Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de abril de 2024

Cine Especial: Próxima Sessão do Clube de Cinema - 'Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Espaço de Cinema, Sala 3, Bourbon Shopping Country

Data: 06/04/2024, sábado, às 10:15 da manhã

"Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina"

Brasil, 2023, 78 min, 10 anos


Direção: Ana Rieper

Elenco: Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Flávio Venturini, Wagner Tiso.

Sinopse: O filme mostra o momento da criação de "Clube da Esquina", um dos discos mais importantes da MPB e que foi lançado no início dos anos 1970. Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros artistas falam sobre suas trajetórias e as influências de paisagens, histórias e poesias que resultaram em músicas inesquecíveis.

Sobre o Filme: Nos últimos tempos tenho aproveitado ao máximo documentários e ficções que exploram a história e a verdadeira magia da nossa música brasileira. "Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você" (2023), por exemplo, nos coloca frente a frente sobre as raízes da construção da clássica música "As Águas de Março" e da qual foi composta pelos mestres Elis Regina e Tom Jobim. "Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina" (2024) é mais um capítulo da nossa história musical brasileira, da qual a geração atual desconhece, mas que precisa ser descoberta.

Dirigido por Ana Rieper, o documentário fala sobre o grupo de artistas responsáveis pela criação dos álbuns Clube da Esquina 1 e 2, considerado por críticos como umas das melhores de nossa história. A obra mostra a criação desses álbuns através de depoimentos dos músicos: Milton Nascimento, Lô Borges, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva e Wagner Tiso e dentre outros. A obra destrincha passo a passo os lugares e pessoa que os realizadores se inspiraram para criar as suas obras.

Recentemente eu assisti "Saudosa Maloca" (2023), inspirada na música de Adoniran Barbosa e que falava de um trio de amigos que não tinha nenhum centavo no bolso, mas que fazia magia através de música em qualquer bar de esquina. Aqui, a ideia é semelhante, ao invocar o passado sobre os grandes talentos e vê-los contar passo a passo como foi a construção dos dois álbuns que fizeram com que eles adentrassem ao universo cultural brasileiro. É interessante observar que a maioria deles se conheceram através da curiosidade, desde um ouvir a música do outro e de uma conversa ou outra nasceram as parcerias.

Ana Rieper procura nos passar uma sensação nostálgica, mais poética e dourada de tempos em que não voltam mais e que ao mesmo tempo abre uma janela na mente das pessoas e fazendo com elas recobrassem certas lembranças. É interessante ver esses talentos nas idades atuais e vê-los na flor da idade, onde ainda estavam diante de um mundo a ser explorado e cujo meio era através das letras que eles compunham. Curiosamente, eles tinham os seus modelos a serem seguidos como no caso de Os Beatles, mas servindo apenas de trampolim para então eles darem os seus próprios pulos para o sucesso.

Portanto, só acho uma pena que o documentário termine de uma forma tão abrupta. Com pouco mais de uma hora de duração, a obra se encerra no ponto onde começava, como se nos convidasse a revê-la sempre quando se podia, mas não custava se estender um pouco mais para ouvirmos e entendermos a construção dessa velha e boa música. "Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina" é uma pequena joia documental para ser degustada por aqueles que procuram as raízes da boa música brasileira.     

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: