Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2024

Cine Dica: “Descomemorar” os 60 anos do Golpe Militar na Sala Redenção

De 01 a 12 de abril, a Sala Redenção apresenta a mostra “60 anos do Golpe Militar: Tão Longe, Tão Perto”. Contando com a curadoria de Nilo Piana de Castro, professor de história do Colégio de Aplicação da UFRGS, a programação exibe oito filmes que retratam a ditadura militar. A proposta é “descomemorar” o golpe de 1964, que, apesar de completar 60 anos em abril, segue até hoje influenciando movimentos anti-democráticos.

A abertura oficial da mostra exibe “O Dia que Durou 21 Anos”, que reflete sobre a influência do governo dos Estados Unidos no golpe de 1964. Também em cartaz na programação, “Ibiúna, Primavera Brasileira” e “A Batalha de Maria Antônia” retratam dois acontecimentos significativos de outubro de 1968 protagonizados por estudantes. “Mario Wallace Simonsen, Entre a Memória e a História”, “Pastor Cláudio” e “Codinome Clemente” focam na história de personalidades que marcaram o regime militar de diferentes maneiras. Além dos seis documentários, a mostra exibe os dramas “Deslembro” e “Verdes Anos”, que tem seus enredos baseados na ditadura e em suas consequências.

A fim de relembrar a História para não repeti-la, a mostra apresenta cinco exibições acompanhadas de bate-papo com os diretores das obras. Junto com o público, os cineastas terão espaço para destacar a necessidade de esclarecimento e posicionamento perante o passado, para que se possa vislumbrar um futuro de plena liberdade cidadã democrática. As sessões têm entrada franca e são abertas à comunidade em geral. O cinema da UFRGS está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação no site oficial da sala clicando aqui. 

Nenhum comentário: