Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Cine Dica: FRAPA anuncia Programação 2019

Com inscrições esgotadas, capital gaúcha sedia encontro anual de roteiristas de 2 a 5 de julho
"Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar"

PORTO ALEGRE (RS) -  edição do FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), maior festival do gênero da América Latina acontece de 2 a 5 de julho na Cinemateca Capitólio Petrobras e outros espaços da cidade. O evento reúne mais de 50 convidados de todo o país. Palestras, debates, workshops, rodadas de negócios, concursos de roteiro e curtas fazem parte da atração. Entre os destaques deste ano estão a roteirista carioca Antonia Pellegrino, do documentário "Primavera das Mulheres" e George Moura, escritor das minisséries televisivas "Amores Roubados" e "Onde Nascem Os Fortes". Também participam a cubana Xenia Rivery ("El Chata"), chefe da cátedra de roteiro da escola da Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de Los Baños (EICTV), e Zé Brandão, da premiada animação nacional "Irmão do Jorel". Na abertura será exibida a pré-estreia do longa "Ilha" (2018), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, vencedor dos prêmios de melhor roteiro e ator (Aldri Anunciação) no Festival de Brasilia. A sessão comentada do documentário inédito "Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar" (2019), de Marcelo Gomes, encerra o festival. Com direção de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller, o FRAPA é uma realização da Coelho Voador e Epifania FilmesA arte é assinada pelo designer Leo LageMaiores informações no site frapa.art.br.

Outros nomes confirmados para esta edição incluem Antonio Prata ("Sob Pressão"), Renata Martins ("Malhação - Viva a Diferença"), Felipe Braga ("Marighella"), Carolina Kotscho ("2 Filhos de Francisco"), Rita Moraes ("Samantha!") e Bráulio Mantovani ("Cidade de Deus"), entre outros nomes prestigiados do audiovisual brasileiro. As rodadas de negócios trazem representantes de empresas como NetflixFoxAmazon Prime VideoO2 FilmesRT FeaturesGlobo Filmes e Conspiração Filmes. A mostra internacional de curtas traz 12 títulos, escolhidos entre mais de 180 filmes, e inclui premiações ligadas ao roteiro como 'melhor personagem' e 'melhor final'. "É muito bonito ver um festival que valoriza o roteiro consolidado como ponto de encontro da indústria audiovisual", acredita Leo Garcia. "Esse será o maior FRAPA da história e se pararmos pra refletir que estamos em 2019, isso diz muito sobre resistência", promete. Uma das novidades é a realização do 1º FRAPA[LAB], laboratório de roteiros que acontecerá durante o festival com o apoio do Projeto Paradiso, iniciativa paulista de apoio ao audiovisual brasileira. Nesta atividade os vencedores do concurso de roteiro de longa terão assessoria com os consultores Aleksei Abib ("Elena") e Xenia Rivery. O longo caminho do papel à tela, roteiro e política, representatividade trans e grandes personagens mulheres são alguns dos temas dos debates deste ano. No primeiro dia do FRAPA será lançado edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-RS) em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

FRAPA 2019 reafirma o crescimento do evento ano após ano. A organização espera receber cerca de 450 pessoas, entre convidados, players e inscritos. São aguardados mais de 300 encontros nas Rodadas de Negócios durante os quatro dias de festival, e atividades simultâneas em três salas, na Cinemateca e no campus I da Faculdade Senac Porto Alegre. "Depois dos 230 inscritos em 2018, com pacotes esgotados um mês antes do início do evento, em 2019 superamos as expectativas com 290 pacotes vendidos e inscrições encerradas três meses antes da data do festival", explica Mariana Mêmis MüllerPor sua vez, o concurso de roteiros de longas-metragens e piloto de série recebeu o número recorde de mais de 390 trabalhos inscritos. De forma ininterrupta, o FRAPA acontece desde 2013 e já trouxe à Porto Alegre nomes como James V. Hart ("Drácula de Bram Stoker"), Pablo Stoll ("Whisky"), Lucas Paraizo ("Gabriel e a Montanha"), Vera Egito ("Elis"), Juliana Rojas ("As Boas Maneiras"), Julia Murat ("Pendular") e Luiz Bolognesi ("Bingo, o Rei das Manhãs"), entre outros.

Programação completa FRAPA 2019 - https://frapa.art.br/programacao

Sobre Leo Garcia 
O porto-alegrense Leo Garcia é sócio da Coelho Voador e diretor geral do FRAPA. Mestre em roteiro de ficção para TV e cinema pela UPSA de Salamanca (Espanha), roteirizou e produziu o curta de animação "Ed" (2013) - vencedor de 27 prêmios e selecionado para mais 100 festivais mundo afora. Leo também escreveu e produziu a comédia adolescente "Em 97 Era Assim". É diretor e roteirista do documentário "A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro" (2018). Também assina o roteiro dos longas inéditos "Legalidade" - com lançamento marcado para o dia 12 de setembro - e "Depois de Ser Cinza". Também é criador e roteirista da série de TV "A Bênção", prevista para 2020, no Canal Brasil.

Sobre Mariana Mêmis Müller
Formada publicitária pela PUCRS, especialista em Cinema pela Unisinos e tallerista da EICTV (San Antonio de Los Baños, Cuba). Produtora, produtora executiva e diretora de produção, é sócia-administradora da Epifania Filmes. Assina a produção executiva dos longas "Filme Sobre um Bom Fim" (2015), "A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro" (2017), "Pra Ficar na História" (2018), "Já Vimos esse Filme"(2018) e do inédito "Disforia" (lançamento previsto para 2020). É produtora executiva do FRAPA e roteirista das séries "Climaxxx" e "Lei de Gérson", em desenvolvimento.


Isidoro B. Guggiana
Assessoria de Imprensa
T 55 51 9 9923 4383

Nenhum comentário: