Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Cine Dica: Curso inédito de Dalenogare em Porto Alegre

 Crítico de cinema Dalenogare ministra curso inédito em Porto Alegre

O curso oferece uma análise das estratégias de uso do cinema durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética - buscando a análise de diferentes experiências e da mediação política e ideológica antes e durante o conflito.

Neste sentido, o alvo é a reflexão sobre o papel da propaganda na mobilização da opinião pública e na motivação das tropas, seja pelos cinejornais ou por propagandas inseridas em longas por diferentes autoridades governamentais.

Objetivos

O curso Propaganda e Cinema na Segunda Guerra Mundial, ministrado por Waldemar Dalenogare, tem como objetivo analisar como a propaganda foi utilizada de maneiras completamente diferentes em diferentes países antes e durante a Segunda Guerra Mundial, com objetivos contrastantes. Busca-se compreender as estratégias, técnicas e meios de comunicação empregados na propaganda de guerra. Além disso, refletir sobre as consequências a longo prazo da propaganda na formação de narrativas históricas, memória coletiva e legado cultural.

Ministrante: WALDEMAR DALENOGARE

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com pós-doutorado na Universidade de Boston. Além da atuação como pesquisador e acadêmico, mantém o canal “Dalenogare Críticas”, com mais de 250 mil seguidores no YouTube, com a análise de filmes, cobertura de festivais e temporada de premiações.

Curso

PROPAGANDA E CINEMA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

de Waldemar Dalenogare


* Datas

06 e 07 de Abril

(sábado e domingo)


* Horário

Sábado: 14h30 às 16h

Domingo: 14h30 às 19h


* Local

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)


* Material

Apostila

Caneta personalizada

Certificado de participação


Inscrições / Informações

https://cinemacineum.blogspot.com/2024/03/propaganda-e-cinema.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural

Apoio

Cinemateca Capitólio


Nenhum comentário: