Barret, e Caminho para Kinshasa, de Dieudo Hamadi, grande revelação do cinema do país.

A programação também apresenta a cópia restaurada de um clássico do cinema africano, A Vida é Bela, realizado em 1987 por Mweze Ngangura e Benoit Lamy, com foco na vibrante vida noturna de Kinshasa, e uma sessão especial do documentário Quando Éramos Reis, de Leon Gast, que narra o célebre evento “The Rumble in the Jungle”, a luta entre os boxeadores George Foreman e Muhammad Ali promovida pelo ditador Mobutu Sese Seko, que comandou o país entre 1965 e 1997.          


GRADE DE HORÁRIOS

Retratos de Kinshasa


16 de maio (terça-feira)

15h – Système K

17h – Maki'la

19h – Felicidade


17 de maio (quarta-feira)

15h – Caminho para Kinshasa

17h – Victoire Terminus

19h – Système K


18 de maio (quinta-feira)

15h – Victoire Terminus

17h – Caminho para Kinshasa

19h – A Vida é Bela


19 de maio (sexta-feira)

15h – Maki'la

17h – Felicidade


20 de maio (sábado)

NOITE DOS MUSEUS


21 de maio (domingo)

15h – Victoire Terminus

17h – A Vida é Bela

19h – Quando Éramos Reis


23 de maio (terça-feira)

15h – Felicidade

17h30 – Système K

19h – Maki'la


24 de maio (quarta-feira)

15h – Caminho para Kinshasa

17h – Victoire Terminus


25 de maio (quinta-feira)

15h – Système K

26 de maio (sexta-feira)

15h – A Vida é Bela


27 de maio (sábado)

15h – Caminho para Kinshasa

28 de maio (domingo)

15h – Felicidade

Nenhum comentário: