Neste mês, o Instituto Confúcio na UFRGS comemora seu aniversário, completando 12 anos de difusão da língua e da cultura chinesas no Rio Grande do Sul. Para celebrar a data, o instituto apresenta uma mostra de cinema em parceria com a Sala Redenção, entre os dias 15 e 30 de abril. Intitulada “Não há razão para temer o vento”, a programação exibe seis filmes do cinema chinês da “sexta geração”, que focam na temática da família.
Contemplando filmes pós-1990, o cinema chinês da “sexta geração” é uma consequência das transformações políticas, econômicas e sociais que o país enfrentou nas últimas décadas. Em oposição a um cinema puramente comercial, os realizadores deste movimento focam em um cinema social de propostas mais críticas e esteticamente inovadoras. Como resultado, as obras ressaltam o dilema entre o crescimento econômico e seus custos sociais, como por exemplo, a dificuldade da preservação de patrimônios culturais diante da globalização.
“Não há razão para temer o vento” foca especialmente na temática da família. Dessa forma, a programação busca demonstrar a centralidade da instituição familiar na sociedade chinesa, mesmo diante dos intensos ventos das mudanças políticas, econômicas e sociais. O título da mostra homenageia essa característica, fazendo alusão ao provérbio chinês “Quando as raízes são fortes, não há razão para temer o vento”.
A seleção de filmes inclui “Banhos”, “Três Gerações e Um Destino”, “Voltando para Casa”, “Raio de Sol na Ponta dos Dedos”, “As Montanhas se Separam”, e a animação “Lanterna de Lótus”. A fim de proporcionar uma maior reflexão sobre as obras, a mostra apresenta exibições seguidas de bate-papo às terças e quintas-feiras, às 19h. Além disso, no dia do aniversário do Instituto Confúcio na UFRGS (26 de abril), a partir das 17h, a Sala Redenção recebe um evento especial, com decoração temática e apresentações culturais.
Todas as sessões têm entrada franca e são abertas à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.
Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário