Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Cine Dica: CineDhebate Direitos Humanos promove sessão especial do clássico Chinatown; mostra Recam e William Blake continuam


A Sala Redenção – Cinema Universitário tem, na semana de 8 a 12 de julho, a continuação da bem-sucedida mostra Simetrias Fantásticas – William Blake na cultura pop, com curadoria do bolsista da Difusão Cultural, Vitor Cunha. O ciclo dialoga com a exposição que está na Sala Fahrion (2º andar do prédio da Reitoria da UFRGS) desde 10 de maio, O Matrimônio de Céu e Inferno, desenvolvida a partir de adaptações em quadrinhos da obra original do poeta e pintor fantástico William Blake. Os premiados Ilha do Medo, de Martin Scorsese e Blade Runner – O Caçador de Androides, de Ridley Scott, fazem parte da programação de quatro filmes hollywoodianos que referenciam a obra do gravurista inglês. 
Além deles, o CineDhebate Direitos Humanos promoverá sessão com debate na quarta-feira, 10, às 19h, com o clássico Chinatown (1974), dirigido por Roman Polanski e estrelado por Jack Nickolson (detetive Jake Gittes). Nos dias 11 e 12, a Sala Redenção recebe mais uma vez a mostra Recam, com diversos filmes da América Latina.  

Mostra Simetrias Fantásticas – William Blake na Cultura Pop
Como que construindo um percurso a partir da exposição Matrimônio do Céu e Inferno, realizada na Sala Fahrion desta universidade entre maio e junho, a Sala Redenção, em parceria com o curador da exposição Eneias Tavares, apresenta a mostra Simetrias fantásticas – William Blake na cultura pop, contendo quatro filmes americanos que se utilizaram, de uma forma ou outra, da obra do poeta e gravurista inglês, cujas temáticas reverberam na cultura popular até hoje.

Mostra Recam
Encontro Especializado de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM) foi criada em dezembro de 2003 e é um órgão consultivo do MERCOSUL no tema cinematográfico e audiovisual, formado pelas mais altas autoridades governamentais nacionais no assunto. Entre os seus objetivos, Busca-se aprofundar o desenvolvimento do Audiovisual dos Países participantes, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, garantindo o direito do telespectador a uma pluralidade de opções que incluem especialmente expressões culturais e audiovisuais do Mercosul.

CineDhebate Direitos Humanos
O CineDHebate Direitos Humanos é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em uma parceria entre a Liga dos Direitos Humanos da Faculdade de Educação da UFRGS e a Sala Redenção – Cinema Universitário. Cada exibição é seguida de debate com a participação de convidados, dos organizadores e do público.

Veja a programação completa no site Difusão Cultural-UFRGS clicando aqui. 

Nenhum comentário: