Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Cine Dica: Cinema Fantástico RS

 Apresentação

Na história do cinema produzido no Rio Grande do Sul, foram feitos aproximadamente mais de 750 filmes de longa-metragem. O material inclui todo tipo de conteúdo, passando por ficções, documentários, cinejornais – nos mais variados formatos de captação (35mm, 16mm, super-8, VHS, digital, etc). Ao longo dessa jornada de mais de 100 anos, há passagens muito conhecidas, como o ciclo da bombacha e do chimarrão liderado por Vítor Mateus Teixeira (Teixeirinha). Ou a chegada da geração dos anos 1980, que revolucionou o setor graças às câmeras Super-8. A partir dos anos 2000, cada vez mais novos nomes surgem, formados por cursos universitários reconhecidos.


Objetivos

O Curso Cinema Fantástico no Rio Grande do Sul, ministrado por Rodrigo Figueiredo Nunes, irá apresentar os resultados do seu trabalho de pesquisa. A atividade responderá a alguns questionamentos que nortearam os estudos, tais como quantos filmes fantásticos teriam sido feitos no estado? Quem são os profissionais envolvidos? Sobre o que são essas histórias? As aulas trazem conteúdos expositivos, contextos históricos e conceitos temáticos encontrados na produção gaúcha do audiovisual de gênero, bem como apresentação de trechos selecionados de filmes representativos e/ou raros.


* MATERIAL *

Apostila

Certificado de participação

* APROVEITE O LOTE 1 COM  VALOR PROMOCIONAL*

(até 30/abril)


Ministrante: Rodrigo Figueiredo Nunes

Jornalista (PUCRS) e radialista (FEPLAM), com especialização em Cinema (Estácio) e mestrado em Comunicação Social (PUCRS). Trabalhou em veículos como Rádio Bandeirantes e Agência Radioweb, além da produção de podcasts. Atua como pesquisador junto a órgãos como IECINE (Instituto Estadual do Cinema do Rio Grande do Sul) e Cinemateca Paulo Amorim na implantação e manutenção do Portal do Cinema Gaúcho, um grande banco de dados sobre as produções audiovisuais feitas no estado (longas, curtas, médias, séries, etc.), dos primórdios aos dias de hoje.


Curso presencial

.. CINEMA FANTÁSTICO NO RIO GRANDE DO SUL   

de Rodrigo Figueiredo Nunes


Datas

21 e 28 de Maio

(2 Encontros aos domingos)


Horário

14h às 17h


Local

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2023/04/cinema-fantastico-rs.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural

Apoio

Cinemateca Capitólio


Nenhum comentário: