Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de julho de 2019

Cine Dica: ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR estreia no CineBancários dia 11 de julho ás 19h


Longa de Marcelo Gomes estreia no CINEBANCÁRIOS no dia 11 de julho , na sessão das 19h.  O filme fez parte da seleção oficial da Mostra Panorama do Festival de Berlim e recebeu Menção Honrosa do Júri Oficial e da ABD/SP, além do prêmio da crítica no Festival É Tudo Verdade/2019.
O diretor Marcelo Gomes estava a caminho de um festival de cinema em Taquaritinga do Norte e ao passar por Toritama ficou impressionado com a loucura que havia se tornado aquela cidade que conhecera pacata, com biblioteca, orquestra de música, festa de padroeiros. Responsável por 20% da produção de jeans do país, Toritama havia se transformado. “Foi quando alguém comentou comigo que as pessoas ali costumavam vender seus próprios eletrodomésticos para passar o carnaval na praia. Achei que era uma transgressão muito forte alguém se desvencilhar dos bens de consumo, muitas vezes de primeira necessidade, por conta do carnaval. Fiquei imaginando a intensidade desse processo de trabalho e, como eu faço cinema para vasculhar o que eu não conheço, achei que esse era um bom mote para um filme”, diz o diretor.
Produzido pela Carnaval Filmes, ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR mostra o envolvimento dos moradores de Toritama com a produção de jeans no Brasil e com o carnaval. O documentário estreia dia 11 de julho dentro da Sessão Vitrine, projeto de distribuição coletiva da Vitrine Filmes, que lança um título por mês, com sessões diárias e ingressos de valor reduzido, promovendo debates e maior acessibilidade aos filmes. “Eu acho muito oportuno ter a estreia nacional do nosso filme justamente no momento histórico que o Brasil vive: onde os trabalhadores a cada dia perdem seus direitos, onde o Ministério do Trabalho é extinto e onde se promove a política do trabalho autônomo sem se saber as reais consequências disso. Durante a realização do filme, nós tivemos grandes encontros com maravilhosos moradores de Toritama e também tivemos momentos de grande reflexão. Afinal, o que seria só um documentário sobre uma pequena cidade industrial se transformou num processo de reflexão, sobre o que nós fazemos com a nossa vida, com o nosso trabalho e com o nosso tempo. Essa jornada pelo Agreste foi um momento muito feliz pra gente, além de muito prazeroso", declara Marcelo Gomes.
A Sessão Vitrine destaca-se por sua preocupação em fomentar a formação de público e por uma curadoria que zela pelo fortalecimento de um audiovisual descentralizado. São lançados pelo projeto filmes realizados em diferentes estados, de diversos gêneros narrativos, que apresentam temáticas plurais e afirmativas. Dessa maneira, a distribuidora Vitrine Filmes vem se consolidando como um projeto que atua na construção de um cinema diversificado.

SINOPSE
A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo implacável. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal.  Os locais trabalham sem parar e os moradores são orgulhosos de serem os donos do seu próprio tempo. Durante o Carnaval - o único momento de lazer do ano, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences sem arrependimentos e fogem para as praias em busca de uma felicidade efêmera. Quando chega a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa.
Assista o trailer clicando aqui. 
CRÉDITOS
Brasil, 2019, 85 min, classificação indicativa
Direção | Roteiro: Marcelo Gomes
Produtoras: Carnaval Filmes, Rec Produtores Associados, Misti Filmes.
Direção de Fotografia: Pedro Andrade
Produtores: João Vieira Jr., Nara Aragão
Coprodutores: Chico Ribeiro, Ofir Figuereido, Ernesto Soto, Marcelo Gomes
Produção executiva: João Vieira Jr., Ernesto Soto
Montagem: Karen Harley
Som: Pedro Moreira, João Lucas, Lucas Caminha
Música: O Grivo
Direção de Produção: Karina Nobre, Luna Gomides
Assistência de Montagem: Gustavo Campos
Personagens: Leonardo, Francielly, Canario, Velho do Ouro

SINOPSE CURTA
Uma pequena cidade do Agreste pernambucano é considerada a capital nacional do jeans. Esse microcosmo mostra o capitalismo moderno e suas transgressões.

FESTIVAIS
Mostra Panorama | 69º Festival de Berlim
Mostra Competitiva | 24º É Tudo Verdade: Prêmio da Crítica | Abraccine, Menção Honrosa | Júri Oficial, Menção Honrosa | Júri da Associação Brasileira dos Documentárias/ABD-SP
Sheffield Doc Fest 2019 – Seleção Oficial
Olhar de Cinema – Olhares Brasil
Doc Aviv - International Documentary Film Festival.

DIRETOR
O longa-metragem de estreia de Marcelo Gomes, Cinema, aspirinas e urubus, chamou a atenção da mídia em 2005 ao ser selecionado para o Festival de Cannes (na seção Un Certain Regard), onde ganhou o Prêmio da Educação Nacional da França. Em 2009 ele apresentou o cultuado Viajo porque preciso, volto porque te amo, no Festival de Veneza. Codirigido por Karim Ainouz, o filme ganhou diversos prêmios em cidades como Toulouse, Havana e Paris. Em 2012 Gomes estreou seu terceiro longa, Era uma vez eu, Verônica, no Festival Internacional de Cinema de Toronto e ganhou prêmios em festivais como os de Brasília, Havana, San Sebastian e Guadalajara. Em parceria com o artista visual Cao Guimarães, ele lançou, em 2014, na mostra Panorama do Festival de Berlim, o longa O homem das multidões. E, em 2017, estreou na Mostra Competitiva do Festival de Berlim com Joaquim, longa-metragem contemplado com Prêmio Fênix (México) e premiado também no Festival de Havana e Nova York.

HORÁRIOS DO CINEBANCÁRIOS DE 11 A 17 DE JULHO (não há sessões nas segundas-feiras):

Dia 11 de julho:
15h – O OLHO E A FACA
17h – DIVINO AMOR
19h – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR

Dia 12 de julho:
15h – O OLHO E A FACA
17h – DIVINO AMOR
19h – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR

Dia 13 de julho:
15h – O OLHO E A FACA
17h – DIVINO AMOR
19h – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR

Dia 14 de julho:
15h – O OLHO E A FACA
17h – DIVINO AMOR
19h – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR

Dia 16 de julho:
15h – O OLHO E A FACA
17h – DIVINO AMOR
19h – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR

Dia 17 de julho:
15h – O OLHO E A FACA
17h – DIVINO AMOR
19h – ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331205

Nenhum comentário: