Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de maio de 2023

Cine Dica: Sala Redenção apresenta programação de cinema africano

Anualmente, durante a Semana da África da UFRGS, a Sala Redenção organiza uma programação com filmes produzidos no continente. A edição de 2023, intitulada “Narrativas Africanas”, exibe oito documentários, de seis diferentes países, realizados entre 2016 e 2021. Em cartaz de 22 a 31 de maio, a programação busca abordar como as questões socioeconômicas da região impactam, transformam e motivam as personagens de cada uma das obras cinematográficas.

Dentro da programação oficial da Semana da África na UFRGS e em parceria com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS), a Sala Redenção exibe dois filmes. O primeiro, “Kemtiyu, Cheikh Anta”, retrata o homenageado do evento, Cheikh Anta Diop, importante figura intelectual e política do Senegal. O segundo, “Système K”, consiste em um documentário congolês sobre um grupo de artistas de rua da capital Kinshasa.

Complementando a programação, a mostra recebe mais um filme do Congo (“Navegando até Kinshasa”), além de obras do Lesoto (“Mãe, Eu Estou Sufocando. Este é o Meu Último Filme Sobre Você), do Níger (“Zinder”) e do Egito (“Amal”). Da República Centro-Africana, são exibidos dois documentários que tratam a temática da educação, “Nós, Estudantes!” e “Makongo”.

“Narrativas Africanas” prevê sessões de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, com entrada franca e aberta à comunidade em geral. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

A mostra é uma realização do cinema da UFRGS em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre e a Cinemateca da Embaixada da França.


Confira a programação completa na pagina oficial da sala clicando aqui. 

Nenhum comentário: