Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de julho de 2019

Cine Dica: Curso - Melodrama em Três Tempos

INSCRIÇÕES ABERTAS
Valor promocional para os primeiros inscritos

O Melodrama é um dos gêneros cinematográficos que perpassa gerações de cineastas com diversas abordagens e reconfigurações. Nos anos 40 ele foi ressignificado pelo alemão Douglas Sirk quando iniciou os trabalhos com estúdios norte-americanos. Cultuado a partir do final dos anos 60, quando a crítica cinematográfica faz uma reparação e visualiza nas obras do diretor uma influência brechtiana, assim como o grande teor de crítica social presente. 
Um de seus grandes seguidores foi o alemão Rainer Werner Fassbinder nos anos 70 e nos anos 2000 o americano Todd Haynes englobou em seu cinema influências dos dois cineastas.
 

 
O curso MELODRAMA EM TRÊS TEMPOS: SIRK - FASSBINDER - HAYNES, ministrado por Renato Cabral, pretende apresentar o panorama das obras dos três cineastas dentro do gênero melodramático, analisando tais feitos através de bibliografias estrangeiras e artigos nacionais que resgatam as obras e sua importância no cenário audiovisual. A ideia é ampliar as questões de linguagem e forma das produções para também questões temáticas que trazem destaque para um cinema por muitas vezes segmentado e que através dos três diretores encontrou formas de abrir uma reflexão sobre relações sociais integrando em suas narrativas representatividades até mesmo de gênero, sexualidade e raça.



Curso
MELODRAMA EM TRÊS TEMPOS:
SIRK - FASSBINDER - HAYNES

de Renato Cabral

Datas: 27 e 28 / Julho (sábado e domingo)
Horário: 14h às 17h
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)



INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
http://cinemacineum.blogspot.com/2019/07/melodrama-em-tres-tempos.html
 

Nenhum comentário: