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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Cine Dica: Estréias no final de semana (23/12/11)

E ai gente, tamos ai. Entrei de férias do meu serviço habitual e por isso, decidi fazer (comprar) algumas coisinhas agora que estou folgado hehehehe. Nada melhor do que descansar, recarregar as baterias, para o novo ano que está chegando. Mas quem curte o meu blog, não se preocupe, pois continuarei postanto por aqui, mesmo que (pelo menos por um mês) não com muita freqüência.
Quanto as estréias, Tom Cruise não desiste e ataca com novo Missão Impossível, uma nova repaginada do clássico a Bela e a Fera no filme A Fera e finalmente, o filme com pinta de Oscar Todos Pelo Poder com George Clooney.

Confiram as estréias:

Missão Impossivel - Protocolo Fantasma
Sinopse: A trama mostrará o agente secreto Ethan Hunt e seu time da força-tarefa Missão Impossível no papel de foragidos da justiça. Após serem acusados de um atentado a bomba na Rússia Hunt e seu novo time precisam limpar o nome de sua agência quando o Presidente decreta o início do Protocolo Fantasma. Contando apenas com sua experiência e a ajuda do misterioso Brandt Hunt deve trabalhar fora do radar do Governo que os acusa de serem terroristas tentando iniciar uma Guerra Nuclear.

A Fera
Sinopse: Kyle Kingson tem tudo inteligência beleza riqueza e boas oportunidades mas possui uma personalidade cruel. Após humilhar uma colega de classe ele é amaldiçoado por ela para se tornar tudo o que ele despreza. Enfurecido com a sua nova horrível aparência ele vai atrás da garota e descobre que só terá a sua beleza de volta se fazer com que alguém consiga amá-lo.

 
Compramos um Zoológico
Sinopse: O filme baseado em uma história real apresenta Benjamin um pai solteiro que vive uma incrível história de superação. Após a morte da esposa Benjamin e seus filhos mudam-se para o interior da Califórnia para renovar e reinaugurar um zoológico em decadência. Sem nenhuma experiência prévia a família verá seus valores transformados pelo convívio com os animais do zoológico em uma experiência inebriante para toda família.


Tudo pelo Poder
Sinopse: Thriller político centrado na campanha de um candidato democrata à presidência dos Estados Unidos. Sthephen Myers é um jovem e ambicioso diretor de comunicação que não mede esforços para promover o seu candidato o governador Mike Morris.


Românticos anônimos
Sinopse: Jean-René (Benoît Poelvoorde) e Angélique (Isabelle Carré) são os Românticos Anônimos que dão nome ao longa. Ele é o dono de uma fábrica de chocolate. Ela, uma brilhante confeiteira que começa a trabaçhar para ele.Unidos pelo chocolate e pelo sentimento que nutrem um pelo outro, eles têm outra coisa em comum: a timidez patológica, coisa que torna quase impossível manter relações com outras pessoas.Assim, para viver esse romance, os apaixonados terão que passar pelas mais inusitadas situações mais inusitadas na tentativa de lidar com as emoções.


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quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

NOTA: TO AQUI AINDA GENTE!

Para aqueles que me acompanham e estranharam a falta de novas matérias, fiquem sabendo que eu entrei de férias do meu serviço habitual, e por isso estou descansando e comprando umas coisinhas hehehehe.Mas como eu prometi, irei continuar com a retrospectiva 2011, portanto aguardem para amanha uma nova matéria. Até mais.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cine Especial: RETROSPECTIVA 2011: Parte 1

Para começar essa retrospectiva, para dizer o que rolou de bom neste ano, com relação a mim e ao cinema, não poderia deixar de apontar sobre uma das melhores coisas que aconteceram comigo, para melhorar ainda mais o meu conhecimento sobre a 7ª arte.
Tudo começou por acaso, eu estava freqüentando o Cinebancários em certa ocasião, quando a garota da bilheteria, me deu um papel para eu escrever o meu email e receber as novidades do que ia rolar na sala. Com isso, certo dia recebo um convite para eu participar de um curso sobre Stanley Kubrick, criado pelo Instituto Cultural CENA UM e organizado pelo Sr Jorge. Com a batata (e boa) quente no colo, não poderia deixar passar isso em branco, já que por mais que tivesse conhecimento sobre cinema, faltava comprovante, ou melhor, dizendo, certificados comprovando isso. Desde aquele curso em diante, eu não só tenho participado dos atividades, como também (antes de cada curso) tenho feito especial com relação a cada uma das aulas que eu ia ter, que na maioria das vezes, eram de cineastas importantes para a historia do cinema.
Abaixo, todos os especiais que eu fiz de cada curso, onde terá acesso a todas as partes de cada um dos especiais. Boa leitura.

As Obras-Primas de Stanley Kubrick

Começando a minha jornada pelo CENA UM, justamente num curso sobre um dos meus diretores preferidos. E para saber muito mais sobre ele, Sérgio Rizzo (jornalista, mestre em Artes/Cinema e doutorando) de uma forma tranqüila, fala sobre infância, vida, carreira e de filmes não concluídos (como Napoleão) desse grande diretor que filmou pouco, mas mostrou muito. Leia tudo sobre o especial de Stanley Kubrick clicando aqui.  

Joel e Ethan Coen: Clássico e Contemporâneo

Apesar de um contra tempo na segunda aula (nos deixaram no lado de fora do prédio) RAFAEL CICCARINI (professor e critico de cinema) nos explicou de tudo um pouco sobre esses irmãos cineastas e suas ligações com o cinema de ontem e hoje. Leia tudo sobre o especial sobre  os irmãos Coen clicando aqui.

 Como se ver um filme

Numa forma bem descontraída, Ana Maria Baiana (critica de cinema do site UOL) mostrou passo a passo o desenvolvimento de um filme, desde a pré produção até a sua eventual estréia. Leia mais sobre os filmes que seriam abordados no curso clicando nas partes: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

 Poesia e ensaio na obra de Jean Luc Godard

Num dos mais emocionantes cursos do CENA UM, Mário Alves Coutinho (escritor e historiador de cinema) encerrou as atividades com agente com os olhos cheio de lagrimas nos últimos minutos, ao ouvir na tela, suas próprias palavras sobre Godard, num pequeno especial que ele fez na TV. Mais fã do que isso impossível. Leia tudo sobre o especial Jean Luc Godard clicando aqui.

O fantástico cinema de Steven Spielberg

Numa forma rápida e descontraída, Robledo Milani (critico de cinema do site Papo de Cinema) da uma volta no tempo e fez nos relembrar dos grandes clássicos (principalmente os primeiros) desse diretor que mudou a forma do cinema de entretenimento. Leia tudo sobre o especial Steven Spielberg clicando aqui.

Ingmar Bergman:
O Cinema da Angústia Existencial
Não é fácil entrar no mundo de Bergman, e devido a isso, o veterano Jorge Roldán (pesquisador e professor de historia de cinema) foi convocado para selecionar esse problema para gente, e de quebra, fez todo mundo ficar com inveja dele, quando ele disse que numa ocasião, recebeu um beijo no rosto da atriz Liv Ullmann. Ainda bem que a inveja não mata! Leia tudo sobre sobre o especial Ingmar Bergman clicando aqui. Leia também: O que eu ainda não sei e Ingmar Bergman e Bergan e sua trilogia da violencia.

A obra Alfred Hitchcock

Durante quatro dias, Carlos Primati (colaborador regular de diversos periódicos com textos sobre cinema, televisão, música, videogames e quadrinhos) fez uma auto análise sobre tudo o que o mestre do suspense fez (tanto na Inglaterra, como nos EUA) e os ingredientes que o levaram a se tornar um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos. Leia tudo sobre o especial Alfred Hitchcock clicando aqui. Leia também: Um Barco e Nove Destinos, Chantagem e Confissão e Jovem e Inocente.   

Nouvelle Vague:
História, Linguagem e Estética

Encerrando as atividades do Cena um com estilo neste ano, o ultimo curso foi uma espécie de volta no tempo. Franthiesco Ballerini (Jornalista, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo) veio para Porto Alegre, para desenterrar as origens que criaram esse movimento histórico do cinema Francês, que deu origem a outros movimentos pelo mundo como o nosso Cinema Novo brasileiro, e de quebra, deu mais enfoque ao diretor Francois  Truffaut, sendo  mais do que merecido. Leia tudo sobre o especial Nouvelle Vague clicando aqui.


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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cine Dica: Em Cartaz: A PELE QUE HABITO

UM NOVO ALMODOVAR, QUE É O MESMO ALMODOVAR!
Sinopse: Antonio Banderas é o protagonista da nova produção assinada pelo renomado cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Em A Pele que Habito Banderas interpreta Robert um obcecado cirurgião plástico que após a morte de sua esposa num acidente concentra todas as suas energias e conhecimento na criação de uma pele com a qual ela poderia ter sobrevivido. Após 12 anos de estudos ele consegue criar em seu laboratório um tecido sensível ao toque mas resistente a qualquer tipo de agressão. Porém para chegar num resultado perfeito seria necessária uma cobaia humana além de um cúmplice e uma grande dose da falta de escrúpulos por parte de Robert. A cúmplice é Marília a mulher que o criou desde o dia em que nasceu. Já a cobaia uma jovem desaparecida para sua família não o fará de forma voluntária

Quando começa o filme, a sensação que se da, é que não estamos vendo um filme de Almodóvar, e devido a isso, alguns críticos e fãs do diretor começaram a tachá-lo, dizendo que ele mudou na sua forma de criar filmes, deixando então, sua visão própria. O que foi na verdade muita precipitação desses que disseram isso, pois o filme segue com todas as características que o diretor sempre explorou como identidade sexual, sexo, humor negro e universo da mulher, embalado com uma historia inusitada, mas muito bem dirigida.
É bem da verdade, o filme não é uma idéia original do diretor, sendo que a trama é inspirada no romance Mygale, de Thierry Jonquet, além de lembrar bastante o clássico Francês Os Olhos sem Rosto e do muito citado Frankenstein, mas verdade seja dita, como na vida tudo se copia, às vezes da copia, pode se tirar algo muito melhor, renovado (e porque não) inédito. Se a trama por vezes soa familiar, Almodóvar imediatamente quebra essa sensação, ao inserir um estuprador vestido de tigre de uma forma bizarra, além de (finalmente) explicar o que realmente é aquele universo novo do diretor, através de sonhos (ou flashback) que faz a trama ficar muito bem amarrada, embora agente não consiga manter o queixo no lugar, após tenebrosas e ao mesmo tempo fascinantes revelações.
Depois de vários anos, Antonio Bandeiras finalmente volta a trabalhar com o diretor, ao interpretar uma espécie de cientista maluco contemporâneo, que embora tenha seus motivos, jamais justifica o que ele fez, o que o torna mais fascinante. Mas é Elena Anaya a grande revelação da produção, onde com o seu ótimo desempenho, tem um feliz casamento com aquele universo que o diretor criou do inicio ao fim, se tornando a grande alma da historia.
Com uma fotografia vibrante, que remete as suas outras produções, A Pele que Habito pode até ter dado um novo sopro, que fez mudar por alguns momentos a direção do barco de Almodóvar, mas foi somente para dar um atalho, para o diretor continuar com as suas idéias, mas seguir novos horizontes.

Leia também: Os Olhos Sem Rosto.


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sábado, 17 de dezembro de 2011

Cine Dica: Curta: A CAIXA

Durante os cursos criados pelo CENA UM, conheci a minha amiga (e futura cineasta) Fabiana Lontra. Com um desejo de criar filmes, ela criou esse curta abaixo,  na oficina de formação em curta metragem em Porto Alegre - RS.
Mesmo sendo um curta experimental, posso enxergar um futuro promissor, é só ela nunca parar de filmar. Assim como eu, nunca parar de escrever sobre os filmes.
Curtam abaixo:


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sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Cine Especial: GEORGE CLOONEY

Com a chegada do filme Todos Pelo Poder nos cinema, percebo que George Clooney se tornou uma figura fácil de aparecer entre os indicados nas temporadas de premiações, principalmente no Oscar. Nada mau para alguém que começou por baixo, atuando em desastres como, A volta dos Tomates Assassinos, mas se consagrando em uma das melhores series dos anos noventa que foi Plantão Médico. Graças a dupla Tarantino/Rodriguez, o ator teve seu primeiro sucesso no cinema com Um Drink No Inferno, emendando a sorte com a comédia romântica Um Dia Muito Especial. O sucesso parecia ir para o ralo, quando cometeu o erro de ser o homem morcego no desastroso Batman e Robin, mas felizmente, na época Clooney não parou, emendando sucessos de critica e publico como Três Reis e o Pacificador.
Os anos 2000 revelaram uma nova faceta do ator. Provando ser ousado e empenhado, decidiu ir atrás das câmeras, dando uma de diretor no elogiado Boa Noite e Boa Sorte (em sua primeira indicação ao Oscar de melhor diretor). Tentando fugir do estigma de galã, Clooney surpreendeu ao aparecer muito mais gordo e com barba por fazer em Syriana, e só por isso, foi o suficiente para os membros da academia darem a ele seu primeiro Oscar de melhor ator coadjuvante.
Não é um ator que arrasta multidões para os cinemas e tão pouco, seus filmes estouram nas bilheterias, mas por onde ele atua tem publico fiel, sendo que na maioria dos casos, ganha mais elogios do que criticas negativas com relação aos seus filmes. Não é uma pessoa infalível, mas pelo jeito, sabe como a banda toca no mundo do cinema atualmente. Sempre em cima do muro, é difícil ouvir escândalo sobre ele, tudo que sabemos que ele troca mais namorada do que a roupa, mas nada que abale a imagem desse ator que começou por baixo, mas é atualmente um dos atores mais bem sucedidos do cinema americano atual. Para alguém que sobreviveu a Batman e Robin, tem mais que elogiar mesmo.
Confiram abaixo, (clicando no titulo) cinco dos meus filmes preferidos estrelados por ele:



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Cine Dica: Estréias no final de semana (16/12/11)

E ai pessoal, final de ano chegando e com isso não haverá assim tanta estréia em cada final de semana, isso pelo menos até final de dezembro, pois afinal de contas, tempo de feriadões, as pessoas irão mais para praia ou viajar para o interior. Contudo, as coisas irão mudar com a chegada de janeiro, pois é época da chegada dos prováveis indicados ao Oscar. Falando neles, dou destaque a aqui, a pré estréia de Tudo Pelo Poder, mais novo filme de George Clooney, onde mostra mão firme como diretor, numa espécie de produção sobre a política atual americana. E para aqueles que moram mais pelo centro de Porto Alegre, uma boa dica é A Pele que Habito, filme de Pedro Almodóvar, que já havia estreado a algum tempo, mas em salas meio que distantes, para aqueles que moram no centro da capital. Portanto, para aqueles que não viram um dos grandes filmes do ano (que devo uma critica aqui, portanto aguardem)) é uma boa pedida para o final de semana.
Só lembrando, que partir de semana que vem, começo a fazer uma retrospectiva de tudo de bom que aconteceu comigo e com o cinema neste ano que esta passando, portanto fiquem ligados.
Confiram as estréias:

REDENÇÃO

Sinopse: Baseado em uma história real, “Redenção” mostra a luta de um homem para trazer um pouco de paz e de esperança em uma zona marcada por conflitos. Depois de sair da prisão, Sam Childers (Gerard Butler) vira pastor e, em seguida, passa a fazer trabalhos voluntários na África. O que inicialmente seria uma curta temporada para reconstruir casas na devastada Uganda se torna em um envolvimento político no Sudão. Enquanto espera por apoio financeiro para ajudar crianças desabrigadas e levanta armas contra os rebeldes no poder, Sam terá de encarar novos dilemas: dar atenção à sua família, manter a sua fé e confrontar um passado violento que ele pensava ter deixado para trás.

Roubo nas Alturas

Sinopse: Ben Stiller interpreta o administrador de um edifício de luxo. Ele e seus amigos tiveram todas as economias roubadas por um trapaceiro de Wall Street e resolvem se vingar armando um grande assalto pensando em recuperar o dinheiro perdido. Como ajuda eles precisam de um ladrão de verdade interpretado por Eddie Murphy.

Pré estréia:



Tudo Pelo Poder ‎ ‎
Sinopse: Thriller político centrado na campanha de um candidato democrata à presidência dos Estados Unidos. Sthephen Myers é um jovem e ambicioso diretor de comunicação que não mede esforços para promover o seu candidato o governador Mike Morris.


Em Cartaz:



A Pele que Habito
Sinopse:: Richard Ledgard é um cirurgião plástico que após a morte da sua mulher num acidente de carro se interessa pela criação de uma pele com a qual poderia tê-la salvo. Doze anos depois, ele consegue cultivar esta pele em laboratório, aproveitando os avanços da ciência.

Em Cartaz: Sala Paulo Amorim (16h10min e 20h00). Casa de Cultura Mario Quintana: Rua das Andradas, 736, Porto Alegre.


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quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

NOTA: EM BREVE: CINEMA: Retrospectiva 2011

Cine Curiosidade: Saiu a lista dos indicados ao Globo de Ouro 2012


Filme em preto-e-branco e que praticamente não tem falas, "The Artist" lidera a corrida ao Globo de Ouro 2012 com um total de seis indicações, entre elas melhor filme (musical ou comédia), direção, roteiro, ator e atriz coadjuvante. O anúncio dos indicados ao prêmio doi feito nesta quinta-feira (15).
Logo depois de "The Artist", estão "Os Descendentes", de Alexander Payne, e "Histórias Cruzadas", que concorrem a cinco prêmios cada um. Além disso, George Clooney concorre nas categorias de direção, por "Tudo Pelo Poder", e ator em drama, por "Os Descendentes", e Angelina Jolie, cujo primeiro trabalho como diretora, "In the Land of Blood of Honey", disputa o troféu de filme em língua estrangeira.
Organizado pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood, o Globo de Ouro é um dos principais prêmios do cinema e da televisão dos EUA. Na última edição do evento, o filme "A Rede Social" foi o grande vencedor, ao ficar com a estatueta de melhor filme de drama. A 69ª edição do Globo de Ouro foi marcada para o dia 15 de janeiro de 2012. A apresentação será feita novamente pelo humorista britânico Ricky Gervais, que sofreu críticas por ter feito piadas com alguns poderosos astros de Hollywood na cerimônia deste ano.


Veja a lista completa de indicados:


Melhor filme - drama
"O Homem que Mudou o Jogo"
"A Invenção de Hugo Cabret"
"Os Descendentes"
"Histórias Cruzadas"
"Cavalo de Guerra"
"Tudo Pelo Poder"


Melhor filme - comédia ou musical
"Meia-Noite em Paris"
"50/50"
"The Artist"
"Missão Madrinha de Casamento"
"My Week With Marilyn"


Melhor animação
"Rango"
"Operação Presente"
"Gato de Botas"
"Carros 2"
*As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne"

Melhor diretor
George Clooney, "Tudo Pelo Poder"
Woody Allen, "Meia-Noite em Paris"
Michel Hazanavicius, "The Artist"
Alexander Payne, "Os Descendentes"
Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo Cabret"


Melhor roteiro
"Meia-Noite em Paris"
"The Artist"
"O Homem que Mudou o Jogo"
"Tudo Pelo Poder"
"Os Descendentes"


Melhor ator - drama
Brad Pitt, "O Homem que Mudou o Jogo"
Leonardo DiCaprio, "J. Edgar"
George Clooney, "Os Descendentes"
Michael Fassbender, "Shame"
Ryan Gossling, "Tudo Pelo Poder"


Melhor ator - comédia ou musical
Jean Dujardin, "The Artist"
Brendan Gleeson, "O Guarda"
Joseph Gordon-Levitt, "50/50"
Ryan Gosling, "Amor a Toda Prova"
Owen Wilson, "Meia-Noite em Paris"


Melhor atriz - drama
Meryl Streep, "A Dama de Ferro"
Tilda Swinton, "Precisamos Falar Sobre o Kevin"
Rooney Mara, "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"
Glenn Close, "Albert Nobbs"
Viola Davis, "Histórias Cruzadas"


Melhor atriz - comédia ou musical
Jodie Foster, "Carnage"
Charlize Theron, "Young Adult"
Kristen Wiig, "Missão Madrinha de Casamento"
Michelle Williams, "My Week With Marilyn"
Kate Winslet, "Carnage"


Melhor ator coadjuvante
Albert Brooks, "Drive"
Kenneth Branagh, "My Week with Marilyn"
nah Hill, "O Homem que Mudou o Jogo"
Viggo Mortensen, "Um Método Perigoso"
Chrispother Plummer, "Beginners"


Melhor atriz coadjuvante
Janet McTeer, "Albert Nobbs"
Jessica Chastain, "Coriolanus"
Octaca Spencer, "Histórias Cruzadas"
Shailene Woodley, "Os Descendentes"
Berenice Bejo, "The Artist"


Melhor filme em língua estrangeira
"A Pele que Habito", Pedro Amodóvar (Espanha)
"The Flowers of War", Zhang Yimo (China)
"In the Land of Blood of Honey", de Angelina Jolie (EUA)
"O Garoto da Bicicleta", Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica)
"A Separation", Asghar Farhadi (irã)


Melhor canção original
"Hello Hello", "Gnomeo e Julieta"
"The Keeper", "Redenção"
"Lay My Head Down", "Albert Nobbs"
"The Living Proof", "Histórias Cruzadas"
"Masterpiece", "W.E."


Melhor trilha sonora
Ludovic Bource, "The Artist"
Abel Korzeniowski, "W.E."
Trent Reznor e Atticus Ross, "Os Homens que Não Amavam as Mulheres"
Howard Shore, "A Invenção de Hugo Cabret"
John Williams, "Cavalo de Guerra"


Melhor série de televisão - drama
"Boardwalk Empire"
"American Horror Story"
"Game of Thrones"
"Homeland"
"Boss"


Melhor série de televisão - comédia ou musical
"New Girl"
"Modern Family"
"Enightened"
"Glee"
"Episodes"


Melhor minissérie ou filme feito para a televisão
"The Hour"
"Downton Abbey"
"Cinema Verite"
"Mildred Pierce"
"Too Big to Fail"


Melhor ator em minissérie ou filme feito para TV
Hugh Bonneville, "Downtown Abbey"
William Hurt, "Too Big Too Fail"
Idris Elba, "Luther"
Bill Nighy, "Page Eight"
Dominc West, "The Hour"


Melhor atriz em minissérie ou filme feito para TV
Romola Garai, "The Hour"
Emily Watson, "Appropriate Adult"
Elizabeth McGovern, "Downtown Abbey"
Kate Winslet, "Mildret Pierce"
Diane Lane, "Cinema Verite"


Melhor ator em série - comédia ou musical
Alec Baldwin, "30 Rock"
David Duchovny, "Californication"
Johnny Galecki, "The Big Bang Theory"
Thomas Jane, "Hung"
Matt LeBlanc, "Episodes"


Melhor atriz em série - comédia ou musical
Laura Dern, "Enlightened"
Zooey Deschanel, "New Girl"
Laura Linney, "The Big C"
Tina Fey, "30 Rock"
Amy Poehler, "Parks and Recreation"


Melhor ator em série - drama
Steve Buscemi, "Boardwalk Empire"
Bryan Cranston, "Breaking Bad"
Kelsey Grammer, "Boss"
Jeremy Irons, "The Borgias"
Damian Lewis, "Homeland"


Melhor atriz em série - drama
Claire Danes, "Homeland"
Mireille Enos, "The Killing"
Julianna Margulies, "The Good Wife"
Madeleine Stowe, "Revenge"
Callie Thorne, "Necessary Roughness"


Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV
Peter Dinklage, "Game of Thrones"
Paul Giamatti, "Too Big Too Fail"
Guy Pearce, "Mildred Pierce"
Tim Robbins, "Cinema Verite"
Eric Stonestreet, "Modern Family"


Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou filme para TV
Jessica Lange, "American Horror Story"
Kelly Macdonald, "Boardwalk Empire"
Maggie Smith, "Downton Abbey"
Sofia Vergara, "Modern Family"
Evan Rachel Wood, "Mildred Pierce"


FONTE: ULTIMO SEGUNDO CULTURA.

Cine Dica: Em DVD: PARIS

Sinopse: O parisiense Pierre está doente e se pergunta se irá morrer em breve. O fato de contemplar a morte lhe faz dar mais valor à vida, seja a sua, a dos outros ou a da própria cidade. E seu estado faz com que olhe de forma diferente para as pessoas com quem cruza. Um dançarino, um arquiteto, uma agente social, um sem-teto, um imigrante africano, vendedores de frutas e legumes... todos parecem pessoas comuns, mas todos são, cada um à sua maneira, seres singulares. E, para cada um, seus próprios problemas são o que há de mais importante no mundo.
Coisas de distribuidora! Digo isso, porque é só um ator ou uma atriz ficar bastante em evidencia, que imediatamente eles tiram do baú um filme que passou em branco em nossos cinemas, e por vezes injusto, pois merecia ser visto nas telonas em grande circuito. Quando Copia Fiel foi lançado por aqui em março, e ter se tornado em um dos filmes mais elogiados pela critica e pelo publico desse ano que está passando, não me surpreenderia se surgisse em seguida um filme ou dois estrelado pela Juliette Binoche, e foi exatamente o que aconteceu. Mês passado foi Aproximação, ótimo filme, mas de 2007 e agora esse Paris, de 2008. Como eu disse coisas de distribuidora, mas antes tarde do que nunca, pois Paris, dirigido por Cedric Kaplisch (Bonecas Russas) apresenta uma verdadeira torre de Babel, sobre a vida de pessoas (meio que sem querer) interligadas uma com a outra, onde essa interligação, parte a partir da doença do coração de um dos protagonistas, vivido pelo ator Romain Duris, que faz o irmão da personagem de Binoche (otima como sempre) no filme.
As muitas sub-tramas são bem interessantes, mas serve também para cada personagem se deslocar, para nas principais ruas de Paris, e com isso, o espectador tem o prazer de assistir a cidade da luz como uma espécie de personagem secundário em destaque, devido a sua beleza e magia, assim como Wood Allen fez em Meia Noite em Paris, além de claro, explorar um pouco o cotidiano dessa cidade. Se muitos adorarão o filme de Allen, com certeza irão apreciar bastante esse.


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quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cine Especial: STANLEY KUBRICK

Desde o primeiro curso de cinema que eu participei pelo CENA UM, faço sempre especiais com relacionado ao curso que irei participar, sendo na maioria dos casos, a filmografia de determinado diretor. O primeiro curso que eu participei com eles, foi sobre Stanley Kubrick e imediatamente, comecei a escrever sobre todos os filmes que ele dirigiu. Mas uma idéia que eu tive, somente nos cursos seguintes, era sempre encerrar os especiais, com uma postagem que pudesse ter acesso a todos os links, das postagens que eu escrevi do determinado assunto, sendo que eu comecei a fazer isso, somente com Os Irmãos Coen. Mas antes tarde do que nunca, portanto, deixo aqui todos os links de acesso às matérias que eu fiz a respeito de cada filme desse grande diretor. Cliquem nos títulos de cada filme e boa leitura.

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Cine Dica: Em Cartaz: MOSTRA DE CINEMA VENEZUELANO: FINAL

Por fim, termino hoje minha jornada, para o primeiro contato com o cinema Venezuelano, graças a essa mostra feita pelo Cinebancários.
O que eu posso dizer sobre o cinema Venezuelano, é que são filmes quem tem suas qualidades, mas que da a sensação de não estarem totalmente livres para se fazer uma produção com determinado assunto. Talvez muito se deva ao governo atual de Hugo Chavez, mas vai saber o que o futuro reserva para o cinema de lá. O importante é continuarem rodando e ver o que acontece, porque quanto mais se faz filmes, mais tende a melhorar em termos de historia e produção, seja ela de alto ou baixo orçamento.
Confiram o ultimo filme que eu assisti ontem:

Miranda Regressa
Sinopse: Um repórter entra clandestinamente na cela de Miranda, na Carraca, em 10 de julho de 1816. O jovem jornalista pediu ao General que lhe concedera uma entrevista, a fim de propagar seu pensamento anticolonial em um importante jornal que é publicado furtivamente em Cádiz. Miranda, já um macaco velho da geopolítica internacional, desde o século passado, desconfia do impetuoso repórter que, aos poucos, ganha a sua confiança, até que o prisioneiro se compromete a conceder-lhe a entrevista. Aqui começa uma retrospectiva, uma jornada da vida do general onde o retorno ao passado, os momentos mais significativos na construção de formação do jovem general, o sedutor, o soldado espanhol, o iluminado, o desertor, o independentista, a política, o guerreiro, o contrabandista, o espião, o herege, o conspirador e o precursor, é narrado para revelar a magnitude de Francisco Miranda, para sempre, talvez, o mais universal de todos os venezuelanos.
“Não há revolução sem cultura se não retomamos nossos valores, se não dizemos basta aos antivalores, ao veneno imperial. Começamos a resgatar esses valores, usando a mina interminável de nossa história”, afirmou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na estréia de ‘Miranda Regressa’, primeira realização cinematográfica da produtora nacional, Vila do Cinema, que estreou em 2007, atraindo mais de 30 mil pessoas no inicio. A produção é o primeiro fruto do investimento do Estado venezuelano no incentivo à cultura nacional, o resgate histórico de seu povo e da construção de seu país.
Porém, assim como Zamora, o filme peca em seguir a risca o fato histórico a tal ponto, que nos já temos uma vaga idéia do que acontecera no final. Entretanto, o protagonista foi até bem interpretado pelo ator Jorge Reyes, mesmo limitado na sua forma de interpretar. E se por um lado as cenas de conflito são pra lá de tímidas, por outro, a edição de arte e figurino foram criados de uma forma muito bem caprichada, não devendo em nada a produções de maior orçamento.
Outro fator importante é que o filme é ágil nos acontecimento, colocando sempre o protagonista em ação, nunca lhe dando sossego, nem mesmo nas partes onde ele se encontra em seu refugio. Mas essa agilidade na trama possui um curioso erro de montagem, onde alguns fatos pularam, ou simplesmente é algum erro de copia na qual eu assisti, o que acabou prejudicando determinado entendimento em fatos importantes da trama.
Dirigido por Luis Alberto Lamata (mais conhecido por trabalhadores na TV por lá), Miranda Regressa é um filme que é bom, mas poderia ser muito melhor. Talvez o cinema Venezuelano esteja apenas engatinhando, para quem sabe para algo melhor.
Curiosamente, o filme tem a participação do velho maquina mortífera Danny Glover.

Leia também:
Zamora      

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