Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de abril de 2024

Cine Dica: Sala Redenção apresenta mostra em parceria com Instituto Confúcio

“As Montanhas se Separam”

Neste mês, o Instituto Confúcio na UFRGS comemora seu aniversário, completando 12 anos de difusão da língua e da cultura chinesas no Rio Grande do Sul. Para celebrar a data, o instituto apresenta uma mostra de cinema em parceria com a Sala Redenção, entre os dias 15 e 30 de abril. Intitulada “Não há razão para temer o vento”, a programação exibe seis filmes do cinema chinês da “sexta geração”, que focam na temática da família.

Contemplando filmes pós-1990, o cinema chinês da “sexta geração” é uma consequência das transformações políticas, econômicas e sociais que o país enfrentou nas últimas décadas. Em oposição a um cinema puramente comercial, os realizadores deste movimento focam em um cinema social de propostas mais críticas e esteticamente inovadoras. Como resultado, as obras ressaltam o dilema entre o crescimento econômico e seus custos sociais, como por exemplo, a  dificuldade da preservação de patrimônios culturais diante da globalização.

“Não há razão para temer o vento” foca especialmente na temática da família. Dessa forma, a programação busca demonstrar a centralidade da instituição familiar na sociedade chinesa, mesmo diante dos intensos ventos das mudanças políticas, econômicas e sociais. O título da mostra homenageia essa característica, fazendo alusão ao provérbio chinês “Quando as raízes são fortes, não há razão para temer o vento”.

A seleção de filmes inclui “Banhos”, “Três Gerações e Um Destino”, “Voltando para Casa”, “Raio de Sol na Ponta dos Dedos”, “As Montanhas se Separam”, e a animação “Lanterna de Lótus”. A fim de proporcionar uma maior reflexão sobre as obras, a mostra apresenta exibições seguidas de bate-papo às terças e quintas-feiras, às 19h. Além disso, no dia do aniversário do Instituto Confúcio na UFRGS (26 de abril), a partir das 17h, a Sala Redenção recebe um evento especial, com decoração temática e apresentações culturais.  

Todas as sessões têm entrada franca e são abertas à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

Nenhum comentário: