Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Cine Dica: Sala Redenção - Cinema Universitário exibe 31 vídeos que discutem questões da antropologia

Coco Antes de Chanel

A programação da próxima semana na Sala Redenção trará a Mostra de Videos Etnográficos com 31 produções audiovisuais realizadas em diferentes partes do Brasil e da América do Sul. A mostra é uma das atividades da Reunião de Antropologia do Mercosul, um dos maiores congressos de antropologia da América Latina e que dará início a sua 13ª edição na próxima segunda-feira, 22 de junho, no campus central da UFRGS. Com sessões nos dias 23, 24 e 25 de junho, os videos apresentados transitam por diferentes temáticas estudadas pelas ciências sociais, como os mitos do imaginário gaúcho, a luta indígena por seus territórios, o universo simbólico da fé e as relações das pessoas com os ambientes urbanos.
O primeiro filme a ser exibido no dia 23, terça-feira, é A Poeira do Tempo: figuras e lendas da fundação da terra gaúcha, um documentário audiovisual que reúne registros de narrativas biográficas e da memória coletiva de mulheres e homens durante anos de trabalho de campo em viagens pelo Estado do Rio Grande do Sul e pela região metropolitana de Porto Alegre. Já De Mitos a Bichos, dirigido por  Cinthia Creatini da Rocha e Kátia Klock, será exibido na quinta-feira, 25 de junho, e abordará as narrativas de um líder espiritual Mbyá Guarani sobre o processo de transformação entre “ser gente” e “ser bicho”. Tal transformação retrata valores e características humanas e não-humanas e que são centrais na construção sociocultural dos indígenas. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público. 
Além dos videos etnográficos, a Sala dá continuidade a Mostra Cinema Pelo Mundo, em que os filmes exibidos tratam sobre relações familiares tensionadas por questões políticas e de convivência. Obras do Uruguai, da França e dos Estados Unidos compõem a programação do ciclo. O Cinema Universitário exibe, ainda, na quarta-feira, 24 de junho, Coco Antes de Chanel, o longa que conta a história da famosa estilista francesa Coco Chanel. A sessão é uma parceria da Sala Redenção com o Zenit-Parque Científico da UFRGS e integra a programação mensal da Mostra Inovação nas Telas, que traz longa sobre pesquisa, inovação e empreendedorismos. Após o filme, o público poderá participar de um debate com integrantes do projeto e convidados. 

Veja a programação completa no site oficial clicando aqui. 

Nenhum comentário: