Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 14 de abril de 2024

Cine Dica: Sessão do Cineclube Torres - “Deslembro” Segunda dia 15/04 - 20h

O filme brasileiro “Deslembro” é exibido pelo Cineclube Torres na próxima segunda, dia 15 de abril, às 20h, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo.

A obra, ambientada no Rio de Janeiro, é a versão ficcional da história verídica da diretora Flavia Castro, que aos cinco anos de idade, teve que deixar o país com sua família, exilados pelo regime militar.

Após uma sólida carreira de documentarista e roteirista (Nice, O coração da loucura), a diretora Flávia Castro chegou a este seu primeiro longa de ficção, “Deslembro”, que teve a sua estreia mundial na seleção oficial do Festival de Veneza 2018 (Mostra Orizzonti) e conquistou vários prêmios no Festival do Rio no mesmo ano.

No filme, após seu pai desaparecer durante a ditadura brasileira, a Joana (Jeanne Boudier, alter ego da diretora) é obrigada a ir para o exílio em Paris com o resto de sua família. Quando começa o caminho da redemocratização e é decretada a “Lei da anistia”, que concedeu o “perdão” aos perseguidos políticos, a jovem deve voltar para o Rio de Janeiro e encarar tanto este passado quanto os problemas típicos de uma adolescente.

“Deslembro acaba que é dois filmes em um. Não somente é um recorte social de um Brasil recém-democrático, que ainda carrega as tensões da ditadura. Joana, de certa maneira, também sofre uma revolução interna e carrega toda a tensão sexual de sua idade. Assim, macro e micro se misturam. Ao mesmo tempo que a protagonista se descobre como uma adolescente com desejos e angústias, o Brasil se descobre como democracia.” (Plano Crítico).

Esta obra fica integrada numa trilogia da autora, que ela chama de sua "construção de lembranças": a trilogia começa com seu premiado documentário "Diário de uma busca", em 2011, no qual se entrelaçam a trajetória de vida e a investigação sobre a morte de seu pai, e continua com a ficção apresentada em “Deslembro”.

A trilogia terá seu término no mais recente longa-metragem da diretora, “As Vitrines", ainda em finalização, na qual Flavia volta à sua infância, no Chile, dias depois do golpe militar de 1973, quando muitos militantes de esquerda latino-americanos em exílio buscaram refúgio na embaixada da Argentina, um dos poucos lugares seguros em Santiago.

Esta sessão, assim como a organização das demais sessões do 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana que acontecem todas as segundas feiras às 20h na Sala Gilda e Leonardo até final de abril, é do Cineclube Torres, Associação sem fins lucrativos, Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva e Ponto de Memória pelo IBRAM, em atividade desde 2011, contando com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Deslembro| de Flávia Castro| Brasil | 2019 | 1h 45min


Serviço:

O que: Exibição do filme “Deslembro”, integrado no 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana.

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, dia 15/04, às 20h.

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

Nenhum comentário: