Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'As 4 Filhas de Olfa'

Sinopse: A partir do desaparecimento de duas de suas quatro filhas, a história da família de Olfa é contada através de uma jornada de rebelião, violência e esperança.  

Kaouther Ben Hania chamou atenção do mundo através do seu genial "O Homem Que Vendeu a Sua Pele" (2021). Porém, se percebe que a realizadora tem uma predileção por filmes que transitam entre a ficção e o documentário e criando assim um verdadeiro jogo cinematográfico. "As 4 Filhas de Olfa" (2023) surpreende aos nos apresentar diversas camadas de uma mesma história e nos levando em situações que nos leva contra as nossas expectativas.

Premiado em Cannes e indicado ao Oscar 2024 como melhor documentário em longa-metragem, o documentário aborda sobre Olfa Hamrouni, uma mulher tunisiana mãe de quatro filhas. Certo dia duas filhas mais velhas desaparecem. Para contar sobre isso, a diretora escalou duas atrizes que passaram a viver com Olfa por um tempo. Assim, o filme transita entre o documentário e ficção e revelando algo até mesmo revelador.

Kaouther Ben Hania entra de cabeça sobre a cruzada dessa mulher e da qual não esconde as cicatrizes emocionais e físicas que obteve ao longo da vida. É curioso observar a interação entre atriz que faz a verdadeira Olfa em determinadas cenas e vendo elas se interagirem. Em um determinado momento, por exemplo, observamos determinada cena em que a verdadeira Olfa está falando com a gente, para logo em seguida as mesmas palavras serem ditas pela atriz, porém, o resultado acaba sendo diferente.

Além disso, o surgimento de duas jovens atrizes que fazem as duas irmãs mais velhas ausentes faz com que as verdadeiras filhas mais novas e Olfa se emocionem na primeira interação entre elas e fazendo com que haja certa química entre todas. Em um determinado momento, por exemplo, nos passa a sensação de que elas acabam se tornando parte da família, ao se entregarem para tentar entender as dores que aquelas mulheres estão passando e obtendo assim um grande resultado.

Além disso, o documentário aborda a trajetória de uma mulher moldada pela violência do homem, o que fez ela se fortalecer e não recuar perante o terror que poderia lhe assombrar. Por conta disso, vemos ela cuidar de suas filhas de forma dura e por vezes, inconsequente, mas desejando o melhor para elas. Infelizmente a influência religiosa, mesmo em um país como a Tunísia que é atualmente democrática, fez com que as duas filhas irei para um caminho sem volta.

Curiosamente, o documentário é construído de uma forma que a gente já imagine sobre os destinos das duas filhas, quando na verdade é algo completamente diferente do que a gente imagina, mas não menos chocante diga-se de passagem. Kaouther Ben Hania procura nos passar a questão que essas mulheres passaram por uma série de testes de sobrevivência, seja nas mãos de homens inconsequências, como também de uma doutrinação retrógrada que não ousa morrer tão cedo. Um mal que não somente aflige a vida dessas personagens, como também de toda pessoa que busca refúgio através da religião, mas somente encontra falsos profetas.

"As 4 Filhas de Olfa" é um retrato delicado da vida e jornada de uma mulher na criação de suas filhas, mas mal sabendo que as adversidades falariam mais alto perante ela. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Nenhum comentário: