Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 98 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento e Cinesofia. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Cine Dica: Zama, Rei e Projeto Raros Sci-Fi (2 a 8 de agosto)



FILMES DE LUCRECIA MARTEL E NILLES ATALLAH EM CARTAZ
PROJETO RAROS APRESENTE PÉROLA DA FICÇÃO-CIENTÍFICA DOS ANOS 1950
ZAMA

Em diálogo livre com o ciclo 1970: Os enigmas da ficção-científica, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a partir de quinta-feira, 2 de agosto, dois títulos que revisitam de maneira extraordinária o passado colonial do continente sul-americano, provocando conexões incômodas com o presente: o chileno Rei, de Niles Atallah, e o argentino Zama, de Lucrecia Martel. O Desmonte do Monte, documentário de Sinai Sganzerla, segue em exibição até o dia 8 de agosto. O valor do ingresso para os filmes em cartaz é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
Na sexta-feira, 03 de agosto, às 20h05, o Projeto Raros exibe Mulheres-Gato da Lua, de Arthur Hilton, emblemática ficção-científica dos anos 1950. Após a sessão, será realizado um debate com o pesquisador Marcelo Severo. Com projeção digital e legenda em português, a sessão tem entrada franca.

FILMES EM CARTAZ

ZAMA
Cor/DCP/115'
Argentina / Brasil / Espanha / Portugal / México - 2017
Direção: Lucrecia Martel
Distribuição: Vitrine Filmes
​Zama, um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul, aguarda uma carta do Rei que deverá autorizá-lo a se transferir da cidade em que vive estagnado para um lugar melhor. Sua situação é delicada: ele deve se certificar de que nada ofusque sua realocação e se vê forçado a aceitar submissamente todas as tarefas que lhe são confiadas por consecutivos governadores que vêm e vão enquanto, ele fica para trás. Os anos passam e a carta do Rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, se junta a um grupo de soldados que saem a perseguir um perigoso bandido.

REI
(Rey)
Cor/DCP/91'
Chile/2017
Direção: Niles Atallah
Distribuição: Descoloniza Filmes
Orélie-Antoine de Tounens foi um advogado e explorador francês do século XIX que se dedicou a conquistar a Patagônia. Suas aventuras são exploradas de forma imaginativa e em alto estilo pelo chileno-americano Niles Atallah. O rei se depara com seres flutuantes e inimigos vestindo máscaras enormes enquanto ele percorre espaços fotografados por filme celuloide. Este filme, frequentemente alucinatório, mostra a história rompendo e brotando um caminho para a transcendência.

PROJETO RAROS APRESENTA CLÁSSICO SCI-FI DOS ANOS 1950

MULHERES-GATO DA LUA
(Cat-Women of the Moon)
EUA, 1953, 64 minutos
Direção: Arthur Hilton
Exibição digital com legendas em português

Astronautas da terra viajam para o lado escuro da lua, em uma expedição científica, e encontram um civilização antiga de mulheres. São bem recebidos com comidas e bebidas mas, o que não sabem é que as mulheres-gato querem se apoderar de seu foguete.
Lançado originalmente em 3D, o filme é um dos poucos realizados para o cinema por Arthur Hilton, mais conhecido como montador de Assassinos, de Robert Siodmak e O Segredo da Porta Fechada de Fritz Lang, entre centenas de outros filmes.
A sessão faz parte de uma dupla homenagem às avessas do Projeto Raros ao cinquentenário de 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, destacando filmes de ficção-científica que resgatam ou destacam o lado mais divertido e inconsequente do gênero. Após a sessão, há um debate com o pesquisador Marcelo Severo.

GRADE DE HORÁRIOS
2 a 8 de agosto de 2018

2 de agosto (quinta-feira)
14h30 – O Desmonte do Monte
16h – Zama
18h – Matadouro 5
20h – No Mundo de 2020

3 de agosto (sexta-feira)
14h30 – O Desmonte do Monte
16h – Rei
18h – Capricórnio Um
20h05 – Projeto Raros (Mulheres-Gato da Lua, de Arthur Hilton)

4 de agosto (sábado)
14h30 – O Desmonte do Monte
16h – Zama
18h – THX 1138
19h30 – 2001 – Uma Odisseia no Espaço

5 de agosto (domingo)
14h30 – O Desmonte do Monte
16h – Rei
18h – O Planeta dos Macacos
20h – De Volta ao Planeta dos Macacos

7 de agosto (terça-feira)
14h30 – O Desmonte do Monte
16h – Zama
18h – Fase IV: Destruição
19h30 – O Enigma de Andrômeda

8 de agosto (quarta-feira)
14h30 – O Desmonte do Monte
16h – Rei
18h – Colossus 1980
20h – Geração Proteus

Nenhum comentário: