Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cine Dica: Em DVD: UM CONTO CHINÊS

AS COISAS ACONTECEM E PRONTO, OU NÃO?
Sinopse: Um veterano da Guerra das Malvinas chamado Roberto (Ricardo Darín) vive recluso em sua casa há quase vinte anos por causa de um sofrimento do passado. A sua rotina é alterada pela chegada a Buenos Aires do chinês Jun (Ignácio Huang). O homem veio à capital argentina para procurar um parente perdido e começa uma inusitada amizade com Roberto. Os dois homens mal conseguem se comunicar por conta das diferenças culturais e de idiomas.
Às vezes, á historia mais absurda não é ficção, mas sim a realidade, mas pensamos que é ficção, porque ouvimos ela, ou lemos sobre ela, mas não a vemos, portanto é difícil de acreditar em tais fatos. O caso que a vida prega-nos uma peça sejam por qual motivo, talvez por nos ajudarmos, ou simplesmente elas acontecem e temos que administrá-la com naturalidade. Ao assistir Um Conto Chinês, não tem como não pensar sobre isso tudo e não ter como não se identificar com o protagonista (Ricardo Darín, ótimo como sempre) ao ver sua vida cheia de regras e toda certinha, ser quebrada pela aparição do chinês Jun (Ignacio Huang) que surge do nada, não falando nenhuma palavra em Espanhol e unicamente com uma tatuagem de um endereço no braço, onde se encontra possivelmente o seu tio. Até ai tudo bem, pois já vimos encontros de personagens diferentes um do outro, mas que devido a circunstancias, acabam tendo que ficar juntos, mas antes desse encontro, o prólogo do filme é que amarra o espectador de tal forma, que ficamos nos perguntando como aconteceu aquilo. O inicio mostra Jun, com sua namorada dentro de um barco, numa lagoa na China, e quando ele vai pedir ela em casamento, uma vaca cai do céu e cai justamente em cima dela. Mas daí a pessoa se pergunta: O que esse inicio inusitado tem haver com o encontro dos protagonistas? Como Jun saiu da China e foi parar justamente na Argentina? E o que isso tudo tem haver com Ignácio?
Surpreendentemente, o filme possui pequenas respostas, mas difíceis de acreditar, mas não será por isso, que deixaremos de apreciar o filme que nos conquista de uma forma absurdamente contagiante. Talvez isso se deva a dupla central, pela forma como eles terão que se lidar um com o outro, em meio aos obstáculos que irão aparecer, durante os dias que passaram juntos, e de alguma forma, a união de ambos irá mudar vida de cada um deles, pelo menos de Ignácio e com seu passado obscuro. Dirigido pelo ainda desconhecido Sebastián Borensztein, Um Conto Chinês atraiu mais de um milhão de Argentinos no cinema e ficando mais de 14 semanas em cartaz aqui na capital gaucha, e mesmo já chegando em DVD, o filme ainda se encontra em exibição na sala GNC Moinhos, provando que tem potencial para ir mais longe, não só por aqui, mas também no mercado internacional. O cinema Argentino ainda vai longe.


Me Sigam no Facebook e Twitter

2 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Mais um acerto do cinema argentino. Preciso assisti-lo. Valeu a dica.

O Falcão Maltês

Gilberto Carlos disse...

Já coloquei o teu link lá no Gilberto Cinema, coloca o meu link no Cinema Cem anos Luz, também. Abraços.