Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Cine Especial: Conhecendo 'Tucker - Um Homem e Seu Sonho'

Sinopse: Preston Tucker cria um carro excêntrico de três faróis, que ele vislumbra como o "carro do futuro". Naturalmente, os grandes empresários não toleram a competição e, com a ajuda de vários políticos, esmagam o carro e o homem que o construiu. 

Francis Ford Coppola desceu do céu ao inferno na entrada dos anos oitenta. Após o estupendo sucesso de "Apocalypse Now" (1979) ele viu o seu "O Fundo do Coração" (1982) naufragar injustamente nas bilheterias. A partir disso o realizador optou em pequenos projetos como no caso, por exemplo, do inesquecível "O Selvagem da Motocicleta" (1983). "Tucker - Um Homem e Seu Sonho" (1988) é um filme curioso dentro de sua filmografia, do qual sintetiza a persistência do cineasta através de um personagem sonhador que almejava mudar o curso da história da indústria de carros populares.

A trama se passa nos anos quarenta, logo após a segunda grande guerra, onde Preston Tucker (Jeff Bridges) ambiciona produzir um carro revolucionário, batendo de frente com grandes empresas que monopolizam o mercado de automóveis, ele percebe a missão quase impossível da sua proposta diante de adversários industrialistas gigantes que farão de tudo para derrubá-lo a fim de que mantenham a hegemonia comercial. Boicotado por todos os lados e sendo processado por empresários do ramo que querem destruí-lo, Tucker faz de tudo para não deixar o seu sonho morrer. Safar-se, no entanto, será o bastante para se colocar em pé de igualdade com modelos de produção já estabelecidos no mercado?

Sinceramente eu tinha pouco conhecimento desse filme até então. Quando eu soube que pertencia ao Coppola logo fui procurá-lo e acabei comprando em DVD pela Classicline. Após uma tarde apreciando o filme concluo que é um dos filmes menos ambiciosos da carreira do diretor, pois estamos falando de alguém que criou uma das maiores obras primas do cinema que foi "O Poderoso Chefão" (1972).

A meu ver, o cineasta optou por ir em direção ao que os demais realizadores da época estavam fazendo, ao realizar filmes para as massas onde a trama simboliza de que os EUA era a terra das oportunidades e que abraçariam a sua utopia. Embora a trama se passe nos anos quarenta a ideia do paraíso norte americano já era colocada em prática naqueles tempos, muito embora o sistema capitalista mastigava aqueles que diziam ao contrário. Tucker era uma espécie de estranho no ninho deste cenário, pois acreditava que poderia revolucionar a indústria através de seus pensamentos mirabolantes, mas mal tendo a ideia do que viria em seguida.

Embora não seja uma obra prima é preciso reconhecer que é um dos filmes mais dinâmicos da carreira do diretor, pois sempre está acontecendo alguma coisa para manter a nossa atenção, ao ponto que as passagens do tempo ocorrem em um único plano-sequência e o realizador usa os melhores recursos da época para obter essa magia. Com uma bela edição de arte, o filme ainda possui uma fotografia que nos transmite tempos mais dourados em solo norte americano, mas que não escondiam as ambições daqueles que viviam nos andares de cima. É um jogo contra o tempo e que somente o mais ambicioso e esperto é o que sai ganhando.

Neste caso Tucker caminhava entre os dois mundos, dos quais não conseguia esconder certa inocência com relação ao que estava se metendo, mas ao mesmo tempo tendo uma persistência quase assustadora e fez com que seguisse adiante. Vindo da consagração de "A Última Sessão de Cinema" (1971) Jeff Bridges soube como jogar dentro do cinemão norte americano, ao atuar em filmes mais autorais como o ambicioso "O Portal Do Paraíso" (1980) como também os blockbusters como "Tron - Uma Odisseia Eletrônica" (1982). Aqui, o seu personagem Tucker transita entre a ambição e a virtude, das quais fazem dele uma pessoa imprevisível, mas tendo a consciência sobre o que está fazendo.

Curiosamente, o filme possui a presença de dois intérpretes que marcariam presença durante a década de noventa. Conhecida pelos seus papeis intensos como "A Outra Face da Raiva" (2004) Joan Allen obtém aqui o seu primeiro grande desempenho da carreira ao interpretar a esposa do protagonista e aqui ela não faz feio, principalmente quando ela bate de frente contra os homens que querem arruinar Tucker. Por outro lado, temos aqui um jovem Christian Slater, que estava vindo do sucesso "O Nome da Rosa" (1986), mas que aqui faz um papel esquecível como o filho mais velho do protagonista.

Como não poderia deixar de ser, o ato final possui todo aquele discurso de positividade, onde o protagonista luta contra o próprio sistema e sai ganhando e entrando para a história. Se revisto hoje possa parecer um tanto que piegas, ao menos, o filme é uma prova que Coppola até que tentou jogar conforme as regras impostas por hollywood naquela época. Porém, assim como o protagonista deste filme, o mesmo optou em dar o bom exemplo de como se faz filmes de verdade e não somente para vende-los e serem consumidos de forma desenfreada e que, infelizmente, acontece muito hoje em dia.

"Tucker - Um Homem e Seu Sonho" é o filme mais convencional da carreira de Francis Ford Coppola, mas que também simboliza a luta do cineasta contra o sistema cheio de regras do cinemão norte americano e cuja essa batalha ainda perdura.  

Onde assistir: Locação e venda pelo Youtube, Google Play Filmes, Prime Vídeo, Apple tv e mídia física em Blu-Ray e DVD. 


Faça parte:

 


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Nenhum comentário: