Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cine Especial: RETROSPECTIVA 2011: Parte 1

Para começar essa retrospectiva, para dizer o que rolou de bom neste ano, com relação a mim e ao cinema, não poderia deixar de apontar sobre uma das melhores coisas que aconteceram comigo, para melhorar ainda mais o meu conhecimento sobre a 7ª arte.
Tudo começou por acaso, eu estava freqüentando o Cinebancários em certa ocasião, quando a garota da bilheteria, me deu um papel para eu escrever o meu email e receber as novidades do que ia rolar na sala. Com isso, certo dia recebo um convite para eu participar de um curso sobre Stanley Kubrick, criado pelo Instituto Cultural CENA UM e organizado pelo Sr Jorge. Com a batata (e boa) quente no colo, não poderia deixar passar isso em branco, já que por mais que tivesse conhecimento sobre cinema, faltava comprovante, ou melhor, dizendo, certificados comprovando isso. Desde aquele curso em diante, eu não só tenho participado dos atividades, como também (antes de cada curso) tenho feito especial com relação a cada uma das aulas que eu ia ter, que na maioria das vezes, eram de cineastas importantes para a historia do cinema.
Abaixo, todos os especiais que eu fiz de cada curso, onde terá acesso a todas as partes de cada um dos especiais. Boa leitura.

As Obras-Primas de Stanley Kubrick

Começando a minha jornada pelo CENA UM, justamente num curso sobre um dos meus diretores preferidos. E para saber muito mais sobre ele, Sérgio Rizzo (jornalista, mestre em Artes/Cinema e doutorando) de uma forma tranqüila, fala sobre infância, vida, carreira e de filmes não concluídos (como Napoleão) desse grande diretor que filmou pouco, mas mostrou muito. Leia tudo sobre o especial de Stanley Kubrick clicando aqui.  

Joel e Ethan Coen: Clássico e Contemporâneo

Apesar de um contra tempo na segunda aula (nos deixaram no lado de fora do prédio) RAFAEL CICCARINI (professor e critico de cinema) nos explicou de tudo um pouco sobre esses irmãos cineastas e suas ligações com o cinema de ontem e hoje. Leia tudo sobre o especial sobre  os irmãos Coen clicando aqui.

 Como se ver um filme

Numa forma bem descontraída, Ana Maria Baiana (critica de cinema do site UOL) mostrou passo a passo o desenvolvimento de um filme, desde a pré produção até a sua eventual estréia. Leia mais sobre os filmes que seriam abordados no curso clicando nas partes: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

 Poesia e ensaio na obra de Jean Luc Godard

Num dos mais emocionantes cursos do CENA UM, Mário Alves Coutinho (escritor e historiador de cinema) encerrou as atividades com agente com os olhos cheio de lagrimas nos últimos minutos, ao ouvir na tela, suas próprias palavras sobre Godard, num pequeno especial que ele fez na TV. Mais fã do que isso impossível. Leia tudo sobre o especial Jean Luc Godard clicando aqui.

O fantástico cinema de Steven Spielberg

Numa forma rápida e descontraída, Robledo Milani (critico de cinema do site Papo de Cinema) da uma volta no tempo e fez nos relembrar dos grandes clássicos (principalmente os primeiros) desse diretor que mudou a forma do cinema de entretenimento. Leia tudo sobre o especial Steven Spielberg clicando aqui.

Ingmar Bergman:
O Cinema da Angústia Existencial
Não é fácil entrar no mundo de Bergman, e devido a isso, o veterano Jorge Roldán (pesquisador e professor de historia de cinema) foi convocado para selecionar esse problema para gente, e de quebra, fez todo mundo ficar com inveja dele, quando ele disse que numa ocasião, recebeu um beijo no rosto da atriz Liv Ullmann. Ainda bem que a inveja não mata! Leia tudo sobre sobre o especial Ingmar Bergman clicando aqui. Leia também: O que eu ainda não sei e Ingmar Bergman e Bergan e sua trilogia da violencia.

A obra Alfred Hitchcock

Durante quatro dias, Carlos Primati (colaborador regular de diversos periódicos com textos sobre cinema, televisão, música, videogames e quadrinhos) fez uma auto análise sobre tudo o que o mestre do suspense fez (tanto na Inglaterra, como nos EUA) e os ingredientes que o levaram a se tornar um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos. Leia tudo sobre o especial Alfred Hitchcock clicando aqui. Leia também: Um Barco e Nove Destinos, Chantagem e Confissão e Jovem e Inocente.   

Nouvelle Vague:
História, Linguagem e Estética

Encerrando as atividades do Cena um com estilo neste ano, o ultimo curso foi uma espécie de volta no tempo. Franthiesco Ballerini (Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo) veio para Porto Alegre, para desenterrar as origens que criaram esse movimento histórico do cinema Francês, que deu origem a outros movimentos pelo mundo como o nosso Cinema Novo brasileiro, e de quebra, deu mais enfoque ao diretor Francois  Truffaut, sendo  mais do que merecido. Leia tudo sobre o especial Nouvelle Vague clicando aqui.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: