Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Saudosa Maloca'

Sinopse: Sinopse. Inspirado em uma das músicas mais famosas do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa. 

Recentemente eu havia assistido ao documentário "Lupicínio Rodrigues: Confissões de Um Sofredor" (2024), onde contava sobre um dos nossos maiores cantores do Sul, mas do qual obteve maior reconhecimento ao longo do tempo. É interessante observar que muitos artistas do samba, por exemplo, se tornaram mais reconhecidos pelos círculos de amizades da área musical do que terem obtido sucesso em grande expansão, mas ao menos sendo sempre lembrados como aquele talento que fazia magia na cadeira de um bar e soltando poesia. "Saudosa Maloca" (2024) é uma divertida e sensível comédia sobre esse microuniverso que existe em cada esquina que a gente passa, mas que pode haver uma grande história a ser contada.

Dirigido por Pedro Serrano, o filme é inspirado em uma música do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa. Na trama, a saudosa Maloca apresenta um já velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) contando as suas histórias de uma São Paulo que já não existe para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom de bar. Durante as conversas, ele relembra da maloca em que vivia com os seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além do amor que ele tinha por Iracema (Leilah Moreno). Com a ajuda do samba, o grupo de amigos sobrevive com o que tem, mas tem suas vidas são ameaçadas quando o bairro começa a passar por grandes mudanças.

É curioso observar que o filme entra em uma rara galeria de comédias brasileiras da qual eu aprecio, já que a maioria sucumbe ao estilo de comédia sem sal do estúdio Globo e fazendo que muitas caem no esquecimento. Não é o que acontece aqui, já que o humor apresentado é por vezes ingênuo, porém, divertido ao ser degustado e não ofendendo a nossa inteligência. O filme remete tempos de comédias mais inocentes, seja aquelas que eram vistas nos tempos do cinema A Atlântida Cinematográfica, ou até mesmo das chanchadas italianas. Isso se intensifica ainda mais principalmente pelo teor visual, que remete tempos mais dourados, coloridos e que exalam uma geração que lutava com poucos recursos, mas mantendo um largo sorriso no rosto.

O trio central é a força matriz do filme como um todo, já que eles representam o puro malandro brasileiro que busca pelo dinheiro fácil, não desejando trabalhar tão cedo e buscando alguns trocados através de alguma malandragem para dizer o mínimo. Ao mesmo tempo sobrevivem tocando um samba refinado, do qual a letra simboliza o dia a dia de cada um deles e fazendo com que cada rodada de bar se tornasse um grande evento ao ser observado de perto. Paulo Miklos, Gero Camilo e Gustavo Machado estão sublimes em cena, ao fazerem um trio de malandros que sobrevivem de todas as maneiras, mesmo quando o cenário principal da trama começa a vir abaixo aos poucos.

Resumidamente, o filme é sobre talentos nunca reconhecidos vs progresso desenfreado, do qual sempre destrói uma pequena parte da história para levantar os seus arranha céus, mas nunca levando em consideração a história que havia ali anteriormente. Apesar disso, o filme nos dá um fio de esperança, principalmente para aqueles que não tem nenhum centavo no bolso, mas que sempre tem o seu talento para dar e vender ao longo do tempo e cuja suas histórias precisam ser ouvidas. "Nossa Maloca" é uma deliciosa comédia brasileira e da qual remete sobre tempos mais dourados e cuja uma rodada de bebida e música no bar falava muito mais do que muitos.   

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: