Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Cine Dica: 'Abaixo a Gravidade' e 'No Coração do Mundo' chegam no Cinebancários.

Abaixo a Gravidade

No dia 1de agosto, nas sessões das 15h e das 17h, estreia no CINEBANCÁRIOS,o último filme de Edgard navarro, ABAIXO A GRAVIDADE.

Sinopse: Terceiro longa-metragem de Edgard Navarro, Abaixo a Gravidade acompanha a trajetória de Bené (Everaldo Pontes), um velho sábio e curandeiro que vive uma vida pacata no Capão, na Chapada Diamantina, onde conhece Letícia, jovem grávida por quem se apaixona. Algum tempo depois do parto (que ele mesmo faz) a moça volta para Salvador e ele a segue com o pretexto de cuidar da própria saúde. Na capital, Bené se divide entre Letícia e sua irmã bipolar, Malu, ambas interpretadas por Rita Carelli, ao mesmo tempo em que se depara com vários personagens, entre eles Maisselfe (Bertrand Duarte), um classe-média em crise; o irascível Galego (Ramon Vane) e o sonhador Mierre (Fabio Vidal), enquanto um asteroide denominado Laetitia se aproxima da Terra e poderá provocar a perda momentânea de gravidade na região da Baía de Todos-osSantos. 

Elenco: EVERALDO PONTES RITA CARELLI BERTRAND DUARTE FÁBIO VIDAL RAMON VANE 
Roteiro e direção EDGARD NAVARRO 
Produção SYLVIA ABREU EDGARD NAVARRO 
Produção executiva SYLVIA ABREU 
Direção de produção TAISSA GRISI 
Direção de fotografia HAMILTON OLIVEIRA 
Direção de arte MOACYR GRAMACHO 

Referências :
Filme de encerramento do 50o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - Ganhou três prêmios no 12o Fest Aruanda: Melhor Filme (júri Abraccine), Melhor Direção de Arte (Moacyr Gramacho), Melhor Ator Coadjuvante (Ramon Vane – In Memoriam) 
“O filme tem humor e um roteiro inteligente que parece, se olhado superficialmente, tangenciar o delírio. Sua força narrativa vem de uma aposta definitiva na pulsão de vida, no desafio contra aquilo que nos mantém pragmaticamente presos ao chão, e que reduz as possibilidades de criar e sonhar. Poderíamos associar essa força do sonho ao potencial humano de enfrentamento da biopolítica (conceito de Michel Foucault) e seus esquemas de controle dos corpos e do coletivo, eliminando os riscos do desvio em nome da administração calculada da vida social sob o império do capital”. (Regina Behar) 
“O que pulsa mesmo no filme é a rua, ponto alto da obra de Navarro, com elementos diversos que nos trazem referências a diversas obras do cinema seja em cartazes explícitos ou em chuvas de pétalas de rosas ou ainda um helicóptero com a estátua de Rodin”. (Amanda Aouad) 
“Edgard Navarro é um realizador ímpar, seu cinema não se prende a sociologizações, a análises psicológicas rasas, ou a uma visão paternalista e piegas sobre questões políticoeconômicas. Seu interesse é no ser humano, nas suas potências infinitas, no simbólico, no fantástico como presença material, no caráter libertário da existência, na autodeterminação que surge da negação da precariedade imposta a vidas marginalizadas que são colocadas em xeque pelo desejo de elevação espiritual”.

NO CORAÇÃO DO MUNDO, de Gabriel Martins e Maurílio Martins, estreia no CineBancários no dia 1 de agosto às 19h.


Escrito e dirigido por Gabriel Martins e Maurílio Martins, NO CORAÇÃO DO MUNDO , que teve estreia mundial na última edição do Festival Internacional de Roterdã, em janeiro deste ano, chega ao CineBancários em 1º de agosto, na sessão das 19h.
Ambos diretores já haviam trabalhado juntos em curtas-metragens da produtora Filmes de Plástico, da qual fazem parte junto ao cineasta André Novais Oliveira e o produtor Thiago Macêdo Correia, há dez anos. A partir dos curtas “Contagem” e “Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides”, que foram filmados no mesmo bairro da cidade mineira de Contagem, surgiu a ideia do novo roteiro. “Eu mostrei os filmes a um amigo meu sueco que disse ter ficado curioso com mais histórias desse universo. Apesar de terem sido rodados nomesmo local e no mesmo ano, nunca havíamos pensado serem histórias que pudessem se complementar. Esse momento, em 2012, foi o ponto de partida para o roteiro de NO CORAÇÃO DO MUNDO”, lembra Maurílio.
No longa, as histórias dos personagens Ana e Marcos, que haviam aparecido no curta Contagem, voltam a ser contadas e por isso foi natural que os mesmos atores voltassem a interpretá-los: Kelly Crifer e Leo Pyrata. O papel de Selma era novo e os diretores pensavam em quem poderia dar vida à personagem, quando um amigo em comum sugeriu Grace Passô. “Todos nós da produtora já éramos profundos admiradores do trabalho dela, que maravilhosamente aceitou o convite”, recorda Maurílio.
Ainda havia outro desafio na escalação do elenco: qual personagem desenvolver para MC Carol? “Sou muito fã dela e queria que participasse do filme. Tínhamos escrito um papel para um amigo, o Leo, que não pode fazer, então trocamos o gênero da personagem e surgiu a Brenda, que a MC Carol interpretou de modo brilhante”, conta Gabriel.
A cidade de Contagem – região metropolitana de Belo Horizonte –, especialmente os bairros Laguna e Milanez onde os diretores foram criados, também é personagem fundamental do longa, como explicam: “Ali está a nossa vivência, a nossa formação, então é natural que esse lugar atuasse como um personagem e trouxéssemos esses rostos e essa geografia para o filme”.
NO CORAÇÃO DO MUNDO se passa na periferia de Contagem, onde os moradores acabam formando uma comunidade. Suas relações interpessoais e com o lugar são o pano de fundo do filme, que mistura elementos de filme de assalto e alguns toques de comédia. Marcos se vira como pode para levar a vida, aplicando golpes aqui e ali e cometendo alguns delitos. Um dia Selma, antiga conhecida, propõe a ele a execução de um plano, que pode mudar suas vidas para sempre, e Marcos precisa convencer sua namorada, a cobradora Ana, a embarcar com eles nessa.
A assinatura das produções da Filmes de Plástico, com interpretações naturalistas e as relações familiares e cotidianas, continua presente no longa, mas também novas formas de apresentar a história na tela. “Exploramos com muito mais potência o desenho de som, trabalhamos com efeitos práticos e um pouco de efeitos especiais, ousamos numa decupagem que exigia um apuro técnico maior e tivemos uma equipe imensa, diferente de qualquer coisa que havíamos feito antes”, explica Maurílio. “O resultado é um filme que mantém o que caracterizou a produtora nesses dez anos, mas também foi além na maneira como exploramos a linguagem e utilizamos os gêneros cinematográficos a nosso favor”, completa.

SINOPSE:
Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.

FICHA TÉCNICA:
Direção: Gabriel Martins, Maurílio Martins
Roteiro: Gabriel Martins, Maurílio Martins
Produção executiva: Thiago Macêdo Correia
Produtora: Filmes de Plástico
Elenco: Kelly Crifer, Leo Pyrata, Grace Passô, Bárbara Colen, Robert Frank, Rute Jeremias, Renato Novaes, MC Carol de Niterói, Gláucia Vandeveld.

Distribuição: Embaúba Filmes
País: Brasil
Ano: 2019
Duração: 120 min.

SOBRE OS DIRETORES
Gabriel Martins e Maurílio Martins são formados em cinema pelo Centro Universitário UNA de Belo Horizonte. Em 2009 criaram a produtora mineira Filmes de Plásticos, junto com o cineasta André Novais Oliveira e com o produtor Thiago Macêdo Correia, pela qual lançaram diversos curtas-metragens exibidos e premiados em todo o mundo. “No Coração do Mundo” é o primeiro longa-metragem dos diretores. O filme teve sua première mundial em janeiro de 2019, noInternational Film Festival Rotterdam.

Filmografia selecionada
Gabriel Martins: Filme de Sábado (2009), Contagem (2010), Dona Sônia Pediu uma Arma Emprestada a seu Vizinho Alcides (2011), Rapsódia para o Homem Negro (2015), Nada (2017), No Coração do Mundo (2019).
Maurílio Martins: Contagem (2010), Um Homem que Voa: Nelson Prudencio (2013), Quinze (2014), Constelações (2016), No Coração do Mundo (2019).

HORÁRIOS DE 01 a 07 DE AGOSTO (não há sessões nas segundas);

Dia 01 de agosto:
15h – ABAIXO A GRAVIDADE
17h – ABAIXO A GRAVIDADE
19h – NO CORAÇÃO DO MUNDO

Dia 02 de agosto:
15h – ABAIXO A GRAVIDADE
17h – ABAIXO A GRAVIDADE
19h – NO CORAÇÃO DO MUNDO

Dia 03 de agosto:
15h – ABAIXO A GRAVIDADE
17h – ABAIXO A GRAVIDADE
19h – NO CORAÇÃO DO MUNDO

Dia 04 de agosto:
15h – ABAIXO A GRAVIDADE
17h – ABAIXO A GRAVIDADE
19h – NO CORAÇÃO DO MUNDO

Dia 06 de agosto:
15h – ABAIXO A GRAVIDADE
17h – ABAIXO A GRAVIDADE
19h – NO CORAÇÃO DO MUNDO

Dia 07 de agosto:
15h – ABAIXO A GRAVIDADE
17h – ABAIXO A GRAVIDADE
19h – NO CORAÇÃO DO MUNDO

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS
Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre
Fone: 34331205
Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

Nenhum comentário: