Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de abril de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'O Sabor da Vida'

Sinopse: A cozinheira Eugenie e seu patrão Dodin se afeiçoam ao longo de 20 anos, e seu romance dá origem a pratos que impressionam até chefs ilustres.  

O universo da culinária levado ao cinema revela talento, arte e até mesmo obsessão. Em termos de arte e talento testemunhamos através de um ratinho no já clássico "Ratatouille" (2006) enquanto em termos de obsessão assistimos no recente pesado "Menu" (2022). "O Sabor da Vida" (2023) segue por essas linhas, mas com grande leveza e nos criando uma verdadeira água na boca.

Dirigido por Tran Anh Hung, e baseado no romance francês "The Passionate Epicure: La Vie et la Passion de Dodin-Bouffant", o filme é ambientado no final do século 19, onde acompanhamos a vida de Eugenie (Juliette Binoche), uma cozinheira expert, e sua relação com Dodin (Benoît Magimel) com quem trabalha há duas décadas. através de suas profissões ambos se apaixonam e fazendo com que suas tarefas na cozinha se tornem ainda mais prazerosas. Em certa ocasião eles são convidados a fazer um jantar especial para um grande príncipe, mas ao mesmo tempo terão que enfrentar uma adversidade que irá afetar as suas vidas para sempre.

Se nos primeiros quinze minutos de "Sangue Negro" (2007), do diretor Paul Thomas Anderson, nos foi apresentado uma narrativa sem nenhum diálogo, aqui vemos o diretor Tran Anh Hung criar quinze minutos onde ação se passa quase toda dentro de uma cozinha e onde vemos os principais protagonistas realizando pratos cujo sabores se tornam inesquecíveis. A sua câmera não desgruda das mãos dos personagens, focando cada pedaço de carne, vegetal e líquido que é usado para a realização dos pratos e chegando ao ponto de quase sentirmos o cheiro deles. Tudo embalado com uma edição caprichada e da qual sintetiza o perfeccionismo desses personagens com relação a realização dos pratos principais como se fosse uma arte das mais importantes.

Uma forma interessante em nos dizer que toda arte feita pelas mãos do ser humano é o que nos proporcionará a verdadeira magia e não algo feito ao toque de caixa e cujo sabor será sem vida alguma. O destaque, logicamente, vai para o casal central, interpretados por Juliette Binoche e Benoît Magimel e ambos em cena capricham na química ao criarem um vínculo mútuo e do qual é entrelaçado através de suas paixões e que formam um único coração pulsante no enredo. É claro que nem tudo são flores, já que acontece algo inesperado e fazendo um deles ter que seguir em frente para que as suas artes continuem vivas para as demais pessoas apreciarem.

Acima de tudo, é um filme que fala sobre como as pessoas são felizes com o que fazem, mesmo que para isso tenham que se tornarem cada vez menos sociáveis, mas não menos humanas diga-se de passagem. Pessoas partem, mas suas obras continuam vivas nas memorias de todos, pois os seus talentos fazem com que elas se tornem imortais e que servirão de modelo para a geração seguinte. Toda obra deve ser feita com paixão, pois do lado mecânico nada se aprende.

"O Sabor da Vida" é um delicioso filme que nos deixa maravilhado com relação ao universo da culinária que todo prato que for degustado merece ser criado com amor e carinho. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: