Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2024

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 21 A 27 DE MARÇO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

 
O Primeiro Dia da Minha Vida

A cinesemana de 21 a 27 de março traz quatro estreias nas nossas salas, além de várias sessões especiais. Entre as novidades estão o longa italiano O PRIMEIRO DIA DA MINHA, baseado na novela homônima do diretor Pablo Genovese, e também a comédia russa NO SUBMUNDO DE MOSCOU, do cineasta Karen Shakhnazarov. Também há uma estreia brasileira: SAUDOSA MALOCA, de Pedro Serrano, baseado na trajetória do compositor Adoniran Barbosa. E o diretor gaúcho André Arieta apresenta FALOS, DE NÓS PARA VOCÊS, um documentário sobre o trabalho do grupo teatral Falos & Stercus.

Muito elogiado pela crítica, o longa turco ERVAS SECAS ganha mais uma semana de exibição, enquanto DIAS PERFEITOS, de Wim Wenders, em cartaz há seis semanas, segue entre os preferidos do público. A semana ainda traz duas pré-estreias comentadas de documentários: NADA SERÁ COMO ANTES, com a participação da diretora Ana Rieper, e UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE, que será apresentado pelo cineasta Boca Migotto.

Confira a programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h – ERVAS SECAS Assista o trailer aqui.

(Kuru Otlar Üstüne - Turquia, 2023, 197min). Direção de Nuri Bilge Ceylan, com Deniz Celiloglu, Merve Dizdar, Musab Ekici. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: O professor Samet está terminando seu período de serviço obrigatório em um vilarejo remoto na Anatólia e sonha com uma transferência para Istambul - mas suas esperanças de sair do lugarejo se dissipam quando ele é acusado de contato inadequado por duas alunas. Samet só percebe novas perspectivas para seu cotidiano frustrado depois que conhece Nuray, uma professora de ideias progressistas. Merve Dizdar (Nuray) recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 23 E 27, SÁBADO E QUARTA)


17h30 – VIDAS PASSADAS Assista o trailer aqui.

(Past Lives - Estados Unidos/Coreia do Sul, 2023, 105min). Direção de Celine Song, com Greta Lee, Teo Yoo, John Magaro. California Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Nora e Hae Sung eram amigos muito próximos na infância, até que a família dela decidiu emigrar para o Canadá. Doze anos depois, eles se reencontram virtualmente e percebem que ainda têm muitas coisas em comum. Depois de mais alguns anos, finalmente, eles ficam frente à frente e têm a chance de confrontar noções de destino, amor e as escolhas que fizeram na vida.


19h30 – DIAS PERFEITOS Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e é um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 22 E 27, SEXTA E QUARTA)


SESSÕES ESPECIAIS NA SALA PAULO AMORIM


PRÉ-ESTREIA

DIA 22 ÀS 19h30 - SEGUIDA DE DEBATE COM A DIRETORA ANA RIEPER


NADA SERÁ COMO ANTES Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 78min). Documentário de Ana Rieper. Sessão Vitrine Petrobrás. Livre.

Sinopse: O filme mostra o momento da criação de "Clube da Esquina", um dos discos mais importantes da MPB e que foi lançado no início dos anos 1970. Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros artistas falam sobre suas trajetórias e as influências de paisagens, histórias e poesias que resultaram em músicas inesquecíveis. O filme foi exibido no Festival do Rio, na 47ª Mostra de Cinema de São Paulo e abriu o 18º Fest Aruanda.


SESSÃO INCLUSIVA

DIA 23 ÀS 14h – ENTRADA FRANCA


ALADDIN

(Aladdin, Estados Unidos, 2019, 128min). Direção de Guy Ritchie. Livre.

Sinopse: Inspirado no conto árabe “Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa”, o filme dos Estúdios Disney conta a história de um jovem ladrão de rua que se apaixona pela princesa Jasmim. A sessão faz parte do projeto Festival de Cinema Acessível Kids e será apresentada com recursos de acessibilidades: legendas, audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais).


SESSÃO CINELITERATURA

DIA 27 ÀS 19h30 – INGRESSOS À R$ 7,00


AS HORAS

(The Hours, Inglaterra/Estados Unidos, 2002, 114min). Direção de Stephen Daldry com Nicole Kidman, Julianne Moore, Meryl Streep. 14 anos. Drama.

Sinopse: Baseado no livro homônimo de Michael Cunningham, vencedor do Prêmio Pulitzer de 1999, o filme conta a história de três mulheres de gerações diferentes, mas que possuem vidas entrelaçadas pelo romance “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf. A sessão integra o projeto CineLiteratura e será seguida de um bate-papo com Vanessa Hack Gatelli, professora do IFRS-Campus Viamão, e a crítica Bruna Haas, da Cinemateca Paulo Amorim.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h30 – SAUDOSA MALOCA – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 110min). Direção de Pedro Serrano, com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Gustavo Machado. Elo Studios, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inspirado no samba “Saudosa Maloca”, uma das músicas mais conhecidas de Adoniran Barbosa, o filme recupera episódios da vida do compositor tendo como cenário uma São Paulo que não existe mais. Entre botequins e rodas de samba, aparecem seus amigos, suas paixões e outros personagens eternizados pelo músico.


16h40 – NO SUBMUNDO DE MOSCOU – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Khitrovka. Znak chetyryokh, Rússia, 2023, 129min). Direção de Karen Shakhnazarov, com Konstantin Kryukov, Mikhail Porechenkov, Anfisa Chernykh. CPC-UMES Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: As histórias de detetive do final do século 19 e os contos de Arthur Conan Doyle inspiraram o filme que acompanha a investigação do diretor de teatro Konstantin Stanislavsky e do repórter Vladimir Gilyarovsky sobre um assassinato ocorrido em um bairro considerado o "submundo" de Moscou. O que seria apenas uma pesquisa para uma nova peça os envolve numa trama de muito mistério e o passado sombrio de um religioso indiano.


19h – O PRIMEIRO DIA DA MINHA VIDA – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Il Primo Giorno Della Mia Vita, Itália, 2023, 121min). Direção de Paolo Genovese, com Toni Servillo, Valerio Mastandrea, Margherita Buy, Sara Serraiocco. Pandora Filmes, 16 anos. Comédia.

Sinopse: Quatro pessoas desconhecidas e cansadas da vida conhecem um misterioso homem que tem uma missão: fazer com que cada uma delas volte a descobrir as belezas do mundo. Durante uma semana, todos têm a chance de perceber a falta que fazem e encontrar um novo significado para suas existências. O filme integrou a programação do Festival de Cinema Italiano de 2023 e é baseado no romance homônimo do próprio diretor.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 21 E 26, QUINTA E TERÇA)


LANÇAMENTO


DIA 21 ÀS 19h30 – ENTRADA FRANCA

A UM TOQUE DAS SUAS TECLAS

(Curta-metragem, 17min). Direção de Le Daros, com Rodrigo Teixeira, Duda Andreazza.

Sinopse: O diretor caxiense aborda e problematiza a questão da supervalorização da virtualidade num mundo onde as fronteiras entre o real e a web se tornam cada vez mais borradas, provocando questionamentos sobre o futuro. Após a exibição, haverá bate-papo com a equipe do filme e a psicanalista Suzymara Trintinaglia.


PRÉ-ESTREIA


DIA 26 ÀS 19h

UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE

(Brasil, 2023, 129min). Documentário de Boca Migotto. Teimoso Filmes e Artes, 14 anos.

Sinopse: O documentário parte do trabalho da produtora Clube Silêncio, nos anos 1990, para refletir sobre três gerações do cinema feito em Porto Alegre. O filme, exibido no Festival de Gramado 2023, reúne depoimentos de muitos nomes conhecidos e tem trilha sonora de Bebeto Alves. A sessão comemora o aniversário de Porto Alegre (26 de março) e o Dia do Cinema Gaúcho (27 de março). Após o filme, haverá um bate-papo com o diretor.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h15 – O LIVRO DA DISCÓRDIA Assista o trailer aqui.

(Youssef Salem a du Succès – França, 2023, 97min). Direção de Baya Kasmi, com Ramzy Bedia, Noémie Lvovsky, Abbes Zahmani. Bonfilm, 10 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O escritor Youssef Salem vive em Paris e é descendente de argelinos. Seu novo projeto é um romance parcialmente autobiográfico, inspirado na sua juventude e, principalmente, nos tabus que cercam a sexualidade no ambiente onde cresceu. O livro provoca um debate público apaixonado, mas também gera uma tensão entre seus parentes – já que Youssef tenta, a todo custo, evitar que seus familiares se identifiquem com os personagens do livro. O filme fez parte da programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2023.


16h – LUPICÍNIO RODRIGUES: CONFISSÕES DE UM SOFREDOR Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 96min). Documentário de Alfredo Manevy. O2 Play Filmes, 12 anos.

Sinopse: Lupicínio Rodrigues (1914 – 1974) transformou em canções todo o sofrimento e as angústias das desilusões amorosas. Sua trajetória está intimamente ligada com a boêmia e a boa música brasileira, em lembranças de amigos e admiradores como Nelson Coelho de Castro, Arthur de Faria, Ney Matogrosso, Gal Costa, Cazuza, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e seu próprio filho, o Lupinho O filme também traz imagens de arquivo em que o próprio Lupicínio relata episódios de sua carreira e interpreta suas composições.


17h45 – 20 DIAS EM MARIUPOL Assista o trailer aqui.

(20 Days in Mariupol - Ucrânia, 2023, 95min). Documentário de Mstyslav Chernov. Synapse Filmes, 16 anos.

Sinopse: Encurralados na cidade ucraniana de Mariupol, um grupo de jornalistas correspondentes da The Associated Press faz o possível para continuar o trabalho de cobrir a invasão russa. Eles são os únicos repórteres internacionais que ainda estão na cidade e registram as imagens de morte e destruição que até hoje são documentos visuais definitivos da guerra. O diretor Mstyslav Chernov é um repórter veterano de guerras e venceu o prêmio Pulitzer pela sua cobertura na Ucrânia. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário.


19h30 – FALOS, DE NÓS PARA VOCÊS – ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 81min). Documentário de André Arieta. CinemaOito, 14 anos.

Sinopse: O filme propõe uma abordagem experimental sobre o processo de criação do espetáculo “Hybris” (2011), do grupo gaúcho Falos & Stercus. O processo de construção do documentário se conecta com a montagem da peça, mostrando todas as etapas de desenvolvimento e produção da companhia teatral.

--

PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Nenhum comentário: