Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Utopia Tropical'

Sinopse: "Utopia Tropical" é um documentário que convida à reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas que moldaram a América Latina.   

Os livros de história existem para conhecermos um pouco do nosso passado e aprendermos que certos erros daqueles tempos já longínquos não podem ser mais repetidos. Em termos de política, porém, há sempre uma repetição do mesmo erro sendo cometido, como se houvesse algo ecoando de um passado tenebroso, mas que certas figuras no cenário dos poderes insistem em repetir. "Utopia Tropical" (2023) vem para nos dar uma luz de uma forma resumida sobre esses fatos, mas de uma forma construtiva para que os leigos entendam.

Dirigido por João Amorim, o documentário nos convida para refletir sobre a questão política, social e econômica que se construiu ao longo da história do continente da América do Sul. Tratados, na maioria das vezes como quintal dos EUA, a obra nos dá uma análise sobre os altos e baixos dos países da América Latina e dos quais são colocados na mesa pelas palavras do linguista e analista político norte-americano Noam Chomsky e o diplomata brasileiro Celso Amorim. O resultado é um tanto pessimista, mas também com um fio de esperança.

João Amorim cria para o documentário um mosaico de informações, que vai desde cenas de arquivos e dos quais eles são interlaçados por desenhos animados para que faça com que as pessoas de todas as idades possam compreender como funciona um mundo movido por um sistema moldado por números. Na questão do cenário político há uma análise curiosa sobre a questão da Democracia, tão defendida por aqueles que desejam um país livre, mas que de liberdade está só no nome e a qualquer momento pode surgir um grande golpe. Neste pensamento, o Brasil não fica de fora nesta questão, pois por mais que a elite esconda, ela sempre optou pela desigualdade e jamais aceitando um governo socialista e que pensasse por todos.

Para Noam Chomsky e Celso Amorim há sempre um desiquilíbrio na balança, da qual o peso igual entre ambas as partes prevalece com certa harmonia, mas uma vez que a elite começa a perder é então que tudo se desgoverna e se encaminhando por desmantelamento gradual. A mídia tradicional, por sua vez, não fica muito atrás nesta questão, pois muitas delas são controladas por empresas poderosas e que exigem que a informação seja passada de acordo com as suas ambições e se criando assim um universo paralelo com relação aos fatos. Neste último caso, a situação piorou com as redes sociais, dos quais muitos obtiveram vozes, mas outros sendo persuadidos por fake news e criando as suas próprias bolhas pessoais.

Embora curto, o documentário nos atinge em cheio na questão de como pode um país como o Brasil, com as suas mais diversas culturas e cheio de riquezas, tenha se encaminhado em um cenário de desigualdade, onde os ricos e pobres vivem em uma mesma região, mas sendo divididos por muros de concreto e fazendo parecer que não há uma solução. Logicamente, um dos motivos se deve aos eventos testemunhados nos últimos dez anos, onde fomos atingidos por discursos de ódio, retrocessos, perseguições e o surgimento de um fascismo que sempre esteve atrás da nossa porta, mas que agora não tem vergonha de revelar a sua real face. O problema é que isso não aflige somente o Brasil, como também no restante do mundo e cabe um diálogo e luta constante contra isso, ou senão estaremos todos perdidos.

Com um belo encerramento, cujo créditos são embalados pela clássica música "Terra" de Caetano Veloso, "Utopia Tropical" nos diz que não há uma resposta para os problemas de desigualdade e a economia desequilibrada que aflige America latina e tudo o que nos resta é lutarmos para seguirmos em frente antes que tudo se acabe.  

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: